Voltar ao blog

Contratos

Gerencie seus imóveis com facilidade e segurança

O software de gestão imobiliária intuitivo e eficiente, utilizado por milhares de proprietários em todo o Brasil.

Cadastro gratuito
  • Tabela dos conteúdos
  • Os direitos do inquilino
  • Desfrutar de um imóvel habitável
  • Realizar melhorias
  • Desfrutar de um alojamento tranquilo
  • Sem visitas inesperadas
  • Recepção de recibos
  • As principais obrigações do inquilino
  • Pagar o aluguel
  • Zelar pelo uso pacífico da propriedade
  • Manter a casa em boas condições
  • O que diz a lei sobre as obrigações e direitos do inquilino
  • Direito de preferência em relação à aquisição
  • O subalugar
  • Caução
  • Em caso de conflito
  • Related Posts

Quais são as principais obrigações e os direitos do inquilino?

principales obligations et droits du locataire

Para que a relação entre o inquilino e o proprietário seja ótima, ambas as partes devem cumprir com as suas obrigações. Entre elas estão a manutenção do imóvel, o desfrute pacífico da casa ou o pagamento da mensalidade e dos encargos. Estas são as principais obrigações e direitos do inquilino.

Os direitos do inquilino

Desfrutar de um imóvel habitável

O proprietário deve colocar um imóvel em boas condições à disposição do seu inquilino, respeitando os padrões de segurança e utilização. Assim, o equipamento proposto deve estar em boas condições e funcional. E se a propriedade necessitar de obras importantes, o proprietário deve realizar o trabalho rapidamente para garantir o bom estado da mesma. De fato, as obras muitas vezes levam a uma disputa entre o proprietário e o inquilino, cada um sem saber exatamente que tipos de obras se devem realizar. Geralmente, o trabalho “mais básico”, a manutenção de rotina é da responsabilidade do inquilino. Para intervenções mais pesadas, o proprietário deve intervir. Em caso de não cumprimento, cada parte pode fazer valer os seus direitos perante os tribunais.

Realizar melhorias

O inquilino tem o direito de melhorar livremente a propriedade alugada (mudando as pinturas, o piso, teto, etc.), mas não pode fazer trabalhos de transformação sem o consentimento por escrito de proprietário.

Desfrutar de um alojamento tranquilo

Um inquilino deve poder desfrutar da sua casa agradavelmente. Portanto,  cada proprietário deverá tomar medidas contra incômodos como o descontentamento do inquilino anterior ou pelo estado geral do imóvel. Assim, este deve ser apresentado ao inquilino em boas condições para que este desfrute da propriedade em paz durante a vigência do contrato. No entanto, o proprietário pode incluir certas cláusulas no contrato de locação para limitar as suas responsabilidades perante as reparações.

Sem visitas inesperadas

Também tenha em conta que o proprietário não pode visitar a sua casa a qualquer hora. Por isso, deve respeitar a privacidade do seu inquilino. É comum que os proprietários tenham uma chave da propriedade alugada, mas não têm direito de entrar no imóvel sem permissão: isso configuraria invasão de domicílio.

Recepção de recibos

Em troca do pagamento do aluguel, o inquilino tem direito a receber os recibos de locação. Cada recibo deve mencionar o montante total pago e o mês em questão, entre outros. Se o inquilino descobrir que o proprietário não tratou de enviar os recibos, poderá solicitá-los na sua agência imobiliária ou diretamente com o proprietário. Estes recibos são essenciais para os inquilinos, pois constituem a prova do seu pagamento da mensalidade e permitem realizar certos passos (abertura de conta bancária, de telefone e outros).

Mas a Rentila pode automatizar a criação dos recibos da renda.

As principais obrigações do inquilino

Pagar o aluguel

Aparece em primeiro lugar na lista das obrigações do inquilino perante o proprietário, o pagamento do aluguel. O inquilino de um imóvel deve pagar ao proprietário o montante da sua renda e outros encargos adequados em cada data de vencimento. O contrato de locação deve mencionar a data limite de pagamento. No caso do não cumprimento desta obrigação, o inquilino está sujeito a sanções até ao término do contrato. O proprietário do apartamento também pode iniciar um processo legal para obrigar o inquilino a pagar a sua dívida e proceder à disputa da propriedade ocupada.

Zelar pelo uso pacífico da propriedade

Cada contrato de locação estipula o uso destinado ao imóvel, um uso privado e/ou comercial, que o inquilino deve respeitar. Se o seu contrato especifica que a unidade se aluga somente como residência principal, está proibido de realizar qualquer atividade profissional ou transformá-la para fins comerciais. A obrigação de desfrutar pacificamente também consiste, para o inquilino, em observar um bom comportamento dentro do seu imóvel e nas partes comuns. Deve garantir o respeito pelos vizinhos evitando o ruído, a degradação e outros inconvenientes que podem causar. O inquilino também é responsável pelos danos ou incômodos causados pelos ocupantes do alojamento (por exemplo, pelas crianças).

Manter a casa em boas condições

O inquilino deve manter a casa, deve realizar a manutenção de rotina das instalações. Estamos falando, aqui, sobre a manutenção geral de certos equipamentos como tomadas de parede, torneiras ou tuberias. O inquilino pode envolver um terceiro na realização destas reparações menores. No entanto, em caso de dano por parte deste terceiro, o inquilino pode ser reconhecido como responsável perante o tribunal.

O que diz a lei sobre as obrigações e direitos do inquilino

Direito de preferência em relação à aquisição

Se o proprietário decidir proceder à venda do imóvel alugado, o inquilino tem preferência face a terceiros para comprá-lo. Também existe a opção de acordar no contrato de arrendamento a exclusão deste preceito.

O subalugar

O inquilino tem direito a receber uma pessoa (pai, amigo…) se este alojamento for gratuito. No entanto, não poderá ceder o contrato, nem subalugar sem o consentimento escrito do proprietário.

Caução

É a realização do pagamento de um caução no início do contrato de locação. O valor da mesma será uma ou duas mensalidades de aluguel. Uma vez finalizado o contrato, se o imóvel se encontrar em bom estado e não houver dívidas perante as companhia de seguros, o proprietário solicitará a recuperação do caução ao organismo correspondente para o devolver ao inquilino, no mês da devolução das chaves. Se se atrasar mais que isso, o locatário pode reclamar.

Em caso de conflito

Nunca se deve fazer justiça pelas próprias mãos. É através da via de arbitragem ou judicial que se decidirão as questões relacionadas com os aluguéis e com o cumprimento das principais obrigações e direitos do inquilino.

Gerencie seus imóveis com facilidade e segurança

O software de gestão imobiliária intuitivo e eficiente, utilizado por milhares de proprietários em todo o Brasil.

Cadastro gratuito

Mais da Rentila

Os principais KPIs que todo proprietário deve monitorar para expandir seus negócios de locação

Os principais KPIs que todo proprietário deve monitorar para expandir seus negócios de locação

No mercado imobiliário, ser proprietário vai muito além de simplesmente receber o aluguel no fim do mês. Para quem busca resultados consistentes e deseja transformar seus imóveis em um verdadeiro negócio, é essencial adotar uma gestão baseada em dados e desempenho. É nesse ponto que entram os KPIs (Key Performance Indicators), ou Indicadores-Chave de Desempenho. Os KPIs são métricas que permitem avaliar a performance financeira e operacional de cada propriedade, ajudando o proprietário a entender onde estão as oportunidades de otimização, quais imóveis entregam melhor retorno e onde é preciso intervir para evitar perdas.

Leia mais

Como se manter organizado gerenciando vários imóveis?

Como se manter organizado gerenciando vários imóveis?

Para muitos proprietários, administrar um único imóvel já exige atenção constante, lidar com pagamentos, contratos, manutenções e inquilinos não é uma tarefa fácil ainda mais quando o portfólio passa a contar com três, quatro ou mais propriedades. Desse modo, os desafios se multiplicam: prazos se sobrepõem, informações se perdem e o risco de falhas na gestão aumenta significativamente.

Leia mais

Gerencie seus imóveis online com a Rentila — de forma fácil e eficiente.

Software de gestão de imóveis intuitivo e confiável, usado por milhares de proprietários no Brasil.

Cadastro gratuito