Prós e contras de autogerenciar imóvel para locação

Parece que você está começando a construir o seu império de compra para locação. Você tem um imóvel pronto para alugarem, qual o próximo passo? Autogerenciar seu imóvel para aluguel ou deixá-lo nas mãos de um profissional? Assim como a maioria das coisas na vida, há prós e contras nessa decisão. Se você está indeciso, não deixe de ler o guia que preparamos especialmente para este momento que você está vivendo.

PRÓS de autogerenciar imóvel para locação

Vamos começar com os prós de autogerenciar sua propriedade.

Controle

Vamos ser sinceros, algumas pessoas são maníacas por controle e têm um forte desejo de garantir que as coisas estejam exatamente do jeito que elas querem. Quando temos um proprietário que quer autogerenciar um imóvel para locação que realmente quer estar no controle, qualquer outro profissional que esteja envolvido se verá em um situação complicada.

O proprietário ligará todos os dias perguntando sobre a propriedade, perguntando sobre o que está acontecendo, pedindo para fazer parte de cada pequena decisão tomada sobre o imóvel. Quando é este o caso, realmente não faz sentido para o proprietário ter um agente imobiliário no comando. Gastar seu tempo microgerenciando o agente imobiliário é perda de tempo e dinheiro.

Ter controle total sobre sua propriedade pode ser ótimo em alguns casos, mas também pode te trazer problemas e situações inesperadas. Se você for um bom investidor, seu portfólio crescerá naturalmente. Existe um ditado dentro de grandes organizações: “Você pode ter controle ou pode ter crescimento, mas não pode ter os dois”. À medida que o número dos seus imóveis de aluguel cresce, você não poderá ter o controle que tinha no início. Do contrário, você pode acabar esgotado tentando acompanhar a demanda de gerenciamento de suas propriedades. Assim sendo, o controle é uma faca de dois gumes – pode ser um pró ou um contra, dependendo da sua situação.

Economizar dinheiro

Obviamente, para todo o marketing, triagem, serviço de manutenção de emergência, contabilidade, etc., vai custar dinheiro. No entanto, você só precisa pensar em quanto tempo, energia e conhecimento serão necessários para você se autogerenciar. Vale a pena? Isso é algo que você terá que pesar por si mesmo e fazer uma escolha muito particular.

Chance de aprender

Se esta é sua primeira propriedade, é compreensível que você se sinta intimidado pela perspectiva de autogerenciar seu imóvel para locação. Você pode pensar que este é o momento perfeito para usar um agente. No entanto, embora gerenciar propriedades seja uma profissão, não é uma cirurgia no cérebro, e muitas pessoas conseguem fazer isso sem experiência prévia. Esta é uma excelente oportunidade para aprender o que implica autogerenciar uma propriedade quando você tem apenas um imóvel.

Sim, você pode cometer erros no começo, mas essa é geralmente a melhor maneira de aprender. Se você quiser contar com os serviços de um agente imobiliário quando tiver muitas propriedades, estará mais preparado para garantir que o agente esteja fazendo um bom trabalho mais tarde.

CONTRAS de autogerenciar imóvel para locação

Agora, vamos explorar as desvantagens de autogerenciar seu imóvel.

Riscos Legais

A maneira como nossa cultura mudou nas últimas décadas tem causado cada vez mais processos judiciais, e os resultados às vezes são chocantes. A cada ano, mais e mais leis chegam aos livros, tornando o cumprimento da mesma cada vez mais difícil.

Uma empresa de gestão profissional de aluguéis estará atualizada sobre todas as leis que afetam o aluguel de sua propriedade. Em algumas cidades os proprietários preferem não alugar para universitários, por exemplo. Mas na hora da triagem é necessário estar atento para não incorrer em crimes de discriminação. Você não pode discriminar com base na idade ou status familiar. Este é apenas um exemplo comum de como é fácil e comum infringir a lei.

Sem mencionar como lidar com pulgas, uso de maconha em ambientes fechados, acomodações razoáveis ​​para pessoas com deficiência, animais de companhia e afins. Há tantos problemas que podem surgir e apenas dizer a coisa errada no momento errado, mesmo quando soa como uma resposta de senso comum, pode levá-lo diretamente à casa do problema. Uma boa empresa de gerenciamento de propriedades será capaz de lidar com essas questões da maneira razoável, mitigando seu risco legal.

Como nota lateral, a lei está em constante mudança, e os direitos estão sendo transferidos dos proprietários para as mãos dos moradores. Esta será uma tendência que continuará a acontecer no futuro. Principalmente porque há muito mais locatários do que proprietários.

Marketing

Normalmente, uma empresa de gerenciamento de serviço completo possui seu próprio site com um serviço de listagem massivo. Provavelmente investirá no Google AdWords e em outras técnicas para obter aluguéis à frente dos demais. Os dias de apenas postar algo no Zap Imóveis e locação garantida acabaram.

O marketing de uma propriedade disponível é cada vez mais complexo, fazendo com que as empresas tirem fotos profissionais de alta qualidade, publiquem em vários sites e tenham sistemas para gerenciar todas as listagens. Isso será algo que uma empresa de gerenciamento será capaz de lidar muito melhor do que um proprietário com uma câmera de smartphone e uma postagem no Zap Imóveis.

Você é o Contato de Emergência e Gerente de Projetos

Não importa o que aconteça, as emergências de manutenção custarão dinheiro e são uma dor de cabeça, mas se alguém puder ser o amortecedor entre você e os moradores irritados, isso aliviará muito o estresse.

Quando sua propriedade alugada é gerenciada profissionalmente, é muito mais fácil receber um telefonema dizendo: “aqui está o que aconteceu, aqui estão três opções, o que você quer fazer?” Você nem precisa ver os problemas ou estar na cidade. Os moradores são comunicados, os agentes sabem o que precisam fazer e eles é que farão todas as visitas ao local e telefonemas. Você apenas toma a decisão.

Golpes

Uma empresa de gestão de propriedades profissional é menos suscetível a pessoas que podem ter motivos nefastos ao alugar sua casa.

Normalmente, esses residentes terão uma história sobre por que eles têm crédito ruim e normalmente assinarão o nome de outra pessoa. Uma empresa de gestão profissional nunca cairá nessa porque normalmente nunca faz exceções.

Ter requisitos de triagem rigorosos que o inquilino atende ou não se qualifica é algo que precisa ser feito de maneira pragmática. Por outro lado, uma empresa de administração de propriedades teve muitas oportunidades de pensar sobre seus padrões para se qualificar.

Existem muitos prós e contras na contratação de um agente imobiliário. No fim das contas, você terá que pesar isso por si mesmo e ver se faz sentido para você.

Prós e contras de autogerenciar imóvel para locação: vale lembrar

Aqui está um resumo rápido dos prós e contras que fazem parte deste guia.

Se você vai autogerenciar o seu imóvel, melhor aprender a fazer isso economizando taxas e tendo 100% de controle sobre a sua propriedade.

Para começar, certifique-se de selecionar bem os locatários usando um método de checagem de referências detalhado.

Além disso, certifique-se de que todas as verificações de segurança foram feitas, incluindo gás, eletricidade e alarmes de fumaça e monóxido de carbono, algo que mesmo que não seja obrigatório por lei, é um extra interessante tanto para o locador quanto para o locatário.

Se você é uma pessoa ocupada com muitos compromissos, autogerenciar imóvel para aluguel pode não ser para você. E você terá que desenvolver novas habilidades se surgirem problemas com inquilinos que lutam ou se recusam a pagar o aluguel.

Considerar contratar um agente pode te ajudar a evitar as prováveis dores de cabeça que podem surgir. Pesquisar entre as inúmeras opções no mercado certamente tratá opções variadas em preço e serviço. Se você tiver dúvidas sobre obrigações fiscais, um agente imobiliário também terá know-how para te atender.

.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS