Causas mais comuns de estresse para os proprietários

Se você deseja evitar o estresse para os proprietários, então precisa estar bem informado e preparado para o que esta nova profissão pede.

Ser proprietário pode ser tão estressante quanto um trabalho de 9h às 17h. Claro que não há patrão para dar ordens, mas ainda assim, tem as suas particularidades e dificuldades.

Este artigo aborda o que causa as maiores dores de cabeça aos proprietários e te dá algumas dicas sobre como lidar com elas.

Encontrar bons inquilinos

A dificuldade para encontrar bons inquilinos vai de moderada a extremamente difícil entre proprietários em todo o planeta e, claro que no Brasil não seria diferente. Isso certamente pode ser uma parte complicada do processo, especialmente para iniciantes ou proprietários que precisam encontrar um inquilino rapidamente.

O primeiro passo para encontrar bons inquilinos é criar um anúncio de alta qualidade. Se o anúncio não faz jus à sua propriedade, suas chances já ficam mais limitadas. Fotos claras, uma descrição bem trabalhada e a definição de um preço de aluguel realista mas ao mesmo tempo competitivo, significarão que sua propriedade está bem posicionada para atrair os inquilinos certos.

O anúncio também deve ser honesto e preciso. Não adianta mostrar apenas fotos dos melhores quartos ou ‘esquecer’ de mencionar que o jardim é compartilhado. Claro, você vai receber mais perguntas, mas se um inquilino chegar e a propriedade não for tal qual esperado, será uma perda de tempo para ambos.

Os proprietários devem considerar cuidadosamente seus critérios específicos de inquilino. Se você está procurando por estudantes, não quer fumantes ou prefere animais de estimação em seu aluguel, indique isso claramente na descrição da propriedade.

Escolher inquilinos

Uma vez que as perguntas começam a chegar, a escolha de um inquilino pode ser particularmente estressante. Decidir quem vai morar na sua propriedade pelos próximos anos é uma grande decisão e há muitos fatores a serem considerados. Eles podem pagar o aluguel? Eles vão cuidar da propriedade? Eles parecem interessados ​​ou vão mudar de ideia? Todas essas coisas precisam ser consideradas ao escolher seu inquilino.

Para estar mais seguro, você pode pedir aos futuros inquilinos um histórico de crédito, referência de emprego e provas de que podem pagar o aluguel. Além disso, pode ser útil também pedir uma referência positiva do proprietário anterior para provar que pagaram o aluguel em dia e trataram bem a propriedade. Um depósito de garantia também confirmará o interesse do inquilino e seu comprometimento.

Pode parecer assustador para os proprietários gerenciar todo o processo de locação, especialmente quando os inquilinos estão envolvidos e podem surgir problemas, mas grande parte dos proprietários mostram que preferem fazer exatamente isso em vez de deixar o processo na mão de um gerente de propriedades. Isso por que a maioria dos contratos de aluguel varia de três a cinco anos, de modo que gerenciar o passo a passo do aluguel apesar de cansativo, acontece de vez em quando, e por ser tão importante, a maioria dos proprietários prefere controlar exatamente o que passa em seu imóvel de aluguel, escolhendo atentamente os novos inquilinos.

Lidar com problemas de manutenção

Resolver problemas de manutenção pode ser uma causa significativa de estresse para os proprietários. Manter a propriedade e o inquilino seguros é responsabilidade do proprietário, mas organizar o trabalho de manutenção pode ser complicado, principalmente em emergências que exigem uma resposta rápida.

Muitos proprietários consideram o gerenciamento de problemas de manutenção moderada ou extremamente difícil. Especificamente, obter um bom preço dos empreiteiros provou ser o mais desafiador. Encontrar um empreiteiro confiável também deixa de cabelo em pé a maioria dos proprietários.

Preparar uma lista de comerciantes confiáveis ​​torna as coisas muito mais fáceis. Recomendamos ter pelo menos dois profissionais de confiança para cada área de manutenção. Seja encanador, eletricista ou jardineiro, contar com um único empreiteiro é arriscado. E se eles são bons em seu trabalho, provavelmente não estarão disponíveis a curto prazo. Encontre comerciantes locais confiáveis ​​com a Bark.

Conhecer suas responsabilidades legais

Ao decidir alugar uma propriedade, a maioria dos proprietários tende a saber que há implicações legais significativas. Mas entender o escopo completo dessas responsabilidades e as ações específicas necessárias está longe de ser simples.

Com tantas leis aplicáveis ​​somente ao setor de locação, conhecer os detalhes de suas obrigações legais pode ser um desafio, principalmente para proprietários de primeira viagem. Desde licenciamento de propriedades e proteção de depósitos até inspeções de segurança e períodos de notificação – há muito o que lembrar.

A boa notícia é que não se espera que os proprietários conheçam todas as leis. Mas isso não significa que não seja uma preocupação. Na verdade, a grande maioria dos proprietários considera difícil entender a parte burocrática da coisa. Para combater a sensação de estar perdido em meio a tantas informações, e evitar estresse para os proprietários a melhor coisa é se manter atualizados. Inscrever-se em boletins informativos, ler artigos e participar de fóruns de proprietários é uma ótima maneira de alcançar esse objetivo. As coisas podem passar despercebidas e erros honestos acontecem; apenas certifique-se de tomar todas as medidas necessárias para estar bem informado sobre a Lei do Inquilinato.

Impactos da Covid-19

A pandemia tem sido uma fonte de estresse para os proprietários. Quando o bloqueio nacional foi anunciado, o mercado imobiliário parou. Os agentes de rua fecharam as lojas e as visitas pessoais foram interrompidas, enquanto a manutenção e as inspeções foram longamente atrasadas.

Proprietários e inquilinos acabaram recebendo orientações formais, mas as atualizações constantes – juntamente com restrições caóticas de bloqueio, licenças e rumores de ‘férias de aluguel’ – eram difíceis de administrar. Não é difícil encontrar proprietários que durante o período em que a Covid surgiu e se desenvolveu não tenham tido dificuldade em alguma questão, fosse no processo de alugar a novos proprietários ou receber o aluguel.

Não há como negar que a COVID-19 afetou o setor de locação. Afinal, ainda estamos experimentando os efeitos – com processos de despejo e demais detalhes voltando ao ‘normal’. Por sorte, os proprietários são um grupo resiliente, capaz de se adaptar às circunstâncias mais desafiadoras. Também sugere que o aluguel de imóveis continua sendo uma proposta forte, tanto como gerador de renda quanto como investimento de longo prazo, mesmo em tempos difíceis.

Coisas para lembrar

  • Encontrar uma propriedade pode ser complicado e acabar gerando estresse para os proprietários, mas leia alguns de nossos outros artigos para saber o que os inquilinos estão procurando. Assim, o seu imóvel vai chamar a atenção assim que o anúncio for ao ar.
  • Para encontrar inquilinos, certifique-se de criar uma descrição excelente, informativa e verdadeira da propriedade com fotos bem iluminadas que mostrem a propriedade sob uma boa luz.
  • Escolher inquilinos pode ser complicado, mas você pode pedir algumas garantias que te deixarão bem mais tranquilo. Se uma referência puder ser melhor, é sua escolha não aceitá-la ou negociar com o inquilino para fornecer um fiador.
  • Ser proprietário pode ser um campo minado legal. Você deve garantir que a propriedade esteja segura realizando várias verificações e fornecendo alarmes de fumaça e monóxido de carbono. Você pode acompanhar as mudanças na Lei do Inquilinato e outras questões legais que o afetam inscrevendo-se nos fóruns de proprietários, onde proprietários experientes podem compartilhar seus conselhos e conhecimentos.
  • Certifique-se de estar à frente do jogo quando se trata de reparos, preparando uma lista de excelentes profissionais que você já usou.
.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS