Notícias do mercado imobiliário

Todos os meses, o Rentila oferece a você uma visão geral das notícias sobre compra, aluguel e outras notícias do mercado imobiliário. No artigo do mês de agosto de 2022: saiba tudo sobre propriedade rural, o que fazer em caso de que um dos herdeiros não queira desocupar o imóvel, saiba se é possível rescisão de contrato de aluguel por justa causa se o bairro se tornar barulhento, o que priorizam os jovens na hora de alugar um imóvel e muito mais. Fique com a gente!

Legislação

Imposto sobre propriedade rural: saiba como funciona esse tipo de declaração e quem deve fazê-la

Desde o dia 15 de agosto está disponível o preenchimento da declaração do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (DITR). Este é um documento exclusivo para quem possuí imóveis construídos em área rural, e por isso precisam arcar com uma cobrança sobre o valor total da propriedade. A Receita Federal é a responsável pela análise do documento.

Ler mais →


Um dos herdeiros não quer desocupar o imóvel da herança, o que fazer?

Desentendimentos e discussões entre irmãos por disputa de bens de herança, após o falecimento do pai ou mãe, acontecem cada vez mais. Infelizmente esta situação vem se tornando comum, e as famílias, que antes viviam em harmonia, passam a se desfazer, seja pelo valor sentimental por parte de algum herdeiro, ou pela não-concordância com o valor da venda ou divisão do patrimônio.

Ler mais →


É possível pedir rescisão por justa causa caso a área do imóvel alugado se torne barulhenta?

Uma ouvinte pergunta a Marcio Rachkorsky se ela pode rescindir o contrato de aluguel sem pagar multa após um bar abrir em frente ao apartamento. O advogado explica que o dono do imóvel não tem culpa pelo novo ruído, então não configura justa causa.

Ler mais →


Mercado Imobiliário

Você conhece os principais impostos do Brasil? Saiba aqui!

Os impostos estão em toda a parte e, muitas vezes, é um calo no sapato. Isso porque, muitas vezes eles se encontram embutidos em outros pagamentos, o que os torna imperceptíveis para boa parte da população. No entanto, apesar dos impostos não serem tão notórios, sabemos que os impostos encarecem boa parte dos produtos e serviços no Brasil.

Ler mais →


Nova tecnologia do Airbnb vai “caçar” quem faz festas; veja como funciona

Depois de proibir festas nas casas de anfitriões, a plataforma de aluguéis temporários Airbnb lançou uma tecnologia “anti-festa”. O sistema – até agora disponível apenas na Austrália, EUA e Canadá – barra usuários que pareçam ter a intenção de dar festas não autorizadas.

Ler mais →


Desaceleração no IGP-M favorece novos contratos de aluguel, dizem especialistas

A desaceleração do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) no mês de julho, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), na última semana, abre mais uma possibilidade de novos contratos e negociação entre proprietários e inquilinos de imóveis.

Ler Mais →


Comportamento

Morar em ‘república’ aos 66 anos: como alta dos aluguéis empurra mais britânicos para imóveis compartilhados

Segundo o maior site de aluguéis compartilhados no país, o SpareRoom, desde 2011 houve um aumento de 239% entre as pessoas na faixa de 55 e 64 anos que procuram um lugar compartilhado para morar. Já entre adultos de 45 a 54 anos houve um aumento de 114% nessa mesma busca.

Ler mais →


Quando chega o momento de procurar um imóvel, os jovens buscam mobilidade, economia e praticidade

Marina Nader Acquaviva, 26 anos, analista de marketing, mora ao lado da Estação Hebraica-Rebouças, da Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Antes, residiu, por alguns meses, na Rua Augusta, mas perdia muito tempo com a mobilidade do trabalho para casa.

Ler mais →


Microapartamentos e moradia por assinatura agitam mercado imobiliário em SP

Na cidade de São Paulo, 82 mil imóveis foram lançados em 2021, segundo dados do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis (Secovi-SP). Isso é mais que o total de imóveis disponíveis em Santos, a cidade mais vertical do país.

Ler mais →


Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS