Popular Misconceptions About Becoming A Property Investor

Tornar-se um investidor de verdade é o sonho de muita gente. Muitos de nós esperamos ter dinheiro para investir em imóveis que poderiam ser uma segunda renda e potencialmente deixar esses ativos como herança para filhos e netos. No entanto, há vários mitos populares que impedem inúmeras pessoas de transformar seus sonhos em realidade. Neste artigo, vamos desvendar os mitos e verdades da questão, e não duvido que você pode ficar animado em se tornar um investidor imobiliário. Que tal?

Você precisa de muito dinheiro para se tornar um investidor

Esse mito está se tornando menos comum do que costumava ser, mas é provável que você ainda o ouça por aí ou pense sobre isso. Acreditar nessa falácia pode te impedir de entrar no mercado de investimentos imobiliários, e se você ficar tentado a esperar até ter mais dinheiro, pode acabar perdendo oportunidades. É preciso agir na hora certa.

É claro que investir em imóveis exige uma certa quantidade de capital ou riqueza e envolve risco financeiro, mas isso não significa que não seja viável. Se você está preocupado com as finanças, marque um encontro com um consultor financeiro para descobrir quanto você pode investir. Sempre há a opção de investir de forma conservadora para minimizar os riscos.

Comprar imóveis é uma maneira rápida e fácil de ficar rico

Talvez um dos maiores rumores que circulam seja que investir em propriedades é uma maneira rápida e fácil de ganhar dinheiro fácil.

Embora seja possível lucrar e ser bem-sucedido com propriedades de correção e inversão, não é uma tática para ‘ficar rico rapidamente’. O investimento imobiliário (e isso inclui tanto a troca de casas quanto as propriedades de aluguel) requer uma abordagem cuidadosa e calculada.

Com imóveis alugados, você estará investindo a longo prazo, portanto, flutuações temporárias no mercado o afetarão menos (desde que a propriedade tenha sido financiada com responsabilidade). Você também poderá gerar fluxo de caixa todos os meses à medida que a renda do aluguel chegar. Além disso, você não precisará cronometrar o mercado perfeitamente ao vender para obter lucro. Em vez disso, você terá opções e poderá esperar até que o mercado se recupere para vender.

Portanto, no final das contas, embora o setor imobiliário possa ser uma ótima maneira de gerar retornos de longo prazo e aumentar sua riqueza, não é um esquema que você pode usar para “ficar rico rapidamente”.

Ser proprietário é um trabalho muito duro

Algumas pessoas sentem que, uma vez que se tornem proprietários, não terão tempo para fazer mais nada. Tudo, desde consertar banheiros até gerenciar os livros, fazer manutenção e cobrança de aluguel passarão a ser os planos de fim de semana.

Mas não é isso. Claro, ser um proprietário pode exigir muito tempo, mas não precisa necessariamente ser assim. A verdade é que você não precisa fazer tudo sozinho, e muitos proprietários descobrem que a terceirização permite que eles aumentem seu portfólio muito além do que seria possível se estivessem supervisionando tudo por conta própria.

Embora você possa economizar dinheiro realizando tarefas de manutenção por conta própria ou manuseando algumas coisas, mas se você não tiver tempo ou não gostar de fazê-lo, não há problema em terceirizar. Um bom gerente de propriedade pode lidar com os meandros do dia-a-dia de sua propriedade enquanto você se concentra nos aspectos de investimento que mais o interessam. Para os proprietários de hoje, existem opções que permitem que você seja bem prático.

É muito arriscado

Muitas gente diz que investir em ações é uma opção mais segura e que investir em imóveis é arriscado. Afinal, você não sabe como o mercado vai flutuar ou se você terá 100% do tempo coberto por inquilinos.

É importante perceber que nenhum investimento é 100% livre de risco. No entanto, há muito que você pode fazer com antecedência para mitigar problemas e diminuir seus riscos, permitindo que você garanta que está investindo em algo que produzirá uma boa taxa de retorno.

Investir em imóveis tem riscos, sim. Mas também tem benefícios que outros investimentos não têm, como a segurança de ter um lugar para morar ou um investimento tangível. Investir em imóveis oferece as vantagens únicas de ter uma renda mensal, mesmo em tempos de recessão econômica, quando muitos investimentos baseados em ações deixariam de pagar dividendos.

Você precisa aproveitar o timing do mercado

Algumas pessoas dizem que, para obter sucesso no investimento imobiliário, você precisa cronometrar o mercado com o máximo de cuidado possível.

O problema é que nenhum de nós pode prever o mercado. Podemos, no entanto, fazer nossa pesquisa para que tenhamos uma boa ideia do que podemos esperar razoavelmente no futuro próximo e, em seguida, investir de acordo. Com propriedades de aluguel, você terá muito mais margem de manobra quando se trata de acompanhar o timing do mercado, pois ainda poderá receber aluguel, mesmo em uma crise econômica.

No fim das contas, é importante executar os números e fazer sua pesquisa. Encontre uma estratégia de investimento que funcione para você. Quando financiada adequadamente e comprada a um bom preço em uma área com expectativa de crescimento, a propriedade de aluguel provou ser um investimento sólido para muitos investidores, repetidas vezes.

As cidades são os melhores lugares para investir

Para aumentar suas chances de sucesso, algumas pessoas irão aconselhá-lo a investir apenas em cidades totalmente desenvolvidas ou bairros bem estabelecidos. Isso lhe daria uma visão mais clara do que você está investindo e o ajudaria a obter ganhos seguros.

Embora haja alguma verdade nisso, é importante lembrar que investir em um mercado emergente; uma área projetada para ver crescimento pode oferecer melhores retornos. Investir em grandes metrópoles pode ser caro e, embora sua receita possa ser maior, seus retornos podem facilmente ser menores devido ao aumento dos custos.

Muitas vezes, os aluguéis na cidade têm rendimentos mais baixos do que os aluguéis em mercados secundários ou em muitos lugares do interior e litoral. Investir nas áreas que estão à beira do crescimento ou com previsão de crescimento em breve pode ser uma maneira acessível de começar. No Brasil, uma zona que vem se destacando com essa promessa é o Campeche, em Florianópolis.

Você tem que começar pequeno

A maioria das pessoas começa comprando um duplex ou uma casa unifamiliar para alugar. É comum, mas não é a única opção para você começar nem mesmo por onde seria mais prudente começar.

Começar maior tem alguns benefícios também. Uma das melhores coisas de ter um investimento maior é que você pode contratar gerentes de propriedade (geralmente para propriedades pequenas, a gestão de propriedades tem custos proibitivos).

Quando você tem um gerente de propriedade, você tem outra pessoa que lida com o aluguel dos inquilinos, com despejos, consertando banheiros, recebendo ligações telefônicas às 3 da manhã para as chaves, etc. 

Mitos e verdades sobre investir em imóveis: coisas para lembrar

Muita coisa para absorver? Aqui está um resumo rápido.

  • O valor que você precisa investir é cerca de 25% de uma propriedade barata que você pode alugar ou vender.
  • É essencial garantir que sua renda mensal de aluguel lhe traga uma renda estável
  • Tanto os danos à propriedade quanto a reintegração de posse são riscos, portanto, certifique-se de mitigá-los, referenciando os inquilinos e fazendo um seguro contra os riscos.
  • Há várias coisas que você deve fazer para proteger seus inquilinos e a si mesmo legalmente.
  • Se você reinvestir regularmente em seu portfólio, ser um verdadeiro investidor é uma ótima maneira de construir riqueza. O investimento imobiliário também pode trazer a liberdade tão sonhada no trabalho.
  • Embora você possa estar preocupado com a situação econômica atual, se você tiver dinheiro disponível para investir, o mercado imobiliário brasileiro ainda é uma boa opção. Também é fácil sair do mercado se assim você quiser.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS