Créer une bonne relation locataire propriétaire bailleur

A relação inquilino proprietário se baseia na prestação de um serviço, a utilização de um imóvel, em troca de uma compensação monetária, o aluguel. Portanto, é naturalmente uma relação que se pode transformar em conflito, o que muitas vezes desmotiva a dar o passo do investimento em imóveis para alugar.

E contudo, na grande maioria dos casos, esta relação não é um problema! Mas, obviamente, sempre se ouve falar mais sobre conflitos do que sobre situações pacíficas.

Sabia que 91% dos proprietários têm uma boa relação com os seus inquilinos? 1 Sempre se ouve falar mais sobre conflitos do que sobre situações pacíficas.

No entanto, criar uma boa relação não ocorre por casualidade, e um determinado número de fatores permite apaziguar as bases desta relação, seja por parte do inquilino ou do proprietário.

Proprietário: assegurar uma boa relação com o seu inquilino

Muitos proprietários ainda acreditam erroneamente que uma boa relação é determinada principalmente pelo comportamento do inquilino. Mas no entanto, o proprietário tem um papel importante que desempenhar para influenciar neste comportamento.

Definir claramente as regras básicas

Deixar claros os principais deveres e as obrigações do inquilino:

  • Efetuar o pagamento da mensalidade e dos encargos no prazo
  • Respeitar as regras definidas pelo proprietário
  • Usar a propriedade alugada pacificamente
  • Preservar e manter as instalações e o mobiliário
  • Responder pelos danos e perdas que ocorrem durante o prazo do contrato

Apresentar uma propriedade habitável

A prioridade, frequentemente descuidada, é apresentar uma propriedade habitável. A propriedade deve ser proporcionada em excelentes condições, e se for locada mobilada, perfeitamente equipada e mobiliada, não apenas com os poucos móveis básicos que fazem com que seja possível obter a menção “mobiliada”.

O proprietário deveria poder viver na propriedade que aluga. Proporcionar uma casa em perfeitas condições é a melhor maneira de a recuperar no mesmo estado. O proprietário mostra respeito ao seu inquilino, que em troca a manterá perfeitamente.

Facilitar a entrada e fazer uma pequena oferta

Outra forma de criar boas condições logo no início é facilitar o ingresso do inquilino às instalações; pode ser de diferentes formas, de baixo custo ou não, mas que permanecerão na memória do inquilino:

  • Ofereça um pequeno presente de boas vindas (chocolates, uma garrafa de champanhe num imóvel exclusivo…)
  • Ofereça um lote de produtos para a casa
  • Apresente amenidades para o banheiros
  • Crie um registro do uso da propriedade (incluindo o aluguel mobiliado, equipado)
  • Talvez criar um pequeno guia sobre a cidade e arredores (transportes públicos, lojas, restaurantes, lugares turísticos…)
  • Ou deixe uma carta de boas vindas:

Senhora, Senhor,

É com satisfação que lhe damos as boas-vindas e esperamos que a sua nova casa cumpra todas as suas expectativas.

Queremos certamente te oferecer uma propriedade de qualidade e brindá-lo com um serviço rápido e eficiente.

Com o objetivo de podermos oferecer um serviço que satisfaça as suas expectativas, permanecemos contatáveis por correio eletrônico ou por telefone.

Agradecemos a confiança que depositou em nós.

Atenciosamente,

(O seu nome)

Resolver problemas rapidamente

Um bom proprietário, apreciado pelos seus inquilinos, é aquele que resolve rapidamente os problemas (fuga de água, falha do radiador, interrupção da internet…). Claro que devemos responder à solicitação de forma rápida (por correio eletrônico, telefone ou visita), no próprio dia, de preferência, e ter logo uma boa lista com as moradas e contatos de fornecedores capazes de encontrar soluções da maneira mais rápida possível.

Manter-se disponível

Para manter boas relações com o seu inquilino, o proprietário deve permanecer disponível. Mas sabendo como manter a distância! Isto é particularmente um risco quando o proprietário vive na casa ao lado, e tem o desejo de monitorizar e controlar tudo. Esta é uma situação geralmente pouco apreciada pelos inquilinos.

Bom saber! É bom recordar que um proprietário não tem direito a entrar na propriedade que aluga sem o consentimento do seu inquilino.

Fazer um pequeno gesto…

Por último, no caso dos inquilinos alojados na propriedade alugada por vários anos, pode ser considerado simpático por parte do proprietário não aplicar sistematicamente o aumento anual da mensalidade. Um pequeno gesto que será apreciado pelos inquilinos que, em contrapartida, poderão ficar um pouco mais no imóvel do proprietário… numa relação ganha-ganha.

Inquilino: garantir uma boa relação com o seu proprietário

Como inquilino, há certos deveres de respeito que podem parecer óbvios mas que são decisivos:

  • Pagar a mensalidade na data. Além disso, pode propor ao proprietário um pagamento por transferência automática, o que evita pequenos descuidos e, consequentemente, pequenos incômodos ao proprietário.
  • Respeitar a propriedade e possivelmente os móveis e equipamentos que lhe foram confiados.

Mas outros pontos também ajudam a assegurar uma relação honesta e respeituosa, que incluem:

  • Para expor os problemas encontrados: seja dentro da própria propriedade ou dentro do condomínio (problemas com os vizinhos, por exemplo…). O inquilino é habitualmente a melhor fonte de informação do proprietário.
  • Facilitar as potenciais visitas do proprietário, seja para obras a realizar no imóvel ou para visitas de futuros inquilinos.
  • E, finalmente, assumir os danos que possam ter ocorrido durante o período de locação. Sempre é mais honesto avisar o proprietário do que esperar que este descubra por si mesmo.

1 1 Pesquisa realizada em abril de 2016 com 2000 patrocinadores da Rentila

.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS