Como renovar e decorar seu imóvel antes de alugar

Quando se trata de decorar seu imóvel de aluguel, às vezes pode ser difícil saber onde investir na renovação sem estourar o orçamento.

De acordo com as diretrizes do setor, o proprietário deve fazer um esforço para renovar a decoração a cada quatro anos.

Quando chegar o momento, não deixe seu coração dominar sua cabeça e repita para si mesmo que esta não é a hora de criar a decoração mais especial da sua vida.

Ao decorar seu imóvel, mantenha a simplicidade a cada passo do processo, se orientando sempre pela pergunta: “essa é a minha preferência ou é uma boa decisão comercial?”. Dito isso, preste atenção as dicas que Rentila preparou para você e mãos a obra!

Conheça imóveis vizinhos

Como primeiro passo, você pode conferir nos jornais locais, anúncios em imobiliárias e sites propriedades semelhantes em localização, preço e especificações como número de quartos e disposição geral dos ambientes para se inspirar.

Toda propriedade tem algo especial. Você só precisa entender o que torna seu imóvel único e desejável e investir na renovação destes espaços. Venda o que sua propriedade possui; não se concentre no que pode estar faltando.

Gaste um pouco mais com o piso

Os pisos são os elementos que sofrem maior desgaste em qualquer propriedade, porque recebem mais atrito físico, e é por isso gastar um pouco mais aqui pode evitar dores de cabeça no futuro.

No Brasil, há cidades muito quentes e outras mais frias durante a maior parte do ano, daí a necessidade de escolher um piso mais neutro.

Por isso o ideal é evitar pisos de cerâmica ou porcelanato e preferir os madeira, vinílico ou carpete. Este último pode ser retirado durante os meses de mais calor.

Cores neutras agradam mais

Como regra geral, o neutro é considerado o melhor caminho a percorrer, pois atrai mais pessoas e combina facilmente com qualquer mobiliário.

Ao escolher a tinta, use um acabamento acetinado para facilitar a limpeza das paredes entre os inquilinos e reduzir o trabalho corretivo para preparar a propriedade para o próximo inquilino. 

Use tintas de alta durabilidade que contenham acrílico ou látex para reduzir a necessidade de decorar seu imóvel uma e outra vez em pouco tempo. 

Se você precisar ser rápido entre a saída e a entrada de inquilinos, use tinta acrílica à base de água que seca rapidamente.

Fuja do branco no banheiro

Enquanto um banheiro todo branco dá a impressão de um espaço claro e limpo, observe atentamente e talvez você descubra que não é esse o caso.

Ladrilhos brancos e rejunte podem dar a impressão de estar sujos muito rapidamente, o que significa que às vezes é um desafio para os inquilinos manter o banheiro com aparência fresca e limpa durante todo o período de locação.

Opte por ladrilhos bege e rejunte, se o seu orçamento permitir, pois a vida útil de um banheiro bege pode ser maior. 

É muito comum ter precisar renovar o banheiro ao final de uma locação, pois o mofo preto se forma facilmente nessas áreas e principalmente em imóveis que sofram com excessiva umidade.

Lembre-se de levar em consideração um orçamento pequeno para realizar qualquer nova vedação antes de cada novo aluguel, pois é barato e fácil de fazer e mostra ao inquilino que você se preocupa com sua propriedade, talvez fazendo com que eles tomem mais cuidado também.

Decorar com luzes

Luminárias de mesa podem realmente mudar uma sala. Não importa se você o novo inquilino gosta de estilo contemporâneo, retrô ou minimalista, há muito por onde escolher. 

Você não precisa gastar muito para transformar completamente uma sala, poderá usar outros efeitos de iluminação. Para ser diferente, tente lâmpadas inteligentes. 

Que podem ser controlados através do smartphone e alterar a cor da iluminação sempre que desejar. E também pode automatizar sua iluminação e até adicionar tempo.

Um pouco de natureza

Plantas e flores elevam instantaneamente o valor de qualquer espaço, e elas podem ser postas na sua cozinha ou sala de estar. 

É um clichê dizer que dão vida a uma sala, mas é verdade, além disso, há o bônus de ajudar a limpar o ar e remover as toxinas. 

Limpar o ar e torná-lo seu é uma sensação agradável, especialmente se muitas pessoas já moraram neste imóvel.

Não limite as plantas à sala de estar, adicione-as também ao banheiro. Muitas plantas, como os cactos, amam o clima de uma sala quente e prosperam nos espaços dos banheiros.

Toque final

Responda sempre aos pedidos de manutenção, mesmo que seja apenas para dar uma olhada rápida. Faça sempre com que o inquilino se sinta respeitado.

Um espelho é uma adição clássica a qualquer ambiente e certamente vai agradar. Além de aumentar a ilusão de espaço e profundidade. O uso de um espelho grande em um corredor apertado ou em um quarto menor fará com que pareça duas vezes maior.

Obras de arte também tem o poder de valorizar uma propriedade. Não precisa ser uma obra cara ou original, basta que seja de bom gosto e aporte sensibilidade ao visitante.

Uma grande obra de arte ou um pôster na parede tem tudo para fazer uma decoração elegante. Se optar por isso, não esqueça de conversar com o novo inquilino para saber se ele prefere manter ou retirar este toque charmoso.

Na hora de renovar a decoração vale lembrar

  • Escolha cores neutras para decorar seu imóvel. Uma cor muito ousada nas paredes e é provável que você adie novos inquilinos em potencial. Em caso de dúvida, fique com o branco
  • Invista em aparelhos de qualidade. Gastar um pouco mais nos eletrodomésticos, especialmente na cozinha, pode fazer sentido de duas maneiras: primeiro porque geralmente duram mais e depois porque pode ajudar a garantir um aluguel mais alto
  • Manter registros. Se você puder provar quando uma propriedade foi decorada ou se um item foi substituído, você estará em uma melhor posição em caso de uma disputa por depósito de locação.
  • Pense com cuidado antes de permitir que os inquilinos decorem. Você não sabe se o gosto deles será mais adequado ao mercado de locações
  • O que valoriza de verdade qualquer renovação ou decoração é um ensaio de fotos. Optando por um fotógrafo amador ou profissional, certamente obterá ótimo resultado


.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS