Voltar ao blog

Contratos

Gerencie seus imóveis com facilidade e segurança

O software de gestão imobiliária intuitivo e eficiente, utilizado por milhares de proprietários em todo o Brasil.

Cadastro gratuito
  • Tabela dos conteúdos
  • Quando se pode atualizar o valor do aluguel?
  • Se mencionado no contrato
  • Se não mencionado no contrato
  • Como calcular a atualização do valor do aluguel?
  • O que é IGP-M?
  • O que é IPA?
  • O que é INCC?
  • O que é IPC?
  • O que é IPCA?
  • O que é IPC-Br/DI?
  • Related Posts

Como calcular a atualização do valor do aluguel?

actualización de la renta del alquiler

No Brasil, a atualização do valor do aluguel é uma opção do proprietário. Na maioria das vezes há uma negociação entre o proprietário e o inquilino.

Quando se pode atualizar o valor do aluguel?

A atualização do valor do aluguel pode ocorrer anualmente e a partir daí podem surgir dois cenários diferentes. Pode ser acordada pelas partes e definida explicitamente no contrato de aluguel ou, pelo contrário, o contrato não mencionar nada acerca disso.

Se mencionado no contrato

Se for definido no contrato que não haverá atualização de preços, esta situação favorecerá uma ou outra parte, consoante a conjuntura econômica. Quando se produz um aumento dos preços (inflação) será o inquilino o beneficiado. E, se, pelo contrário, houver uma redução do nível geral de preços (deflação), o favorecido será o proprietário.

A cláusula de atualização anual incluída no contrato deverá mencionar que o aluguel acordado fica sujeito às atualizações anuais de acordo com os coeficientes legalmente fixados. A primeira atualização poderá, no entanto, ser exigida pelo proprietário um ano após a entrada em vigor do contrato.

Se não mencionado no contrato

O contrato também poderá ser omisso em relação à atualização do aluguel. E, neste caso, é o proprietário que tem a opção de exigir ou não o aumento do aluguel. Esta atualização é feita de acordo com o coeficiente de atualização em vigor no ano em questão.

No entanto, este aumento só poderá ser exigido após a vigência do primeiro ano de contrato. E para contratos atualizados em anos anteriores, é preciso esperar que se cumpra um ano desde a última atualização.

Adicionalmente, o inquilino tem que ser informado do aumento. Deve fazê-lo com pelo menos 30 dias de antecedência, através de carta registrada com aviso de recebimento

Mas não esquecer que o inquilino pode recusar a proposta de aumento do aluguel se tal reajuste for abusivo ou seja, subir o valor do aluguel acima do índice citado no contrato.

A atualização da mensalidade também pode funcionar simplesmente através da negociação entre ambas as partes.

Como calcular a atualização do valor do aluguel?

O coeficiente de atualização é calculado com base na inflação dos últimos 12 meses de acordo com o índice citado no contrato.

Então, para calcular o valor atualizado, são necessários dois elementos:

  • O valor atual do aluguel
  • O coeficiente de atualização anual. Este valor é estipulado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com base na taxa de inflação que resulta da variação do IPC, IPA, IGP-M, IPCA e INCC. O coeficiente é posteriormente publicado no Diário da República e no site da instituição competente.
 
Para calcular o valor do aluguel multiplica-se o coeficiente de atualização anual pelo valor da mensalidade. Depois se arredonda para a unidade de cêntimo imediatamente superior.
 
Exemplo

 

 

Para um aluguel com uma mensalidade de R$ 1.000,00 por 12 meses e terá que pagar um novo valor com o reajuste, o cálculo da mensalidade atualizada é o seguinte:

Mensalidade atualizada = 1.000,00 * 1,1079 = 1.107,90 reais.

O que é IGP-M?

Índice Geral dos Preços do Mercado, calculado pela Fundação Getúlio Vargas. A coleta de preços é feita entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês corrente, com divulgação no dia 30. É composto por três índices: Índice de Preços no Atacado (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), que representam 60%, 30% e 10%, respectivamente, do IGP-M.

O que é IPA?

Índice de Preços no Atacado, calculado pela FGV, com base na variação dos preços no mercado atacadista. Este índice é calculado para três intervalos diferentes, e compõem os demais índices calculados pela FGV (IGP-M, IGP-DI e IGP-10), com um peso de 60%.

O que é INCC?

Índice Nacional do Custo da Construção, calculado pela FGV, mede a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços atualizados pelo setor de construção civil. Este índice é calculado para três intervalos diferentes, e compõem os demais índices calculados pela FGV (IGP-M, IGP-DI e IGP-10), com um peso de 10%.

O que é IPC?

Índice de Preços ao Consumidor, calculado pela FGV, mede a inflação para famílias com rendimentos entre 1 e 33 salários mínimos, em São Paulo e no Rio de Janeiro. O IPC representa 30% do IGP-M. Este índice é calculado para três intervalos diferentes, e compõem os demais índices calculados pela FGV (IGP-M, IGP-DI e IGP-10), com um peso de 30%.

O que é IPCA?

Índice de Preços ao Consumidor Ampliado. É calculado pelo IBGE nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além do Distrito Federal e do município de Goiânia. Mede a variação nos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias com rendas entre 1 e 40 salários mínimos. O período de coleta de preços vai do primeiro ao último dia do mês corrente e é divulgado aproximadamente após o período de oito dias úteis.

O que é IPC-Br/DI?

Índice de Preços do Consumidor no Brasil/Disponibilidade Interna é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) medindo a variação dos preços no varejo. 
A coleta de dados ocorre nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro dentre as famílias que tem uma renda de 1 a 33 salários mínimos. Representa 30% do IGP-DI e é medido entre os dias 01 e 30 de cada mês sendo divulgado, em média, dez (10) dias após.

 

Gerencie seus imóveis com facilidade e segurança

O software de gestão imobiliária intuitivo e eficiente, utilizado por milhares de proprietários em todo o Brasil.

Cadastro gratuito

Mais da Rentila

Os principais KPIs que todo proprietário deve monitorar para expandir seus negócios de locação

Os principais KPIs que todo proprietário deve monitorar para expandir seus negócios de locação

No mercado imobiliário, ser proprietário vai muito além de simplesmente receber o aluguel no fim do mês. Para quem busca resultados consistentes e deseja transformar seus imóveis em um verdadeiro negócio, é essencial adotar uma gestão baseada em dados e desempenho. É nesse ponto que entram os KPIs (Key Performance Indicators), ou Indicadores-Chave de Desempenho. Os KPIs são métricas que permitem avaliar a performance financeira e operacional de cada propriedade, ajudando o proprietário a entender onde estão as oportunidades de otimização, quais imóveis entregam melhor retorno e onde é preciso intervir para evitar perdas.

Leia mais

Como se manter organizado gerenciando vários imóveis?

Como se manter organizado gerenciando vários imóveis?

Para muitos proprietários, administrar um único imóvel já exige atenção constante, lidar com pagamentos, contratos, manutenções e inquilinos não é uma tarefa fácil ainda mais quando o portfólio passa a contar com três, quatro ou mais propriedades. Desse modo, os desafios se multiplicam: prazos se sobrepõem, informações se perdem e o risco de falhas na gestão aumenta significativamente.

Leia mais

Gerencie seus imóveis online com a Rentila — de forma fácil e eficiente.

Software de gestão de imóveis intuitivo e confiável, usado por milhares de proprietários no Brasil.

Cadastro gratuito