Como renovar e decorar seu imóvel antes de alugar

Se você é um proprietário acidental ou alguém que administra um portfólio de imóveis, existem algumas preocupações importantes que como proprietário podem estar tirando sua paz de espírito.

Rentila separou para você algumas soluções sobre o que você poderia fazer para lidar com os problemas mais comuns que tiram o sono de todo proprietário.

Pagamento do aluguel

Muitas vezes, os atrasos ​​dos aluguéis estão entre as maiores preocupações dos proprietários.

Isso acontece porque o custo de vida no Brasil está aumentando e os salários, pelo contrário, não estão aumentando rápido o suficiente para acompanhar.

Quando os inquilinos acabam tendo problemas com pagamentos em atraso, a resposta não é apenas mostrar a porta imediatamente, embora você possa acabar tendo que fazer isso eventualmente.

Existem maneiras de se preparar para atrasos de aluguel e resolver essas situações sem precisar procurar novos inquilinos.

Comunicação é a chave; é importante conversar sobre o problema com seus inquilinos e encontrar soluções. Isso pode ser mais fácil se você puder agir rapidamente – por isso, é uma boa ideia ter um sistema que o avise se os pagamentos estão ou não em dia. 

Você também pode buscar, como alternativa de garantir segurança, um seguro de garantia de aluguel. Isso o protegerá dos atrasos de aluguel e dos inquilinos que não pagam.

Problemas com o inquilino

Como muitas vezes acontece, pode haver um momento durante uma locação quando surge uma disputa entre proprietários e inquilinos. 

Essas disputas podem surgir sobre muitas questões diferentes, incluindo contratos de locação relacionados a propriedades de aluguel, direitos de inquilino, responsabilidade por reparos na propriedade, aluguel, despejo e muito mais. 

No entanto, na maioria das situações, advogados e tempo no tribunal devem ser a última opção para resolver essas preocupações. Existem várias dicas que os proprietários e inquilinos residenciais podem seguir que ajudarão a evitar litígios:

Estude os termos do contrato de locação com cuidado e conheça seus direitos e responsabilidades legais de acordo com as leis federais, estaduais e locais.

Se houver um problema de ambos os lados, notifique a outra parte imediatamente e seja aberto e honesto em todas as suas negociações.

Faça cópias impressas e anote todas as correspondências relacionadas a quaisquer problemas com a propriedade ou com a locação.

Alta rotatividade

Perder um inquilino significa que você deve gastar tempo e dinheiro anunciando e mostrando sua propriedade vaga, executando verificações de antecedentes de novos inquilinos e realizando o trabalho administrativo necessário.

Além disso, sua propriedade não gera dinheiro para você enquanto está vaga. Portanto, se você gastar muito tempo tentando encontrar um novo inquilino, poderá encontrar sérios problemas financeiros.

Não deixe isso acontecer. Em vez disso, mantenha sua conta comercial e bancária em boa forma usando essas estratégias para reduzir as altas taxas de rotatividade de inquilinos:

Seja um bom proprietário para seus inquilinos – não seja um proprietário reativo. Em vez disso, tome medidas proativas para garantir que seus inquilinos estejam felizes, como responder rapidamente às solicitações deles e se comunicar com eles regularmente.

Verifique se sua taxa de aluguel é justa – se sua taxa de aluguel for alta, obviamente você ganhará mais dinheiro todos os meses.

No entanto, esse dinheiro extra não importa se você está lidando com vagas o tempo todo. Verifique as taxas de mercado e defina um valor justo de aluguel com base no valor de sua propriedade.

Priorizar a manutenção – ninguém quer morar em uma propriedade desarrumada. Mantenha os inquilinos por perto cortando o gramado, limpando e fazendo os reparos conforme necessário.

Inquilino se recusa a sair

Por mais que o inquilino tenha a preferência de continuar vivendo no imóvel, esse direito não se impõe ao direito de propriedade que tem o dono do local. 

Este direito esta garantido no artigo , inciso XXII, da Constituição de 1988. É necessário seguir um ritual rigoroso utilizando-se do meio processual de ação de despejo.

O inquilino neste caso tem o direito de ser avisado com antecedência do seu despejo, para que possa se planejar e buscar outro lugar para viver.

Notificação premonitória é o nome dado ao aviso, previsto na Lei do Inquilinato, e que deve ser realizada de maneira formal. Esta é uma condição essencial para dar prosseguimento a ação de despejo.

Reparações

Os reparos dos defeitos estruturais ou anteriores à locação ficarão por conta do proprietário, segundo dispõe o artigo 22, inciso IV da Lei do Inquilinato 8.245.

Sendo assim, é muito importante realizar uma boa vistoria antes da entrega das chaves. Caso o inquilino encontre um defeito oculto, é fundamental avisar o proprietário rapidamente.

Gerenciar sem estresse

Vamos ser sinceros: o gerenciamento de propriedades é uma parte crítica de ser um proprietário, mas certamente não é fácil.

Você precisa rastrear inquilinos, cobrar aluguel, lidar com reclamações, manter seus inquilinos felizes e muito mais.

Todas essas tarefas podem afetar qualquer proprietário, especialmente aqueles que preferem não lidar com tarefas estressantes de gerenciamento de propriedades.

Se isso soa familiar, o Rentila está aqui de braços abertos para te ajudar e ser o parceiro ideal na resolução deste e de outros problemas.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS