Como renovar e decorar seu imóvel antes de alugar

Ser proprietário parece fácil, mas antes de qualquer coisa, é uma boa ideia entender o que o proprietário precisa saber antes de alugar e ter uma ideia das responsabilidades que virão pela frente.

Você acabou de comprar uma casa nova, então por que não alugar a antiga? Pode até ter amigos que são proprietários há anos e ganham muito dinheiro. Ou simplesmente comprar outra casa nas proximidades, encontrar um bom locatário e esperar o aluguel cair na conta.

Peraí, não é lá bem assim, por isso Rentila te conta o que você precisa saber antes de dar o próximo passo.

Quais as responsabilidades e obrigações de um proprietário?

O proprietário é responsável por manter a propriedade em condições seguras e habitáveis. A Lei do Inquilinato no Brasil oferece diferentes soluções para o inquilino se o proprietário deixar de manter a propriedade adequadamente.

Por exemplo, se o locador não fizer os reparos em um período de tempo razoável, o inquilino pode fazer os reparos e deduzir o custo do aluguel. Se alguém for prejudicado devido a condições inseguras, o proprietário pode ser responsabilizado pelos danos.

Como encontrar o imóvel certo para comprar e alugar se ainda não o tiver

Os investidores de imóveis para locação bem-sucedidos estão muito familiarizados com a área de mercado e monitoram de perto as tendências que afetam os aluguéis, como crescimento de empregos, desenvolvimento de edifícios, planejamento urbano e leis locais.

Portanto, embora a tendência seja simplesmente procurar uma casa onde você mora, pode não ser o momento certo para comprar nessa zona.

Se os aluguéis estão caindo, você pode facilmente se ver em um fluxo de caixa negativo. Essa é uma das principais informações que o proprietário precisa saber antes de alugar.

Como atrair futuros inquilinos

Os inquilinos de hoje esperam algum conforto na hora de alugar. Ter máquina de lavar louças, por exemplo, certamente diferenciaria a sua propriedade.

Mais da metade das famílias brasileiras têm animais de estimação, por isso é aconselhável ter uma política de “animais de estimação bem-vindos” e um piso adequado para eles, como laminado texturizado ou de vinil.

A decoração e outras amenidades dependem da área em que o imóvel estiver localizado. Assim, essa é outra maneira pela qual uma boa pesquisa poderá ajudá-lo.

Lembre-se de que usar as palavras e fotos certas em seu anúncio pode compensar a decoração desatualizada.

Escolher bons inquilinos

Escolher bons inquilinos é sem dúvida a coisa mais importante que você pode fazer para proteger seu investimento.

Ter critérios de seleção claramente definidos é crucial. Porque seus critérios devem estabelecer que o inquilino tem meios para pagar o aluguel, histórico de crédito positivo e histórico de aluguel positivo.

Para histórico de crédito e registro público, use um bom serviço de triagem local que siga as leis.

Revise a documentação de renda e identidade e ligue para o empregador e os proprietários formais para confirmar que estejam em situação regular.

Ser proprietário não é um trabalho comum

Ser proprietário não é um trabalho comum, das 9h às 17h. Você pode ser seu próprio patrão e desfrutar de sua independência. Isso não significa que seu dia de trabalho não seja alterado e modificado por outras pessoas.

A qualquer momento, um inquilino pode ligar para você com um problema importante e, não importa o que aconteça, é sua responsabilidade resolver esse problema.

A gravidade obviamente afeta o período de tempo que você pode levar para responder. Se houver um grande problema que precisa ser resolvido imediatamente, cabe a você lidar com isso ou ligar para alguém que possa.

Seus dias serão desestruturados e espontâneos. Esteja preparado para um telefonema de inquilino nos momentos mais inconvenientes.

Esteja preparado para aprender constantemente

Quando você é proprietário, não importa quantas pesquisas você tenha feito, você sempre ficará surpreso. E é claro que estar atento e buscar informação pode ajudar você nessa.

Espere que os pequenos problemas demorem um pouco e depois que os grandes problemas de repente dominem grande parte da sua vida. Mas calma, Rentila te ajuda com o check-list que o proprietário precisa saber antes de alugar.

Felizmente, quanto mais você fizer este trabalho, mais provável será que você reconheça complicações potenciais. Você também aprenderá depois de alguns maus inquilinos, quais sinalizadores de alerta você deve observar e quais circunstâncias geram desastres.

Seja multitarefa

Os melhores proprietários de imóveis fazem muito mais do que aquilo que naturalmente se enquadra no mandato do cargo. Na verdade, seu papel irá muito mais do que você poderia inicialmente esperar.

Aqui estão alguns tipos de multitarefa que você terá de realizar em algum momento:

  • Um agente imobiliário – este é bastante óbvio. Se você é um proprietário particular, então se verá fazendo todos os trabalhos de um corretor de imóveis.
  • Vendedor – chegará um momento em que mostrar os inquilinos em potencial ao redor de sua propriedade parecerá mais um discurso de vendas do que uma exibição.
  • Negociador – este é muito semelhante ao vendedor. Chegará um ponto em que os inquilinos tentarão negociar com você. Seja firme, mas justo.
  • Coletor de dívidas – este também é bastante óbvio. Alguém não está pagando o aluguel? Então você precisa saber como lidar com isso.
  • Faz-tudo – o seu inquilino precisa de algo consertado e você prefere fazer isso sozinho do que pagar a alguém externo. Melhor começar a aprender como.
  • Terapeuta – seu inquilino se separou, perdeu o emprego e não pode pagar o aluguel. Esteja preparado para um telefonema choroso vindo em sua direção.
  • Detetive – alguém está interessado em alugar sua propriedade, mas antes disso é hora de fazer um trabalho de escavação e de detetive. Referências, verificações de crédito e questionamentos gerais devem fornecer evidências suficientes sobre os hábitos de aluguel do seu novo inquilino em potencial.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS