Investir em imóveis para aluguel em 2022

Se você está interessado em investir, mas prefere a ideia de colocar seu dinheiro em tijolos e argamassa em vez de ações, investir em um imóvel para alugar pode ser uma opção que vale a pena considerar.

Colocar seu dinheiro em uma propriedade – especialmente uma que você planeja alugar em vez de morar – engloba riscos e desafios que você precisa conhecer antes de tomar uma decisão.

O que é um investimento imobiliário?

Quando você investe em um imóvel para alugar, você simplesmente compra uma propriedade residencial, como uma casa ou um apartamento, para alugá-la aos inquilinos. Isso significa que você se torna um proprietário, o que vem com várias responsabilidades que exploraremos hoje.

Tal como acontece com muitos outros tipos de investimento, a esperança é que o seu investimento lhe proporcione uma renda mensal regular, que pode ser usada para complementar sua renda de aposentadoria ou qualquer outra fonte de renda que você possa ter.

Há também a perspectiva de crescimento de capital – em outras palavras, que sua propriedade se valorize no longo prazo, para que você tenha lucro quando eventualmente quiser vendê-la.

Isso tudo pode parecer bastante simples, mas há uma série de variáveis ​​a serem levadas em consideração ao comprar e alugar um imóvel. Se você não for cuidadoso, correrá o risco de perder dinheiro, assim como com qualquer outro tipo de investimento.

Quais são as vantagens de comprar imóvel para alugar?

O principal benefício de possuir uma propriedade de compra para locação é que, desde que você tenha “períodos de carência” limitados (aqueles momentos em que sua propriedade não é alugada), você deve ter um fluxo de renda regular. Os rendimentos de aluguel podem chegar a 7% ou 8%. Sua propriedade também pode aumentar de valor ao longo do tempo, embora nenhuma renda ou crescimento de capital seja garantido.

Você escolhe a propriedade e, como proprietário, controla como ela é administrada e supervisiona todos os aspectos das finanças. Isso pode ser atraente se você confiar nos seus instintos e puder organizar-se com seu tempo e dinheiro. Se você é um investidor experiente, comprar imóveis também pode ser uma boa maneira de diversificar seu portfólio existente.

Posso fazer uma hipoteca?

O principal custo de uma compra para deixar o investimento imobiliário é, obviamente, comprar o próprio imóvel. Você pode usar as economias para comprar a propriedade imediatamente, se puder, ou pode financiar uma hipoteca.

As hipotecas de compra para aluguel são fundamentalmente diferentes das hipotecas residenciais, e os credores levarão em consideração uma série de fatores diferentes ao avaliar sua solicitação, como quanto de renda de aluguel a propriedade provavelmente gerará.

Você também precisará fazer um depósito maior – enquanto normalmente você pode fazer uma hipoteca residencial com um depósito tão pequeno quanto 5% do valor da propriedade, a maioria dos credores exige um depósito mínimo de 25% se você quiser fazer uma compra para deixar hipoteca.

As taxas de hipoteca para a compra de um imóvel que irá para aluguel geralmente também serão mais altas, pois alugar uma propriedade é considerado uma proposta mais arriscada para os credores do que se você estivesse simplesmente morando nela. 

Você também provavelmente pagará apenas os juros que deve ao credor a cada mês, e não o capital, até que o prazo da hipoteca termine. Nesse ponto, você precisará hipotecar novamente a propriedade ou reembolsar o capital (vendendo a propriedade ou usando suas próprias economias). 

Que outros custos estão envolvidos na compra de um imóvel para aluguel?

Se você está pensando em comprar um imóvel para colocar de aluguel, terá que levar em conta todos os custos usuais que acompanham a compra de um imóvel, além do preço do próprio imóvel. Isso inclui taxas para um advogado de transmissão, taxas de arranjo de hipoteca e os custos de compra de móveis, se você planeja oferecer o imovel já mobiliado.

Quais são os riscos de investir em um imóvel para alugar?

Embora comprar para alugar possa ser um bom investimento, existem alguns riscos potencialmente significativos a serem considerados se você estiver pensando em se tornar um proprietário.

Como os custos de compra de imóveis são muito altos, comprar para alugar deve ser considerado um investimento de longo prazo, o que significa que seu dinheiro ficará parado por muito tempo. Seria imprudente investir em uma compra para alugar uma propriedade se você não espera que suas finanças permaneçam estáveis ​​​​no futuro próximo, pois pode ser difícil vender sua propriedade rapidamente.

Ao contrário de ações, comprar um imóvel para aluguel exige atenção constante para manter, e você precisa estar preparado para investir muito tempo, esforço e dinheiro em sua propriedade. Lembre-se de que é muito mais fácil investir quantias menores em ações do que investi-las em imóveis. Comprar e vender imóveis é um processo complexo e caro em si mesmo, muito mais do que vender ativos “líquidos” como ações.

Existem também certos fatores que estão fora do seu controle e que podem resultar em uma perda geral. Se os preços da habitação na área caírem, é provável que a sua propriedade também sofra; o valor do aluguel que você pode cobrar diminuirá e, como resultado, você poderá ter dificuldades para pagar sua hipoteca. Mesmo se você vendê-lo, não haveria garantia de que você receberia de volta o que gastou nele. As tendências do mercado são complicadas e imprevisíveis, portanto, certifique-se de saber no que está se metendo ao comprar uma propriedade, principalmente se for em uma área com a qual não está familiarizado.

Você também pode ter azar e não encontrar inquilinos para alugar sua propriedade ou inquilinos que não pagam o aluguel, o que pode dificultar ou impossibilitar o pagamento de sua hipoteca. Finalmente, sua propriedade pode ser danificada ou ter outros problemas inesperados e caberia a você pagar pelos reparos, a menos que você tenha um seguro de proprietário que cubra esses custos.

Investir em imóveis para aluguel: coisas para lembrar

Aqui está um breve resumo do nosso guia de compra para locação:

  • Comprar para alugar pode ser um excelente investimento e é preferível em muitos aspectos à poupança, ações, ações e ouro.
  • Tornar-se um proprietário não é uma renda passiva, e você ainda precisa cuidar da propriedade e do seu inquilino, aderindo a vários regulamentos rígidos. O não cumprimento pode torná-lo responsável inclusive na esfera criminal. Compreender suas obrigações fiscais também é vital para ter certeza de que você não está cometendo uma infração, mas ao mesmo tempo ainda está empatando pelo menos.
  • 2022 pode ser um ótimo momento para investir.
  • Certifique-se de maximizar sua renda escolhendo o local, a propriedade e o inquilino com sabedoria.
  • E, finalmente, sempre procure aconselhamento profissional antes de investir.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS