Saída ou mudança de inquilino: o que fazer na entrega das chaves?

Sempre há espaço para melhorar como pessoa e essa força de vontade só nos ajuda com nossas relações. Seja como marido, pai, filho, amigo, e por quê não dizer, também como proprietário?

Para te guiar em uma melhora contínua, aqui estão reunidas algumas dicas que talvez nunca tivessem passado pela sua cabeça para ser um proprietário melhor.

Algumas outras, sim. Mas nunca é demais reforçá-las.

Ofereça uma recepção calorosa

Se o inquilino for novo na cidade, então dê instruções sobre onde há mercearias, farmácias e outras instalações locais para facilitar a sua transição.

Você pode obter uma lista diretamente de qualquer serviço de mapas online. Uma vez que você tenha feito isso para sua propriedade, então você poderá usá-la novamente a cada vez que entre um novo locatário.

Deixar ao seu inquilino uma breve nota de boas-vindas, assim como reiterar o quanto você está feliz por tê-los, dará o tom certo para uma relação positiva entre locador e locatário.

Não se esqueça de anotar as suas informações de contato, assim seus inquilinos vão apreciar o gesto.

Forneça quaisquer instruções especiais para o apartamento (quando é a coleta/reciclagem do lixo, informações de contato para serviços de cabo e utilitários, etc.).

E para conquistar de vez o seu inquilino, deixe um rolo de papel higiênico, toalhas de papel e um detergente para todos os fins.

Assim irá encorajá-los a manter o local limpo e deixá-los saber que você também tem a limpeza em sua mente.

Tenha um melhor relacionamento com os residentes

A melhor maneira de manter relações positivas com os residentes é focar no atendimento ao cliente.

Residentes satisfeitos são mais propensos a pagar seu aluguel em dia, cuidar do imóvel e se dar bem com seus vizinhos.

Se possível, conheça um pouco sobre cada um dos seus residentes a um nível pessoal, sem se tornar intrusivo.

Isso porque proprietários e locatários são muito menos propensos a entrar em disputas amargas e muito mais propensos a resolver suas diferenças fora do tribunal quando conhecem, respeitam e confiam uns nos outros.

Faça cursos de formação para proprietários

Várias cidades no Brasil oferecem programas de treinamento gratuitos ou de baixo custo para locadores que cobrem praticamente tudo o que você precisa saber, assim estará munido de toda a informação necessária.

Esses cursos ensinam sobre contratos, códigos, manutenção externa, gerenciamento de propriedades, inspeção de incêndio e segurança e também despejo.

Estes programas de formação são valiosos, especialmente para manter os proprietários a par dos princípios básicos e das normas e códigos de construção locais. E o Rentila, claro, também te ajuda a estar informado.

Aprimore sua comunicação como proprietário

Ao melhorar suas habilidades de comunicação, você pode reduzir o número e a gravidade dos mal-entendidos entre você e as pessoas com quem você interage diariamente.

Ouça mais do que você fala e faça perguntas para esclarecer uma situação antes de fazer qualquer declaração. Escreva de forma clara e sucinta.

Fale pessoalmente ou por telefone com os residentes sobre questões mais complexas e sensíveis.

Contrate um especialista quando necessário

Um profissional qualificado em qualquer área pode realizar uma tarefa melhor, mais rapidamente e, muitas vezes, e com menos dinheiro do que o proprietário disposto a resolver o problema sozinho.

Pense também no risco potencial. Além disso, se você não fizer um trabalho de qualidade, você pode precisar refazê-lo ou contratar um profissional para fazê-lo corretamente.

E você será responsável por quaisquer danos que ocorram devido à falta de qualidade na primeira vez.

Se houver problemas que não tenham sido abordados no contrato de arrendamento, pode sempre consultar os regulamentos locais da sua cidade ou consultar os fóruns locais de proprietários para obter dicas e melhores práticas.

Desta forma, caso tenham alguma objeção, você pode deixar claro que está dentro dos seus direitos e também está fazendo o que é consistente entre outros proprietários.

Mantenha a calma e seja um ótimo locador

Se ao longo da residência do seu inquilino vocês se desentenderem, ou se eles não pagarem o aluguel a tempo, ou causarem grandes problemas no apartamento, mantenha a calma.

Você não quer ser o próximo vídeo viral do “proprietário louco” no YouTube, ou a próxima história de terror do proprietário na internet.

Nunca grite ou perca a cabeça com o seu inquilino. É ilegal ameaçar os seus inquilinos ou negar os seus direitos. Além disso, lembre-se que o inquilino é seu cliente.

Esteja disponível

Responda sempre aos pedidos de manutenção, mesmo que seja apenas para dar uma olhada rápida. Faça sempre com que o inquilino se sinta respeitado.

Se os seus inquilinos precisarem falar com você, então você precisa estar lá. Isso significa oferecer vários números de telefone e um endereço de e-mail no mínimo.

Embora eles não devam abusar do privilégio, os inquilinos devem poder contatá-lo à noite, caso haja uma emergência.

Sempre que um inquilino ligar ou enviar um e-mail, não se esqueça de responder o mais rápido possível.

É sempre importante lembrar que qualquer interação com seu inquilino é uma interação comercial, por isso não importa o quanto você os conheça, e a etiqueta do negócio exige respostas rápidas.

Se você sabe que vai estar fora, digamos, em férias, diga ao inquilino com antecedência que talvez não consiga responder prontamente como antes.

Importante lembrar para ser um proprietário melhor

  • Inspecionar regularmente o seu imóvel alugado para questões de manutenção e reparação, se permitido por lei.
  • Incentivar os residentes a relatar problemas de manutenção e reparações.
  • Responder prontamente e com cortesia a todos os pedidos e preocupações dos locatários fará de você um melhor proprietário
  • Notificar os residentes por escrito com antecedência sobre qualquer coisa que esteja planejando fazer que possa incomodá-los ou perturbar seu desfrute pacífico da propriedade
  • Destaque a importância do atendimento ao cliente e da satisfação com toda e qualquer pessoa que trabalhe para você

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