Como gerenciar imóveis sozinho: Um guia simples

Gerenciar imóveis sozinho é uma tarefa difícil na melhor das hipóteses e não deve ser empreendida levianamente, já que a maioria dos investidores imobiliários não quer o incômodo adicional de gerenciar suas propriedades também. Portanto, Rentila criou esta lista de funções que são parte integrante da gestão de uma propriedade, para os proprietários que estão pensando em começar por conta própria.

Encontrando e gerenciando inquilinos

  1. Calcule o valor do aluguel levando em consideração todos os seus custos
  2. Publicidade – Depois de tirar algumas fotos atraentes e bem iluminadas, adicione algumas cópias interessantes e anuncie em um sites como o Quinto Andar, VivaReal ou Zap Imóveis gratuitamente.
  3. Triagem de inquilinos – é importante examinar bem os inquilinos, pois essas são as pessoas em quem você basicamente confia para pagar sua hipoteca! Portanto, reserve um tempo para fazer algumas verificações.
  4. Verifique o crédito dos inquilinos em um site como o Serasa. Este serviço te ajuda a obter informações, crédito, acessibilidade, emprego e referências anteriores do locador.
  5. Elabore um contrato. Você pode verificar qual contrato de locação é o certo para usar em nosso guia e obter uma cópia.
  6. Mudança – Faça um inventário de acessórios e acessórios para os inquilinos assinarem. Explique todos os requisitos e regras, como por exemplo sobre animais de estimação e manutenção.
  7. Recolher o depósito de segurança e o aluguel do primeiro mês. Os grandes proprietários podem querer gastar algumas libras em um cartão de boas-vindas ao seu novo lar e em um ramo de flores.
  8. Cobrança do aluguel – Configure um débito direto ou ordem permanente para cobrar o aluguel.
  9. Caução – você tem 15 dias para fazer a caução. Envie a seus inquilinos os detalhes de onde seu dinheiro está sendo armazenado.
  10. Durante a locação – certifique-se de que seus locatários saibam como entrar em contato com você se houver alguma emergência, problema ou reparo.
  11. Responda aos seus inquilinos em tempo hábil e tenha à sua disposição vendedores de renome para sugerir em caso de que te peçam alguma dica.
  12. Aluguel atrasado e vencido – Não há necessidade de despejar inquilinos por atrasar alguns dias no aluguel, pois o despejo e encontrar novos inquilinos é mais caro do que você imagina. Comunique-se e seja acessível, mas não deixe que os aluguéis se atrasem por mais de dois meses.
  13. Fim da locação – Verifique a propriedade e devolva o depósito do locatário no prazo de dez dias após a solicitação, se tudo estiver em ordem. Se houver danos além do uso e desgaste, você pode descontar do valor total.

Promovendo o seu imóvel

O proprietário que decidir gerenciar imóveis sozinho também precisará gerenciar o processo de publicidade e visualização ao procurar novos inquilinos. Vale a pena anunciar o imóvel vago em plataformas online e offline para maximizar a exposição dos anúncios ao público-alvo.

Listar imóveis vagos online é vital na era digital, já que a maioria dos inquilinos em busca de uma nova casa vai aos portais de imóveis online antes de começar a procurar em outros lugares, como quadros de avisos públicos locais e seções de classificados de jornais.

Alguns proprietários não têm certeza de quanto devem cobrar de aluguel e aí está um erro muito comum, pois conseguir chegar a um preço correto é um ingrediente chave ao futuro inquilino.

Com o mercado de aluguel se tornando cada vez mais popular no Brasil, os proprietários que gerenciam sozinhos seus imóveis não podem se dar ao luxo de perder inquilinos para a concorrência devido ao preço desajustado do aluguel.

Gerenciando as visitas

Assim que o anúncio imobiliário começar a gerar interesse, o locador que gerencia sozinho o seu imóvel precisará começar a organizar visitas a propriedades com inquilinos em potencial.

Parece óbvio, mas muitos proprietários cometem o erro de não fornecer dois métodos de contato para que os inquilinos contatem. Se por algum motivo você perder uma ligação, os inquilinos poderão enviar um e-mail para agendar visitas.

Os inquilinos estão cientes de quão competitivo é o mercado de aluguel e estarão ansiosos para entrar em contato e garantir uma nova casa o mais rápido possível, portanto, se o proprietário não for profissional ou desorganizado para organizar suas visualizações, perderão chances de encontrar potenciais locatários.

Vale lembrar

Você pode economizar muito dinheiro ao optar por gerenciar imóveis sozinho. Siga este guia simples e, para obter informações mais detalhadas, verifique os links do artigo.

    • Gerencie seus inquilinos – ao examiná-los bem, verifique os pagamentos de aluguel e faça os reparos rapidamente.
    • Faça a gestão da sua propriedade – verifique a sua propriedade quando fizer a manutenção do jardim ou quando obtém o certificado anual de gás.
    • Faça a gestão das suas finanças – guarde todos os seus recibos e certifique-se de que os deduz como custos antes de declarar o seu imposto de renda.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS