Como evitar inquilinos problemáticos?

Todos nós sabemos que evitar inquilinos problemáticos é a chave para um fluxo de caixa estável e para manter sua pressão arterial sob controle. Os proprietários estão no negócio para maximizar o retorno de seu investimento em aluguel e priorizam garantir que não haverá qualquer problema com o inquilino.

Crie um anúncio detalhado

Ao postar seu anúncio de aluguel, apresente seu imóvel da melhor maneira possível para evitar inquilinos problemáticos.

Indique que você exigirá verificação de crédito, verificação de antecedentes criminais e referências anteriores. Se você tiver um critério (como nenhum animal de estimação, não fumar ou aluguel mínimo de um ano), liste-os em seu anúncio.

Ao fornecer uma lista completa do que procura, terá mais probabilidade de atrair o inquilino certo. Apenas tome cuidado para que seus critérios não sejam discriminatórios (ou seja, escolher inquilinos com base na orientação sexual, etnia, raça, religião, status familiar ou deficiência) ou viole qualquer lei.

Defina um valor competitivo para o seu aluguel

Ao definir seu aluguel mensal, certifique-se de que sua tarifa seja competitiva com propriedades semelhantes em sua área. Taxas de aluguel muito altas podem afugentar inquilinos potencialmente bons, que sentem que podem obter melhores taxas para propriedades semelhantes em sua área. Se for muito baixo, bons inquilinos podem suspeitar.

Obtenha a taxa média de aluguel para o seu mercado e defina uma taxa um pouco menor ou adicione algum valor. Cinquenta reais por mês a menos do que a média pode ser suficiente para atrair o inquilino certo.

Não dê sinais de que o imóvel esteve vazio por muito tempo

Certifique-se de não mostrar sinais de que o imóvel esteve vazio por muito tempo, pois isso coloca o proprietário em uma posição vulnerável e de desvantagem. Alguns inquilinos sabem como operar o sistema a seu favor e vão se aproveitar de proprietários desesperados, dispostos a flexibilizar suas diretrizes apenas para preencher sua vaga.

Se um inquilino em potencial perguntar há quanto tempo o imóvel está vazio, diga a eles que não faz muito tempo e o que é importante é encontrar a pessoa certa que atenda aos seus critérios.

Deixe o imóvel impecável

Você terá muito mais chances de atrair o inquilino certo com uma casa limpa e arrumada. Um gramado mal cuidado, sinais de desgaste no exterior do edifício, objetos e móveis em mal estado dão uma ideia errada a bons inquilinos em potencial. Manter sua propriedade arrumada não só causará uma boa primeira impressão, mas também garantirá segurança para aqueles que potencialmente vão morar no seu imóvel.

Pré-qualifique seus potenciais inquilinos

Quando você começar a receber perguntas, envie algumas perguntas por e-mail. Você pode fazer aos candidatos interessados ​​as seguintes perguntas por e-mail, antes de ligar para eles:

Você está empregado?
Você tem animais de estimação ou é fumante?
O que o atraiu a este local?
Qual é a sua situação atual?
Qual é o seu plano para os próximos um ou dois anos?
Gostaria de conversar com você por telefone antes de mostrar o lugar. Quando você está disponível para bater um papo ao telefone?

Falar ao telefone é uma segunda etapa opcional para o processo de filtragem. E você pode fazer as mesmas perguntas para verificar a consistência das respostas. Os inquilinos podem ter esquecido para quais lugares eles se inscreveram, portanto, é bom verificar se a história que eles contaram a você por e-mail é precisa e honesta. Algumas perguntas adicionais a serem feitas por telefone:

Você está alugando atualmente?
Você está saindo de um contrato de aluguel atual?
Se sim, por quê?
Por que você está se mudando?
Você tem referências de proprietários anteriores e referências de empregos com quem eu poderia falar se eu te escolher?
Realizarei uma verificação completa de antecedentes, você será solicitado a fornecer algumas informações pessoais após uma reunião presencial, se for escolhido. Você tem alguma objeção?

As coisas importantes para ouvir são hesitação, inconsistências ou explicação ilógica para qualquer uma das perguntas que você colocou acima, de modo a evitar inquilinos problemáticos. 

Conheça pessoalmente e leia a linguagem corporal

Ao marcar a visita, você terá a oportunidade de fazer seu julgamento sobre o potencial inquilino e assim evitar inquilinos problemáticos. Eles estão apresentáveis? Eles falam articuladamente? Eles parecem estar juntos? Existe consistência e confiança em sua voz? O que a linguagem corporal deles está dizendo a você?

Se você não tiver certeza sobre eles depois de encontrá-los, encurte o passeio e não se comprometa. Informe que você está considerando outros candidatos neste momento e que entrará em contato no futuro.

Cuidado com o golpe

Esta é uma situação em que uma pessoa, casal ou família simpática e confiável é paga para se passar por inquilinos pelo verdadeiro requerente. Existem aqueles cuja intenção de alugar um imóvel é exercer atividades ilegais, para que eles façam com que seus amigos ou parentes preencham o formulário de inscrição em seu nome.

A melhor maneira de evitar que isso aconteça é informá-los de que você fará inspeções regulares, exigirá uma verificação de antecedentes criminais e que informações falsas serão denunciadas à polícia. Como proprietário, você pode relatar quaisquer supostos crimes que podem ser relatados apenas para fins de registro e informação. Isso aparecerá em futuras verificações de antecedentes criminais do indivíduo.

Piedade tem limite

Lembre-se de que você está administrando uma empresa e não uma instituição de caridade. Você vai se arrepender de cair na história triste quando um inquilino deixar de pagar seu aluguel. Portanto, lembre-se de seus critérios para evitar inquilinos problemáticos. Se o seu inquilino potencial não cumprir, eles não se qualificam. A questão a ter em mente é “como você vai pagar o aluguel?”

Verifique pontuação de crédito e referências

Uma pontuação de crédito baixa no Serasa, por exemplo, pode fazer você querer considerar seriamente se esse inquilino terá a capacidade de pagar o aluguel mensalmente e assim evitar inquilinos problemáticos. Se houver mais de 3 a 4 consultas por ano, isso é mais do que o número normal de solicitações de crédito por ano. Verifique se as instituições ou organizações que estão solicitando informações de crédito estão concedendo crédito. Caso contrário, você deve questionar por que o solicitante não está aprovando o crédito para o solicitante. As cobranças ou falências serão anotadas, se houver.

Dicas extras

  • Se o inquilino for autônomo, ele deve ser capaz de comprovar essa situação
  • Certifique-se de avisar seus potenciais inquilinos sobre inspeções regulares
  • Se você está recebendo o aluguel em dinheiro e seu inquilino não possui uma conta bancária, faça perguntas. Muitas vezes, não é um bom sinal pagar em dinheiro e não ter uma conta bancária estabelecida.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS