Alugar meu imóvel mobiliado ou sem mobília?

Você vai anunciar um apartamento para aluguel e ainda está pensando se deseja alugar seu imóvel mobiliado ou sem mobília? Existem algumas coisas a se considerar nos dois cenários e se você quer saber mais, chegou no lugar certo. Logo abaixo, você vai ter acesso a informações sobre as principais vantagens e desvantagens de alugar um imóvel mobiliado ou sem mobília no Brasil em 2021.

Vantagens de alugar um imóvel mobiliado

  • São imediatamente habitáveis: na dúvida se alugar um imóvel mobiliado ou sem mobília, é certo que o apartamento já tem tudo que um inquilino precisa para se mudar diretamente se estiver mobiliado e isso de cara facilita as coisas.
  • Grupo-alvo mais amplo: esse tipo de propriedade – para aluguel mensal – é mais interessante para pessoas que procuram acomodação para trabalhar ou estudar por apenas um determinado período de tempo. Eles não têm intenção de morar no apartamento permanentemente. Como resultado, há mais inquilinos que podem estar interessados ​​em sua propriedade. Este tipo de apartamento também é perfeitamente adequado para pessoas que decidem dividir um lugar.
  • O valor do apartamento: logo que você começar a investir no apartamento, ele irá inevitavelmente, aumentar de valor.
  • Marketing: um apartamento mobiliado fica melhor em anúncios. Portanto, quando os clientes em potencial procuram acomodação, eles podem ser facilmente convencidos pelo que veem. Isso pode levar a que você alugue o apartamento melhor e mais rápido.
  • Controle de móveis e eletrodomésticos: você dedicou tempo e esforço para decorar o apartamento que está alugando? Em caso afirmativo, você deve sempre manter seus recibos, manuais e certificados de garantia. Assim que houver problemas no horizonte, você pode acessar rapidamente qualquer informação relevante e resolver o problema ou substituir um item.
  • Mais receita: um apartamento mobiliado tem um preço mais alto do que um apartamento sem mobília, portanto, se você investir em móveis e eletrodomésticos, poderá aumentar o preço do aluguel do apartamento.

Desvantagens de alugar mobiliado

  • O investimento em si: decorar e mobiliar um apartamento requer um investimento extra de tempo e dinheiro. Tudo o que você está adicionando ao apartamento – desde camas até lava-louças – custa dinheiro.
  • Danos ou avarias: você deve sempre estar ciente de que os móveis e eletrodomésticos estarão apresentando sinais de desgaste após o apartamento ter sido alugado por um determinado período. Além disso, as coisas podem quebrar e depois precisar ser substituídas, caso não possam mais ser consertadas.
  • Está tudo nos detalhes: não fique tentado a arrastar seus móveis antigos ou eletrodomésticos usados ​​regularmente de sua própria casa para o apartamento que você pretende alugar. Um novo inquilino deseja um apartamento e um interior novos e modernos. Se você conseguir administrar os detalhes, valerá a pena no final.
  • Aluguel mensal: apartamentos mobiliados, em sua maioria alugados por mês, então a maioria dos inquilinos provavelmente ficará apenas temporariamente, e isso significa que seu apartamento pode ficar vago por um mês (ou alguns meses) antes que um novo inquilino se interesse e assine o contrato de aluguel.
  • Lista de inventário: ao alugar seu imóvel, você deve sempre ter uma lista de todos os itens do apartamento. O inventário deve ser feito sempre que um inquilino sai do apartamento (e chega um novo inquilino).
  • Reparos ou substituições: Coisas quebram, mesmo em sua própria casa, então muito imagina em um lugar que você alugou, que não é uma propriedade pessoal do inquilino. Às vezes, os itens podem ser consertados, mas às vezes custará mais para substituí-los. Se o inquilino não for responsável por quebrá-lo ou danificá-lo, você terá que pagar essas despesas do seu próprio bolso.

Vantagens de alugar um imóvel sem mobília

  • Aluguel de longa duração: os inquilinos em potencial têm maior probabilidade de morar em um apartamento sem mobília por um período mais longo. Cada novo inquilino gastará tempo e dinheiro mobiliando o apartamento da maneira que desejar. Depois que o gosto pessoal for adicionado, você pode presumir que os inquilinos desejam alugar por mais tempo, e não apenas alguns meses. Isso resulta em uma renda mais estável.
  • Menos preocupações: quando um contrato é assinado por um período mais longo, pode ser ocupado pelos próximos cinco anos. Isso significa que os inquilinos cuidarão melhor do apartamento e de seus pertences dentro da propriedade. Isso não significa apenas que você vai alugar o apartamento por mais tempo, mas também elimina o risco de danos ou estoques quebrados após a saída do inquilino. Afinal, ele está levando seus próprios pertences com ele novamente.
  • Os inquilinos tendem a ficar mais satisfeitos: quando os inquilinos fornecem o apartamento eles próprios, isso geralmente leva a taxas satisfatórias mais altas, em oposição aos apartamentos que foram decorados pelo proprietário. As pessoas preferem ter influência própria em sua casa e em tudo que está dentro dela.
  • Nenhum investimento financeiro: se você não investir em móveis e eletrodomésticos, você economiza nessas despesas. Não gastar nenhum dinheiro em móveis significa que você mantém esse dinheiro no bolso.
  • Investimento mínimo? Se quiser investir um pouco, considere equipar o apartamento com eletrodomésticos menos pessoais, como máquina de lavar e geladeira. Esses itens não afetam a aparência de uma propriedade, mas atrairão inquilinos em potencial, porque você oferece a eles algo extra com que eles não precisam gastar. Além disso, você pode decidir aumentar o aluguel, pois você oferece aos seus inquilinos facilidades extras no apartamento.

Desvantagens de alugar sem mobília

  • O básico: mesmo que você não coloque móveis na propriedade, a presença de elementos básicos (como uma geladeira, micro-ondas ou máquina de lavar) pode ser mais atraente para potenciais inquilinos. Qualquer coisa que você adicionar a um apartamento sem mobília leva a um preço de aluguel mais alto, como por exemplo a possibilidade de usar ar condicionado ou aquecimento dentro da propriedade.
  • Menores preços de aluguel: ao contrário do que acontecia, hoje em dia um inquilino pode querer negociar o preço de um apartamento, só porque ele não está mobilado. Você pode correr o risco de aceitar um preço de aluguel mais baixo do que inicialmente planejado, devido à falta de móveis e eletrodomésticos.
  • Menor potencial: um apartamento sem mobília é o que pode afastar um certo número de potenciais inquilinos. Alguns inquilinos procuram simplesmente alojamento durante um determinado período de tempo e, por isso, pretendem apenas alugar um imóvel mobilado. Também é possível que eles não tenham dinheiro para mobiliar e decorar um apartamento inteiro, e nesse caso você poderia perder esses potenciais novos inquilinos.

Coisas para lembrar

Antes de decidir se vai alugar o seu imóvel mobiliado ou sem mobília, é melhor determinar em qual mercado você deseja alugar. Se você deseja obter o valor de aluguel mais alto possível, você precisará mobiliar o imóvel, mas isso pode gerar muitos aborrecimentos e despesas. Aqui estão alguns pontos-chave a serem lembrados:

  • Propriedades sem mobília atraem inquilinos por mais tempo
  • Você precisará substituir móveis gastos, e isso não é dedutível de impostos
  • Você precisará estar disponível para lidar com os reparos de máquinas de lavar e outros produtos da linha branca que você fornecer
  • Você pode considerar mobiliar sua propriedade com um padrão muito alto e alugá-la por curtos períodos no AirBnB; no entanto, isso é arriscado se você depende muito de pagamentos de aluguel

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS