10 Perguntas para fazer antes de comprar um imóvel

Comprar um imóvel pode ser uma montanha-russa de emoções, portanto, uma boa preparação é fundamental se você quiser evitar cometer erros dos quais poderá se arrepender mais tarde. Ter uma lista de perguntas antes de comprar um imóvel vai deixar você seguro para se concentrar no lado prático da coisa.

Há quanto tempo o imóvel está no mercado?

Fazer essa pergunta ao seu agente imobiliário permitirá que você avalie a qualidade da propriedade e seu nível de conveniência antes mesmo de reservar uma visita. Com a resposta para esta pergunta você terá uma boa ideia se pode ou não haver problemas que não são imediatamente aparentes. Por exemplo, uma propriedade que não teve muitas ofertas, mas está no mercado há meses, pode exigir uma inspeção mais detalhada… o que exatamente está afastando as pessoas?

Há quanto tempo os proprietários moram lá?

Inúmeros proprietários diferentes em um curto espaço de tempo às vezes pode ser indicativa de que há algo errado, ou, ao menos, uma bandeira vermelha para estar atento. No outro oposto, quando o imóvel está ocupado há muito tempo, também pode acabar sendp um problema, embora um problema diferente. A rotatividade rápida pode ser o resultado de algo como vizinhos ruins, enquanto uma ocupação mais longa pode significar que a propriedade precisa de algum trabalho estrutural, pois os proprietários simplesmente conviveram com os problemas em vez de resolvê-los. Embora nem sempre seja necessariamente assim, é importante tê-las em mente sempre que você estiver fazendo sua pesquisa.

Os atuais proprietários realizaram alguma obra ou ampliaram o imóvel?

Perguntar sobre qualquer trabalho de construção vai te dar uma melhor visão sobre a propriedade e o que passou ali antes da sua chegada. Se houve trabalho feito nos últimos anos, pergunte por que foi realizado. Pode ter sido simplesmente porque os proprietários queriam aumentar o valor do imóvel ou porque queriam melhorar o seu dia a dia, mas também pode ser a indicação de alguns problemas subjacentes. Realizar uma pesquisa mais detalhada, buscando os registros e permissões de obra no cartório pode ser o caminho mais seguro a seguir, mas também perguntar ao proprietário poderá economizar tempo e dinheiro.

Qual o motivo da venda? Quem é o vendedor?

Saber exatamente por que os atuais proprietários estão vendendo fornecerá mais informações e fortalecerá sua posição como comprador. Muitas pessoas não gostam de fazer essa pergunta porque sentem que estão sendo inxiridos, mas você está totalmente dentro do seu direito de fazê-lo. Da mesma forma, descobrir quem é o vendedor, se um agente imobiliário reconhecido no mercado, parte de uma imobiliária conceituada ou que já negociou diversos imóveis — com ou sem problemas? — são informações valiosas na hora de tomar uma decisão tão importante quanto a compra do seu imóvel.

Como é o bairro? Há algo especial que é preciso saber?

Esta é das mais importantes perguntas para fazer antes de comprar um imóvel, e pode te poupar muitas dores de cabeça mais tarde, sobretudo para quem é completamente novo em uma área específica. Por quê? Bem, embora perguntar sobre uma área pareça perfeitamente inocente, ninguém tem a obrigação de conhecer todos os bairros da cidade, e de novo, você está no seu direito em querer conhecer bem a região onde vai investir. Você nunca deve ter medo de perguntar sobre fatores tão importantes, mas existem maneiras e maneiras na hora de perguntar. Informe-se sobre barulho, estacionamento, coleta de lixo, congestionamento, escolas e qualquer outro detalhe que possa influenciar. Mais uma vez, não tenha medo de fazer perguntas para fazer antes de comprar um imóvel. Você também pode fazer sua própria lição de casa e sair para visitar a propriedade em diferentes horários do dia. Isso vai te dar uma perspectiva geral mais ampla sobre a realidade dessa área.

Como são os vizinhos? Eles são os proprietários ou inquilinos?

Estas são questões importantes e estão entre as mais importantes perguntas para fazer antes de comprar um imóvel. Com mais e mais pessoas morando em imóveis cada vez mais próximos, problemas com vizinhos não são incomuns. Descobrir quem vai morar perto de você pode evitar muitos problemas mais tarde. Vale conferir que tipo de impressão a sua propriedade dá. Está em estado de abandono? O que você sentiria em relação ao seu imóvel se você fosse uma vizinha?

Quais são os custos de funcionamento da propriedade?

Descobrir as taxas de impostos, os custos de serviços públicos e os custos gerais de funcionamento do dia-a-dia da propriedade facilitarão a formulação de um orçamento correto e a informar se a casa é viável ou não financeiramente para você. Os impostos podem tirar uma parte do seu salário mensal, por isso é essencial descobrir exatamente quanto do seu dinheiro você está disposto a investir na casa.

O que os proprietários pretendem deixar no imóvel?

O proprietário está deixando alguma coisa para trás? Você vai ficar com algum dos produtos da linha branca (geladeira, fogão, máquina de lavar)? Talvez eles estejam dispostos a deixar os móveis de jardim se estiverem indo para um lugar menor ou que simplesmente não vale a pena levar na mudança? Esse é o tipo de coisa que você não vai saber a menos que pergunte, e algumas pessoas podem até agradecer por sua ajuda a se livrar de coisas que não querem mais.

O jardim recebe a melhor luz?

Saber para que lado o jardim fica é uma pergunta importante que muitas pessoas esquecem de fazer. Um jardim virado ao norte significa longas noites de verão, enquanto um jardim virado a sul pode significar menos sol e calor dentro de casa! Se você passa (ou gostaria de passar) boa parte do seu tempo ao ar livre, faça esta pergunta antes de seguir em frente.

Como são as amenidades locais?

Embora você possa fazer muitas pesquisas sobre isso sozinho, perguntar aos proprietários ou ao seu agente imobiliário sobre coisas como transporte, restaurantes, bares, escolas, centros de lazer será mais prático e mais real. Tente ir um pouco mais fundo e faça perguntas específicas, como: ‘em que área escolar está a propriedade?’ ou ‘onde fica o supermercado mais próximo?’. Pronto agora você já está mais preparado com a listinha das perguntas para fazer antes de comprar de um imóvel.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS