Prós e contras de ser proprietário locador

Se você possui um imóvel e quer utilizá-lo como um investimento, esteja ciente dos prós e contras de ser proprietário locador.

A ideia de comprar uma casa ou apartamento para alugar com fins lucrativos pode parecer atraente.

Mas comprar um imóvel de aluguel para obter renda extra e valorizar o capital a longo prazo pode ter seus altos e baixos.

Por exemplo, o mercado imobiliário pode flutuar dependendo da localização, oferta, demanda e também da economia.

Prós de ser proprietário

Renda extra

A receita de aluguel é, de longe, um dos maiores benefícios em possuir propriedades de investimento.

Se o aluguel for mais baixo que as despesas de manutenção da propriedade (como impostos sobre a propriedade, seguro, reparos e manutenção), e do custo de financiamento, a conta fica favorável ao proprietário locador.

É assim que se estabelece uma entrada consistente de renda enquanto a propriedade estiver ocupada e o o inquilino paga em dia.

Dedução de taxas ao proprietário

Outra categoria de benefício por possuir um imóvel alugado são os fiscais. Há uma série de deduções disponíveis para propriedades de investimento que está entre os prós de ser proprietário locador.

Se a propriedade for de uma empresa, o custo da propriedade, incluindo seguro, impostos e certas despesas de manutenção ou reparos.

Muitos desses benefícios estão disponíveis apenas para investidores em imóveis de aluguel e podem significar uma economia significativa de impostos ao longo do tempo.

Valorização da propriedade

Embora nem sempre seja o caso, na maioria das vezes, os imóveis se valorizam ou aumentam de valor com o tempo.

Dependendo de onde esteja localizado o imóvel para locação, há uma chance de o locador se beneficiar de sua valorização futura, além da receita extra que ele produziu com o aluguel.

Se a receita do aluguel for maior que as despesas e o custo de financiamento do imóvel, o pagamento do aluguel do inquilino paga a hipoteca, reduzindo a dívida principal a cada mês.

Isso significa que o proprietário está acumulando patrimônio sem ter que pagar a hipoteca ou juros, um ponto positivo entre os prós e contras de ser proprietário.

Compromisso mínimo de tempo

Muitos proprietários podem ter uma carreira em tempo integral, além de possuir uma propriedade, especialmente se puderem contar com um pouco de ajuda.

Se você estiver preocupado com o compromisso de tempo associado à administração da propriedade, tem a opção de contratar um gerente para assumir as responsabilidades que ocorrem durante o horário comercial.

Contras de ser proprietário

Falta de liquidez

O mercado imobiliário não é um ativo líquido. Mesmo no mercado mais aquecido, pode facilmente levar vários meses para concluir uma venda.

E se o seu tempo for impulsionado por uma emergência ou outro evento inesperado, sua necessidade de vender rápido pode não conseguir o melhor preço.

Aumento de impostos para o proprietário locador

Os juros e o principal da hipoteca podem ser fixos, mas não há garantia de que os impostos não aumentarão mais rápido do que você pode aumentar os aluguéis.

Os prêmios de seguro também podem disparar, como ocorreu na esteira de desastres naturais.

Inquilinos difíceis

Apesar do critério ao examinar possíveis locatários, você pode acabar tendo de lidar com perfis complicados.

Por exemplo, eles podem ser carentes ou exigentes, pagar atrasado, esquecer de desligar a água e assim por diante.

Mas lembre-se, você pode, por exemplo, adicionar um cláusulas ao formulário de aluguel padrão que especifique regras sobre ocupação, animais de estimação, fumo, seguro do inquilino e assim por diante.

Declínio da vizinhança

Em um cenário ideal, sua propriedade florescerá em meio a outras moradias bem conservadas e as amenidades locais irão melhorar.

Como resultado, seu fluxo de caixa aumentará continuamente e seus custos permanecerão estáveis.

No entanto, os bairros podem mudar e seu investimento pode depreciar com o tempo.

Você deve prestar atenção à política local onde investe, da mesma forma que faria onde mora.

Papel do proprietário

Ser proprietário não é para todo mundo. Você pode ter vergonha de aumentar os aluguéis ou não gostar da forma como os outros tratam sua propriedade e isso pode levar a conflitos.

Você pode até se tornar amigo de seus inquilinos ou eles já podem ser familiares ou amigos.

Se você não souber administrar o aluguel ou os cuidados com a propriedade, por exemplo, pode acabar cobrando um aluguel bem abaixo do preço de mercado.

Manutenção a cargo do locador

Na manutenção de uma propriedade, surgem pequenos e grandes reparos. Alguns proprietários podem economizar dinheiro fazendo eles próprios o trabalho.

No entanto, a maioria não tem tempo, ferramentas ou habilidades para reparos domésticos. Espere gastar um dinheiro extra para resolver esse tipo de problema.

Resumo sobre prós e contras de ser proprietário

Ser locador não é para todos, antes é preciso analisar os prós e contras de ser proprietário.

Considere quem você é e o que deseja de seus investimentos imobiliários e determine se as condições estão alinhadas com seus objetivos de investimento e com a sua personalidade.

Você despejaria um inquilino se ele parasse de pagar? A renda extra com o aluguel valeria para lidar com um inquilino ocasional, reparos caros inesperados ou exposição a riscos? É preciso pensar bem nisso.

Só você pode decidir se ser proprietário é a escolha certa para você e sua carreira de investidor no mercado imobiliário.

Saber o que esperar pode tornar essa decisão um pouco mais fácil, conte com Rentila nesta hora.

 

 

.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS