Erros comuns dos proprietários ao colocar um imóvel para alugar

Embora possa parecer fácil ser proprietário, são muitos os erros comuns dos proprietários, já que gerenciar imóveis requer a mentalidade de um profissional de negócios. Sem experiência, pode ser fácil perder dinheiro, mas estamos aqui para te ajudar a gerir as suas propriedades com maestria.

Não verificar adequadamente um inquilino em potencial

Por mais ansioso que você esteja para conseguir um inquilino, não vale a pena apressar as coisas sem verificar primeiro as credenciais do inquilino. Use um formulário de solicitação de aluguel que forneça informações adequadas, pague o dinheiro necessário para obter um relatório de crédito (para verificar o histórico de pagamentos atrasados, contas inadimplentes, etc.) e reserve um tempo para verificar as referências, incluindo empregadores e ex-proprietários . Mesmo que o inquilino esteja “desesperado” para se mudar e possa fazer o depósito imediatamente, verifique primeiro o histórico dele. Não se se sinta apressado ou pressionado, pois pode cometer um erro potencialmente caro.

Pensar que o imóvel estará sempre alugado

Antes de fechar um imóvel, você precisa fazer sua própria diligência financeira e garantir que pode pagar a hipoteca (se estiver pegando um empréstimo) caso tenha meses sem inquilino pagando aluguel. Não arrisque uma possível execução hipotecária e ruína financeira porque você falhou em fazer uma análise simples do fluxo de caixa. Manter fundos suficientes para cobrir os pagamentos da hipoteca quando não há locatários é fundamental.

Subestimar o custo de reparos ou manutenção contínua da propriedade

Para manter os inquilinos interessados ​​(e pagando) pela propriedade, você precisará mantê-la. Certifique-se de cobrar o suficiente pelo aluguel para, pelo menos, ajudar a cobrir uma parte dos custos de manutenção contínuos (ou seja, pintura, limpeza, manutenção de água, luz, jardim etc). Planeje também tirar dinheiro do negócio ou do seu próprio bolso, caso não tenha o dinheiro necessário para fazer grandes reparos (como danos estruturais, substitução de eletrodomésticos etc).

Ver isso como um hobby

Possuir imóveis para alugar é um negócio e, para obter lucro, você precisará operá-lo como tal. Isso significa estabelecer contas bancárias separadas para depósitos e despesas, usar um sistema de contabilidade e consultar um profissional tributário para garantir que você esteja lidando (e pagando!) corretamente os impostos sobre o seu negócio. Se você não se preparar com os recursos e relacionamentos necessários, provavelmente acabará perdendo dinheiro.

Não fazer um contrato

Nos negócios, você não pode confiar em promessas. Para sua própria proteção legal, é essencial que seus inquilinos assinem um contrato de locação para residir na propriedade e certifique-se de que eles entendam os termos do contrato. Se você tiver problemas com seu inquilino, precisará de documentação vinculativa por escrito (ou seja, um contrato de aluguel) para que o juiz tome uma decisão. Conheça a lei de aluguel e certifique-se de usar um formulário apropriado.

Fazer perguntas indiscretas em entrevistas

Você não quer correr o risco de dar a um inquilino em potencial motivos suficientes para processá-lo por discriminação fazendo as perguntas erradas durante a entrevista de triagem. Você não pode negar o pedido de um inquilino com base em raça, cor, religião, nacionalidade, sexo, estado civil, deficiência ou situação familiar (se eles planejam ter filhos ou não).

Negligenciar inquilinos

A(s) casa(s) que você está alugando são de sua responsabilidade. Se você não verificar regularmente com seus inquilinos e as condições da propriedade, você não terá ninguém para culpar a não ser você mesmo se algo der errado. No entanto, certifique-se de que você não está violando as leis em relação à privacidade do inquilino antes de aparecer na propriedade sem avisar. Você pode inadvertidamente dar a eles o direito de processá-lo ou ser liberado dos termos de seu contrato de aluguel.

Não atender aos códigos de habitação

Como proprietário, você deve garantir que a propriedade atenda aos códigos de construção e aos padrões de segurança. Se você não cuidar da sua parte no acordo legal, seus inquilinos podem ter motivos para quebrar os termos do seu contrato de aluguel, potencialmente processá-lo e até mesmo ter direito legal a uma compensação por danos ou ferimentos devido à sua negligência.

Atrasar um despejo

Não iniciar o processo de despejo o mais rápido possível pode ser um erro muito caro. Se você tiver problemas com um inquilino e não tiver certeza sobre seus direitos ou como proceder, entre em contato com um advogado de despejo o mais rápido possível.

Não cumprir os termos do contrato de aluguel

Se você destacou que o atraso no pagamento do aluguel incorreria em uma penalidade, cobre-o. Se você observou que nenhum animal de estimação é permitido e seu novo inquilino adota um cachorro, aplique a penalidade. Se seus inquilinos perceberem que você é negligente com os termos do contrato, eles provavelmente seguirão o exemplo. Defina – e imponha – o padrão que você deseja manter.

Não anotar

É essencial que você mantenha a documentação escrita das interações com seus inquilinos no caso de precisar levá-los ao tribunal. Anote conversas telefônicas e guarde cópias de e-mails, correios de voz ou mensagens de texto, etc., para poder apoiar suas alegações.

Coisas para lembrar para evitar erros comuns dos proprietários

Em conclusão, colocar um imóvel para alugar pode ser uma experiência gratificante e rentável para os proprietários, desde que sejam evitados erros comuns. Os erros mencionados acima podem levar a problemas financeiros, legais e de relacionamento com o inquilino.

Para evitar esses problemas, é fundamental realizar uma triagem completa do inquilino, redigir um contrato de aluguel adequado, definir um preço de aluguel justo, manter uma comunicação clara, realizar inspeções regulares, adquirir um seguro residencial adequado, manter a propriedade em bom estado de conservação, respeitar os direitos dos o inquilino, faça um inventário detalhado e retenha o depósito de segurança adequadamente.

Ao prestar atenção a esses aspectos e evitar esses erros, os proprietários podem garantir que o processo de aluguel seja bem-sucedido e tranquilo. Ao oferecer moradias em boas condições, cumprindo os requisitos legais e estabelecendo uma comunicação eficaz, os proprietários podem manter um relacionamento positivo com seus inquilinos e garantir um fluxo constante de renda. No final, alugar uma casa pode se tornar um investimento lucrativo e satisfatório.

.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS