Notícias do mercado imobiliário

A cada mês, a Rentila fornece uma visão completa das notícias mais recentes sobre compra, aluguel e outras atualizações no mercado imobiliário. Em nosso artigo de novembro de 2023, você aprenderá quais são os bairros mais caros da América Latina e em quais cidades os imóveis mais se valorizaram. Além disso, exploraremos os desafios para mudar os centros urbanos, ‘mini-Bolívia’ em SP, energia solar, as oportunidades para estrangeiros no mercado imobiliário e muito mais. Mantenha-se conectado conosco para se manter informado e atualizado!

Legislação
É preciso reduzir a assimetria de informação no mercado imobiliário

Agora, quem pensa em alugar ou comprar um imóvel – muitas vezes o investimento mais importante na história de uma família – tem acesso a quase nenhum dado ou informação pública. No máximo conta com a ajuda de um amigo, porteiro ou zelador para entender quanto vale aquela transação, aquele negócio.
Ler mais →


9 mitos e as verdades sobre a locação de imóveis

Começar uma nova história, seja uma jornada pessoal ou profissional, depende de muita coragem e de escolhas importantes. A decisão sobre alugar ou não um imóvel costuma ser uma delas. Contudo, são muitas as incertezas sobre os melhores caminhos a se seguir.
Ler mais →


O que é averbação na matrícula de um imóvel?

Você pode comprar um imóvel, mas ele só será realmente seu quando o mesmo estiver registrado em seu nome! Esta é uma máxima do mercado imobiliário, e que, por vezes, muitos compradores ignoram. Estamos falando da matrícula do imóvel, um documento essencial que atesta a propriedade. Vamos descomplicar esse assunto.
Ler mais →


Comprou ou vendeu imóveis nos últimos 5 anos? Você pode obter reembolso do ITBI

As transações imobiliárias, comuns no dia a dia, requerem processos burocráticos e custos, como o ITBI, um imposto municipal cuja alíquota varia entre municípios, porém, o recente entendimento do STJ sobre sua base de cálculo pode reduzir consideravelmente seu valor.
Ler mais →


Título de capitalização pode ser usado para garantir a locação

Conheça mais sobre o produto que teve um crescimento de 16,9% em 2022, saiba como usá-lo na hora de locar um espaço e se o título é uma boa opção de investimento
Ler mais →


Como fica a locação em caso de venda do imóvel?

A existência de uma locação, por si só, não impede que o proprietário/locador venda o imóvel, desde que, primeiramente, conceda ao locatário o direito de comprá-lo.
Ler mais →


Desistiu da compra de um imóvel? Saiba o que fazer

Desistir da compra de um imóvel é uma situação que pode ocorrer por diversos motivos e, nesse momento, conhecer seus direitos e deveres é fundamental. No setor da construção civil, existem medidas para garantir um distrato imobiliário. Ou seja, ambas as partes devem seguir regras específicas da desistência de um contrato de venda.
Ler mais →


Como declarar o aluguel pago e recebido no Imposto de Renda?

A declaração do imposto de renda gera dúvidas para muitas pessoas, sendo uma das principais a respeito de aluguéis, tire suas dúvidas
Ler mais →


Banco tomou seu imóvel? Ele tem que devolver as parcelas? Veja seus direitos

Um anúncio recente causou apreensão entre brasileiros quando o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou os bancos a tomar imóveis como garantia de empréstimos de forma extrajudicial em caso de atraso no pagamento das parcelas. Mas o que de fato diz a lei quanto a esta decisão e como o cliente pode reaver seu imóvel protegido pela justiça? Continue lendo abaixo e entenda mais detalhes.
Ler mais →


Mercado Imobiliário
Os bairros mais caros da América Latina: onde ficam e quanto é o metro quadrado?

O bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, é o mais caro do Brasil, mas não da região, em levantamento que considera casas à venda em 26 bairros de alto padrão em 13 países
Ler mais →


Em quais cidades os imóveis mais se valorizaram e mais perderam nos últimos 5 anos?

O aumento do preço médio do metro quadrado nos municípios onde houve ganhos ficou entre 16% e 40,8% acima da inflação, segundo o índice FipeZap.
Ler mais →


Três características dos atuais apartamentos semimobiliados para o mercado de locação

A busca por praticidade no morar é uma tendência e, por isso, os apartamentos semimobiliados têm ganhado destaque no mercado. Hoje inclusive, já existem pessoas e companhias investindo neste tipo de imóvel para alugar, oferecendo ainda mais vantagens do que as tradicionais já conhecidas.
Ler mais →


Um ano positivo para o aluguel de imóveis

A locação residencial é a grande protagonista de 2023. Na opinião de especialistas, a alta da Selic (taxa básica de juros), as incertezas políticas e econômicas desde o fim de 2022, além da consequente alta das taxas do crédito imobiliário, desfavoreceram o segmento de compra e venda que, até então, demonstrava um crescimento nos últimos anos.
Ler mais →


Por que fundos imobiliários estão de olho em imóveis residenciais?

O negócio parece ser atrativo e ainda ter muito espaço para crescimento no Brasil.
Ler mais →


Comportamento
A ocupação que se regularizou e se tornou ‘mini-Bolívia’ em SP

Abandonado por 22 anos pela empresa proprietária, o terreno foi ocupado em 2013 por membros do Movimento Independente de Luta por Habitação da Vila Maria (MIVM) e famílias pobres da zona norte.
Ler mais →


A difícil receita para salvar de forma mais efetiva os centros urbanos

Somente um conjunto de forças pode mudar a realidade de áreas em processo avançado de decadência
Ler mais →


5 motivos para adotar a energia solar residencial

Entre as vantagens da tecnologia sustentável estão a economia de até 90% na conta de luz e a valorização do imóvel em até 10%
Ler mais →


Ter mais espaço é diferencial na busca por imóvel no Brasil

Além disso, locais com mais segurança e área de lazer também estão entre os aspectos mais desejados
Ler mais →


Estrangeiros no mercado imobiliário: limitações e oportunidades

Entre os tantos aspectos do Brasil que atraem estrangeiros, a possibilidade de aquisição de imóveis no país, seja para exploração, seja para uso próprio, é indubitavelmente um dos mais marcantes e que apresenta debates contínuos sob a ótica jurídica, dadas as limitações legais.
Ler mais →


Por que mais mulheres estão se tornando corretoras de imóveis?

Levantamento mostra que elas são atraídas por salários e horários flexíveis
Ler mais →


Desigualdade na habitação do DF contrasta com renda domiciliar

Apesar da renda mais alta que a média nacional, o brasiliense ainda encara dificuldade em adquirir domicílio próprio. O problema se aprofunda a partir das moradias irregulares que existem no território desde sua fundação
Ler mais →


.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS