Notícias do mercado imobiliário

A cada mês, a Rentila fornece uma visão completa das notícias mais recentes sobre compra, aluguel e outras atualizações no mercado imobiliário. Em nosso artigo de dezembro de 2023 : demanda crescente por imóveis no Brasil está impulsionando os preços de aluguéis em várias cidades; a valorização imobiliária surpreendentemente não se concentra em Rio e São Paulo; pesquisa revela os custos de viver sozinho nas cidades da América Latina. Além disso, mostraremos a importância da vistoria do imóvel, aprenderemos como funciona o desmembramento do terreno e muito mais. Mantenha-se conectado conosco para se manter informado e atualizado!

Mercado Imobiliário
Aumento na procura por imóveis faz preço dos novos contratos de aluguel subir no Brasil

Em algumas capitais, o aumento é quase dez vezes maior do que a inflação. Goiânia é a capital onde mais aumentou. Depois, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro, Curitiba e BH.
Ler mais →


A grande surpresa do ranking de capitais com maior valorização imobiliária

Spoiler: a primeira posição no ranking não ficou nem com Rio, nem com São Paulo.
Ler mais →


Comprar imóvel para alugar no Airbnb dá dinheiro?

O aluguel por temporada em plataformas como o Airbnb pode gerar retornos até 100% mais altos que o aluguel convencional, segundo empresas do mercado.
Ler mais →


Quanto custa morar sozinho nas cidades da América Latina?

Na América Latina, viver de forma independente nas principais cidades não é barato. Confira qual cidade é a mais cara e a mais barata.
Ler mais →


Por que o Meireles é o bairro mais caro do Nordeste para comprar imóvel?

De acordo com a pesquisa FipeZap Venda Residencial, Meireles é o bairro mais caro do Nordeste, constatação que está relacionada a fatores históricos e de oferta e demanda
Ler mais →


Quanto custa morar na Avenida Paulista?

Região celebra aniversário de 132 anos sem perder o status de ponto turístico da cidade.
Ler mais →


Brasil está entre os melhores destinos imobiliários na visão dos americanos

Enquanto os preços nos Estados Unidos atingem altas, os norte-americanos estão descobrindo os lugares mais acessíveis para adquirir propriedades.
Ler mais →


Legislação
Entenda a importância da vistoria do imóvel para locador e inquilino

O combinado não sai caro, já diz o ditado. E não sai mesmo, principalmente entre inquilinos e locadores. Quem já passou por todo o processo de locação, seja como locatário ou como dono do imóvel, sabe bem que toda precaução legal é necessária para que o negócio seja bom e justo para ambas as partes.
Ler mais →


Como funciona o desmembramento de um terreno?

O desmembramento de terreno é o processo utilizado por construtoras que dividem os espaços adquiridos para erguer edifícios.
Ler mais →


STJ mantém decisão que proibiu locação pelo Airbnb sem autorização do condomínio

Ministros entenderam que locação por Airbnb, para curtos períodos, não se enquadra nos contratos típicos de locação residencial ou por temporada
Ler mais →


Tributação e impostos
Isenção de IR na venda do imóvel: descubra quando não é necessário pagar

Quando você vende um imóvel por um preço maior do que comprou, existe um cálculo de imposto sobre lucro imobiliário a ser pago: o Lucro Imobiliário.
Ler mais →


IPTU Digital: prefeituras mudam a forma de cobrança para facilitar o pagamento

O IPTU Digital ganha destaque como alternativa ao tradicional carnê em papel.
Ler mais →


Crédito
Redução da Selic é comemorada pelo mercado imobiliário

A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central de reduzir mais uma vez a Selic (taxa básica de juros da economia brasileira) foi bem vista pelo mercado imobiliário. O corte de 0,5 ponto percentual, de 12,25% para 11,75% ao ano, foi o quarto consecutivo de 2023. Medida pode incentivar o acesso ao crédito para a casa própria.
Ler mais →


Dicas
É possível visitar um imóvel em leilão?

O encarecimento dos imóveis no Brasil e o avanço da tecnologia contribuem para a popularização dos leilões virtuais.
Ler mais →


Comportamento
Inquilinos brasileiros reclamam de xenofobia para alugar imóveis em Portugal

Brasileiros que têm atravessado o Atlântico para começar uma nova vida em Portugal têm encontrado dificuldades na hora de buscar um lugar para morar.
Ler mais →


O mercado de imóveis no Brasil tem mudado por influência dos pets. Entenda!

Vê-se cada vez mais condomínios com espaços dedicados aos animais, como pet play e pet care, na tentativa de atender a um público crescente de tutores.
Ler mais →


Geração Z Busca Imóveis Cada Vez Mais Compactos E De Baixo Valor

Comprar ou alugar um imóvel é um momento marcante na vida de qualquer pessoa. A geração Z apresenta uma forma de consumo voltada para a praticidade e baixo custo.
Ler mais →


Cresce número de brasileiros que moram de aluguel, mostra IBGE

Pesquisa aponta que 20,2% da população vive em imóvel alugado; maioria tem casa própria no país.
Ler mais →


Outros
Verão: 10 melhores cidades para alugar uma casa na praia

Com a chegada da temporada de verão, muitos brasileiros já começam a planejar suas merecidas férias à beira-mar. Conheça o ranking de melhores cidades para alugar uma casa na praia e curtir suas férias de verão com a família.
Ler mais →


Invasão do mar em Santos pode impactar vendas de imóveis nos bairros afetados

Bairros de Santos podem ser invadidos pelo mar até 2050. Os estudos apontam que medidas urgentes precisam ser tomadas para evitar emergências climáticas como esta, que pode deslocar mais de 20 mil santistas de suas residências nos próximos 20 anos. Mas, no que isso afeta o mercado imobiliário? Vai valer a pena investir em um imóvel na região da Ponta da Praia, da Aparecida e do Boqueirão?
Ler mais →


Por que aluguel vai ficar mais caro com aumento do nível do mar

Com os níveis do oceano se elevando em todo o mundo, a cidade de Miami, no Estado norte-americano da Flórida, enfrenta a necessidade urgente de se adaptar.
Ler mais →


Os detalhes da maior transação imobiliária do século no Rio de Janeiro

Destino de celebridades e de novos ricos cariocas que buscam condomínios mais modernos e equipados para morarem, a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, virou uma espécie de galinha dos ovos de ouro.
Ler mais →


 

.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS