The Difference Between a Holding Deposit and a Tenancy Deposit

Qual é o aspecto mais importante para decidir onde investir em um imóvel? Vários profissionais do ramo imobiliário vão te dizer que é “localização, localização e localização”. Acredite ou não, a localização é a coisa mais importante a se pensar para investir em um imóvel.

Embora não exista um método simples e definido para escolher uma localização ou área onde há potencial para encontrar crescimento no preço das casas e altos rendimentos, existem alguns indicadores e padrões que podem ajudar você a avaliar se uma localização está em ascensão.

Aqui estão as principais coisas que você deve ficar de olho para identificar regiões imobiliárias promissoras.

Pontos de interesse para jovens

Um grande fluxo de jovens é um dos primeiros indicadores do ressurgimento de uma região. Jovens profissionais na casa dos 20 aos 30 anos geralmente definem a tendência quando se trata dos próximos grandes locais de investimento imobiliário.

Essa tendência já foi observada em alguns bairros populares de São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, Salvador e cidades no litoral paulista, também evoluíram rapidamente para se posicionar entre as cidades mais desejadas para morar no Brasil. Essas tendências ficaram marcadas sobretudo com a chegada da pandemia e a flexibilização das regras de trabalho, permitindo trabalho remoto.

Os jovens têm orçamentos menores, mas ainda desejam uma boa qualidade de vida e gravitam em direção a locais que estão à beira do desenvolvimento. Serviços e amenidades, como cafés, supermercados, bares e restaurantes, tendem a se desenvolver em torno de novos moradores à medida que eles se mudam. À medida que a popularidade de um bairro aumenta, os aluguéis e os valores das casas aumentam junto e esse é um ótimo indicativo de lugar ideal para investir em um imóvel.

Chegam os negócios e sobem os valores dos imóveis

Quando empregadores de médio e grande porte migram ou se mudam para uma região ou cidade, isso é uma indicação de que os valores dos imóveis podem crescer e a região está em alta. É provável que as empresas contratem ou realoquem funcionários, resultando em um aumento na demanda por moradias, o que faz dessa área promissora para investir em um imóvel.

Como resultado, é provável que mais pessoas pensem em se mudar para a área, o que gera um contínuo aumento pela demanda de moradias. Um exemplo é o desenvolvimento da zona oeste da capital paulista, onde a demanda por imóveis locais e regionais continua aumentando, abrindo espaço para novos bairros antes pouco conhecidos, como a Vila Anglo, se tornar evidente para quem busca morar na região.

Outro fenômeno interessante com a expansão das áreas de interesse é que a tomada de bairros antes pouco populares encontra algo raro: vários dos imóveis disponíveis são casas, o que atrai maior demanda sobretudo de quem já está cansado de viver em apartamento.

Áreas de Reabilitação e Novos Investimentos

Os investimentos em infraestrutura e amenidades são um forte indicador do potencial de crescimento de uma região. Em São Paulo, por exemplo, os investimentos estão remodelando vários bairros.

A cidade agora mesmo é quase um canteiro de obras a céu aberto, públicos ou particulares, esses projetos certamente aumentarão a atratividade de vários bairros de São Paulo como um lugar para se viver, resultando em um influxo de novos residentes e um aumento no valor das propriedades.

A maioria dos conselhos publica planos de regeneração de áreas, vale a pena ficar de olho. O trabalho de melhoria normalmente se concentra em habitação, transporte sustentável e ruas principais.

Existem planos de longo prazo que ajudam a renovar a cidade e atrair moradores e turistas.

Possíveis localizações e comodidades do imóvel

Áreas bem servidas por instalações, como lojas, escolas e supermercados, podem ser indicativas da atratividade de um bairro. A atratividade de um bairro para locatários e aqueles que procuram uma propriedade para colocar de aluguel provavelmente aumentará se suas comodidades estiverem a uma curta distância.

As cidades e vilas como um todo estão experimentando um padrão semelhante no que diz respeito aos equipamentos públicos. Se houver comodidades convenientes nas proximidades, como um centro de transporte ou um novo setor de varejo, é provável que o local se torne um centro residencial.

Outro indicador é a quantidade de agências de investimento imobiliário nas proximidades.

Se houver alguns já trabalhando na região, isso indica que o crescimento dos preços dos imóveis é esperado no futuro próximo.

Locais de transporte e imóveis

Um número crescente de conexões ou links de transporte em expansão é outra técnica para identificar locais com valores de propriedade crescentes. Por exemplo, se você está procurando uma casa ou propriedade em São Paulo, é uma boa ideia examinar as ligações de transporte importantes e localizá-las em bairros mais distantes. Algumas paradas dos principais centros ou estações de transporte é uma área onde os preços dos imóveis provavelmente aumentarão.

Nos próximos anos, prevê-se que os valores das propriedades subam mais perto de onde há pontos de transporte facilitado, seja ele público ou particular. Especialmente porque os indivíduos migram para lugares mais baratos que, no entanto, oferecem conveniência.

Como você localiza um imóvel com potencial?

Um investidor deve estar confiante de que qualquer imóvel tem potencial para crescer. A localização é um dos elementos mais importantes a ter em conta na procura de uma casa. Considere a proximidade de transporte público, conveniências, centros de negócios e escolas. Tudo isso indica que a localização do imóvel tem alto potencial de valorização.

Tipo de imóvel

Concentre-se na estrutura do imóvel. Certifique-se de que a estrutura tenha o esqueleto adequado, mesmo que a aparência seja imperfeita. Isso pode ser transformado em um investimento ideal ou em uma casa para alugar com o mínimo de esforço.

Você pode escolher entre apartamentos e casas e o tamanho adequado. Quando se trata de apartamentos, os apartamentos de 1 quarto são os preferidos pelos casais. Visto que os jovens e as famílias geralmente optam por apartamentos de 2 ou 3 quartos.

Apartamentos de 1 a 2 quartos geralmente estão mais próximos do centro da cidade e as casas estão localizadas em subúrbios mais residenciais.

Espaços externos e de armazenamento

A demanda por espaço ao ar livre é maior do que nunca. Considere jardins com altos níveis de isolamento. Talvez uma garagem ou espaço adicional possa ser adicionado ao imóvel.

Conclusão

Não há garantias quando se trata de identificar uma área promissora para investir em um imóvel. No entanto, padrões e tendências podem servir como indicadores úteis.

Seja monitorando o investimento recebido pela zona, observando para onde os jovens profissionais estão migrando, ou levando em consideração comodidades e transporte. Essas dicas sutis e não tão sutis ajudarão você a restringir sua pesquisa.

Para saber mais sobre áreas emergentes de investimento imobiliário, fique ligado no Rentila, que te mantém atualizado sobre o mercado brasileiro de imóveis e propriedades.

.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS