Voltar ao blog

Contratos

Gerencie seus imóveis com facilidade e segurança

O software de gestão imobiliária intuitivo e eficiente, utilizado por milhares de proprietários em todo o Brasil.

Cadastro gratuito
  • Tabela dos conteúdos

Como funciona o IPTU¿

Saída ou mudança de inquilino: o que fazer na entrega das chaves?

O Imposto Predial e Territorial Urbano é arrecadado anualmente de todos que possuam imóveis em territórios urbanos situados no Brasil, seja este um apartamento, casa, garagem, ou até mesmo um ponto comercial.

A cada propriedade é arrecado um imposto, se, por exemplo, o proprietário possuir quatro imóveis, este pagará o IPTU referente aos quatro. Lembrando que o imposto também é cobrado para imóveis que estão em nome de empresas. Porém se o proprietário tem um terreno sem construção, ele não pagará o IPTU, nesse caso é necessário pagar o ITU (Imposto Territorial Urbano). E para quem vive fora da área urbanizada do país, contribuirá com o ITR (Imposto Territorial Rural).

O IPTU é cobrado pelas prefeituras de cada município, por isso não tem um valor fixo para todas as cidades do Brasil que varia de acordo com a sua avaliação imóvel. Este valor é chamado de valor venal, que significa o valor estimado do bem definido pelo Poder Público, tal valor é base de um cálculo que não corresponde ao valor real do imóvel, por isso é chamado de valor venal de referência.

Os critérios da avaliação para o cálculo do valor venal do imóvel seguem esta fórmula:

• V= A x VR x I x P x TR

Onde V= Valor venal do bem; A= Área do terreno; VR= Valor do metro quadrado dos imóveis próximos; I= Idade do bem; P= Posição do imóvel em relação à área próxima a ele; TR= Tipologia Residência, varia de acordo com as características de construção.

Gerencie seus imóveis com facilidade e segurança

O software de gestão imobiliária intuitivo e eficiente, utilizado por milhares de proprietários em todo o Brasil.

Cadastro gratuito

Mais da Rentila

Guia para proprietários: formas eficazes de lidar com o atraso no pagamento de aluguéis

Guia para proprietários: formas eficazes de lidar com o atraso no pagamento de aluguéis

O atraso no pagamento de aluguéis é uma situação comum no mercado imobiliário, mas que pode gerar desconfortos e impactos financeiros tanto para locadores quanto para locatários. Saber lidar com esse tipo de ocorrência de forma eficiente, respeitosa e dentro dos limites legais é essencial para manter uma boa relação entre as partes e evitar prejuízos maiores. Este guia tem como objetivo principal apresentar formas práticas para enfrentar atrasos no pagamento do aluguel, destacando a importância da comunicação, da negociação e do conhecimento dos direitos e deveres previstos em contrato.

Leia mais

Compreendendo o seguro de garantia de aluguel: vale a pena para proprietários?

Compreendendo o seguro de garantia de aluguel: vale a pena para proprietários?

O seguro de garantia de aluguel é uma modalidade de proteção que tem ganhado popularidade no mercado imobiliário brasileiro. Ele funciona como uma alternativa às tradicionais formas de garantia, como o fiador, e o depósito caução, oferecendo maior segurança tanto para proprietários quanto para inquilinos. O seguro de garantia de aluguel simplifica o processo de locação, além de proporcionar mais tranquilidade para ambas as partes, dessa forma, ele se apresenta como uma solução prática, moderna e acessível, que atende às necessidades do mercado imobiliário atual, promovendo uma relação mais ágil e transparente entre locadores e locatários.

Leia mais

Gerencie seus imóveis online com a Rentila — de forma fácil e eficiente.

Software de gestão de imóveis intuitivo e confiável, usado por milhares de proprietários no Brasil.

Cadastro gratuito