Alquilar una propiedad vacía o amueblada: ¿Qué elegir?

O mercado imobiliário oferece uma ampla gama de propriedades para alugar. E os inquilinos podem escolher entre alugar o imóvel vazio ou mobiliado.

Cada opção tem as suas vantagens e desvantagens. Então, que tipo de aluguel escolher: um aluguel com móveis ou um aluguel sem móveis?

Alugar imóvel vazio ou mobiliado?

Alugar imóvel vazio ou mobiliado é definir se a propriedade será entregue com algum móvel ou sem nada. Ou seja, é colocada à disposição do inquilino sem móveis nem equipamentos. Assim, este deve trazer o que necessita para a sua vida cotidiana.

No Brasil se pode encontrar as duas opções, tanto em apartamentos como em casas, embora seja mais comum encontrar imóveis vazios do que mobiliados. Os imóveis mobiliados, para além de contarem com os móveis e instalação de cozinha e de banheiro, estão equipadas também com peças de mobiliário tais como cama, sofá, mesa, cadeiras e outros complementos habituais de uma casa.

Como decidir pelo imóvel vazio ou mobiliado? Ambas as opções oferecem vantagens e desvantagens

A eleição deve ser feita de acordo com vários critérios, incluindo o perfil, as necessidades do inquilino, a facilidade de gestão do aluguel, o que o valor do aluguel representa na renda do proprietário, entre outros.

Ao alugar um imóvel mobiliado, é conveniente realizar um inventário completo com todo o equipamento da casa porque esta lista servirá como garantia em caso de danos, subtrações ou defeitos.

Vantagens de alugar mobiliado

1. Maior rentabilidade

Em teoria, alugar um imóvel mobiliado deveria ser algo mais rentável do que alugá-lo vazio, principalmente porque se pode pedir um preço mais elevado quando a casa está totalmente equipada. O incremento no preço multiplicado pela vida útil dos móveis, deve ser maior do que o custo dos móveis para que realmente este tipo de aluguel seja mais rentável.

2. Combinar aluguel a longo prazo com aluguel temporário

Pode-se alugar tanto a longo prazo como para estadas curtas. Inclusive se podem combinar ambas as opções, especialmente em cidades turísticas. Por exemplo, numa cidade costeira é possível alugar a casa a estudantes durante os meses de março a junho e de setembro a dezembro, e a turistas durante os meses restantes. Assim, como os preços são muito elevados no verão, pode-se conseguir uma grande rentabilidade. Mas não esquecer o trabalho extra de limpeza e de recepção de cada hóspede.

3. Um tipo de imóvel mais atrativo para certos inquilinos

Certos grupos de inquilinos procuram alugar um imóvel mobiliado porque necessitam de flexibilidade, rapidez e evitam ter de equipá-lo com móveis. Esta seria a melhor opção para pessoas com atividades como professores, estudantes ou empregados, que vão residir em um local de forma temporária. Além disso, estas categorias apresentam, de um modo geral, um menor risco de incumprimento.

Desvantagens de alugar mobiliado

1. Mais incidentes

Ter móveis e equipamentos em casa implica que estes acabem por se deteriorar, romper ou ter qualquer outro tipo de problema. Como o proprietário tem que se responsabilizar por tudo o que disponibilizou no imóvel, terá que responder a mais solicitações por parte dos inquilinos na hora de resolver pequenos incidentes.

2. Mobiliar e mudar os móveis

Antes de colocar o imóvel para alugar, obviamente há que se investir em mobília. E com o passar do tempo, precisará renovar esses móveis.

3. Aluguéis mais curtos

Grande parte dos inquilinos que procuram uma casa para alugar não querem ficar por muito tempo. Assim sendo, os aluguéis são mais curtos e obrigam o proprietário a procurar novos inquilinos com maior frequência. Isto pode levar a que haja semanas sem locatários, e no caso de usar imobiliárias como intermediários, levam a custos anuais superiores.

4. Os riscos de alugar imóvel mobiliado a estudantes

Alguns estudantes são muito cuidadosos, e outros, infelizmente, têm pouco cuidado com a propriedade, seu mobiliário e acabamentos. Para além disso, podem organizar festas e incomodar os vizinhos, o que indiretamente pode repercutir na relação do proprietário com a vizinhança.

Vantagens e desvantagens de alugar o imóvel vazio

1. Aluguéis mais longos

Neste caso, as pessoas levam os seus próprios móveis ou investem em mobiliário novo. Por este motivo, são inquilinos que ficam mais tempo.

2. Menos incômodos

Por não ter móveis, há menos incidências e um menor risco de estragos. Como os aluguéis são mais longos, a procura por um novo inquilino é menos frequente. Tudo isto implica menos incômodos para o proprietário.

3. Menor risco de alojar “faltosos profissionais”

Há pessoas que procuram apartamentos mobiliados porque não têm dinheiro para comprar móveis nem têm muitos recursos. Isto pode representar um maior risco de incumprimento das mensalidades. Inclusive existem: os faltosos “profissionais”, que se aproveitam da lentidão do sistema judicial apenas para ficarem nas casas sem pagar. Alugar sem móveis pode ser uma forma de evitar este grupo, que não se preocupa em comprar os seus próprios móveis.

4. Menor rentabilidade e menos facilidade para alugar imóvel vazio

Alugar uma casa vazia implica uma rentabilidade menor para o proprietário. Também é mais difícil alugar uma casa sem móveis, porque muitos inquilinos se assustam com os valores quando pensam que têm que investir para mobiliar a casa.

Conclusão

Se tem uma casa para alugar, simplesmente identifique as suas prioridades. Cada necessidade específica corresponde a uma solução adaptada ao seu caso. Há alguns exemplos de cenários que ajudarão nessa decisão:

O inquilino é um indivíduo ou uma família. Procura um imóvel para alugar a longo prazo. E tem os seus próprios móveis. Os aluguéis vazios são a forma mais segura e econômica de alugar. Desta forma, pagará um aluguel mais barato do que por um imóvel mobiliado. Assim, valoriza o seu investimento na aquisição dos seus móveis.

O inquilino é um estudante, uma pessoa solteira ou um casal jovem. Esta pessoa ainda não tem os meios para investir em mobiliário. Também pode ser uma pessoa que está de passagem, para uma colocação ou uma obrigação profissional. O inquilino está à procura de alojamento funcional por um curto período de tempo. A fórmula adaptada a estes casos, sem dúvida, é o aluguel mobiliado.

O proprietário tem um imóvel para alugar, vazio ou mobiliado. Ele favorece o critério de rentabilidade. O valor do aluguel de uma propriedade mobiliada é 15 a 20% maior que o de uma casa vazia. Como tal, desta forma, rentabiliza o seu investimento. O risco de faturas não pagas é raro porque essas categorias de locatários planificam o seu orçamento com antecipação. Pelo contrário, para o aluguel mobiliado, devemos esperar encontrar um novo inquilino por ano, o que implica gastos. E além disso, eleva o risco de se ficar com a casa vazia durante certos meses.

.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS