10 dicas para encontrar o imóvel ideal para alugar

Que maravilha! Você decidiu se tornar um proprietário. Mas, claramente, encontrar as propriedades certas que os inquilinos desejam alugar de você e com as quais você pode lucrar – é a chave para o seu sucesso. Este guia te dará dicas importantes para encontrar o imóvel ideal para alugar de maneira simples e direta, levando em conta o que importa.

Pesquise

Comece sua busca por um imóvel por conta própria antes de pedir a ajuda de um profissional. Um agente pode chegar a ser incômodo e te pressionar a comprar antes de encontrar um investimento que realmente valha a pena. Descobrir esse investimento vai exigir algumas habilidades de investigação e um pouco de paciência. Fazer essa pesquisa ajudará você a restringir várias características-chave que deseja para seu imóvel para alugar, como tipo, localização, tamanho e comodidades.

Depois de fazer isso, talvez você precise de um agente imobiliário para ajudá-lo a concluir a compra. Suas opções de localização serão limitadas se você pretende gerenciar ativamente a propriedade ou contratar outra pessoa para fazer isso por você. Se você pretende gerenciar o imóvel sozinho, provavelmente preferirá uma perto de onde você mora. Se você for contratar uma empresa de administração de imóveis para cuidar dele, a proximidade é um problema menor.

Localização

Ao procurar uma casa ideal para comprar, a localização deve ser a primeira coisa que você deve considerar. Você deve colocar mais ênfase na localização de sua casa, isso pode ser benéfico a longo prazo. Procure estar a poucos minutos de hospitais, bancos, shoppings e escolas. Não se esqueça de pesquisar o bairro para saber se é seguro ou não.

O bairro em que você compra determinará os tipos de inquilinos que você atrairá e sua taxa de ocupação. Se você comprar perto de uma universidade, as chances são de que os alunos dominem seu grupo de inquilinos em potencial e você pode ter dificuldades durante as férias.

Valor médio do aluguel

O aluguel do imóvel ideal para alugar será um que gere uma renda importante para você, então saber o aluguel médio da área também será uma das primeiras coisas que você deve buscar saber. Certifique-se de que a propriedade que você escolher possa cobrir o pagamento da hipoteca, os impostos e outras despesas. Pesquise bem a área para avaliar ter uma ideia do que ela possa virar nos próximos cinco anos. Se hoje o bairro é ainda alternativo, considere se em um futuro próximo ele poderá se popularizar.

Se a propriedade já estiver alugada, peça ao proprietário seu histórico de aluguel – depois compare essas taxas com outras na área. Se foi anteriormente ocupada, você pode verificar sites como o Quinto Andar para aluguéis semelhantes em tamanho, comodidades e localização. E assim saber quanto eles estão alugando. Isso te dará uma ideia melhor do que você pode cobrar.

Desejos e necessidades

Faça uma lista de desejos e necessidades. Depois, analise item por item para confirmar os que se enquadram na categoria de desejos, que são bons, mas não essenciais, e os que se enquadram na categoria de necessidades, que são especificações fundamentais para a compra. Essa é a hora de determinar se você realmente precisa ou não daquela piscina ou se pode se apenas pode se comprometer com a compra de uma propriedade que tenha instalações comuns.

Tire vantagem das imperfeições

É improvável que você encontre um imóvel que tenha tudo o que você deseja, então você terá que fazer escolhas, e mesmo que elas não fossem desejadas a princípio, podem se tornar oportunidades. Estar ao lado de uma estrada movimentada reduz os preços, mas se o barulho não incomodar, pode ser uma oportunidade. Muitas pessoas não querem morar ao lado de uma escola por causa do barulho do playground, mas para uma família com crianças, isso pode ser uma vantagem.

Calcule o quanto você pode pagar

A menos que você tenha a sorte de ter um pé de meia significativo ou um ganho inesperado, a maioria das pessoas vai precisar uma hipoteca para comprar um imóvel para alugar. Vai ser mais fácil, a longo prazo, colocar suas finanças em ordem para que um banco possa oferecer uma hipoteca, desde que você encontre o imóvel ideal para alugar. Isso pelo menos dá uma ideia de orçamento para começar a procurar. Sem fazer isso primeiro, como acontece com qualquer compra na vida que você não pode pagar, há uma boa chance de você desperdiçar seu tempo e dos outros, além de potencialmente se tornar infeliz ao ver algo que você amour, mas simplesmente não pode pagar.

Saiba tudo a respeito do imóvel

Uma vez que você esteja de olho em uma propriedade, aprenda o máximo que puder sobre ela. Pergunte ao agente imobiliário dúvidas detalhadas sobre a propriedade. Quando você for ver a propriedade, reserve um tempo para verificar se os quartos são grandes o suficiente, se há muita luz natural, se não há sinais de umidade e verifique o estado da eletricidade, aquecimento, janelas e telhado. Bata na porta dos vizinhos e diga que você está pensando em comprar a casa ao lado deles – a maioria das pessoas ficará encantada em falar com novos vizinhos em potencial. Se não for assim, isso também te diz algo.

Visualize seu locatário ideal

Agora é hora de pensar para quem você vai alugar – e o tipo de bairro que os interessa. Encontre uma propriedade que se encaixe ao estilo do bairro. Investir em bairros cheios de jovens profissionais, por exemplo, pode te ajudar a encontrar inquilinos de qualidade, e a manter seu imóvel sempre com uma lista de interessados.

Considere a valorização do imóvel

Existem dois tipos de valorização quando se trata de moradia: forçada e de mercado. Se você compra uma casa e faz um monte de reparos para aumentar seu valor, isso é uma valorização forçada. Se, com o tempo, o bairro melhorar e o valor subir, isso é valorização do mercado. Você não precisar se concentrar na valorização forçada. A análise de custo-benefício dos reparos é difícil de estimar. A valorização histórica do mercado, por outro lado, é fácil de pesquisar. No entanto, a compra de um imóvel não deve ser decidida apenas pelo seu potencial de valorização. Você deve sempre procurar algo que gere fluxo de caixa, independentemente da valorização.

Pratique a paciência

Alguns compradores, dependendo de suas necessidades, pode levar algum tempo para encontrar a casa ideal. Os compradores podem olhar tudo à venda e não se apaixonar por nada. Normal, acontece em muitos casos. Se não encontrou algo realmente que faz brilhar o olho, não compre. É preferível pedir ao agente imobiliário para adicioná-lo à sua lista de e-mail para receber notificações de anúncios adequados à medida que forem lançados no mercado. Paciência aqui é fundamental ou muita calma nessa hora.

Vale lembrar

Aqui está um resumo rápido de nossas dicas:

  • Nunca se esqueça da importância de um local atraente para o seu inquilino em potencial, sejam ligações locais de transporte público ou comodidades locais, como lojas e escolas.
  • Antes de começar a pesquisar, obtenha uma oferta de hipoteca em princípio de um banco, para que você saiba quanto é seu orçamento antes de começar a procurar.
  • Considere as coisas essenciais que seu imóvel ideal para alugar deve ter e as menos necessárias para ajudá-lo a pesquisar com mais eficiência.
  • Considere seus objetivos de longo prazo para sua propriedade alugada. Isso é vital para qualquer investimento e permitirá que você escolha um prazo e um orçamento de hipoteca alinhados com seus planos futuros.
  • Considere apertar o cinto nos primeiros anos de seu investimento.
  • Você pode obter uma pechincha se você escolher com cuidado. Procure propriedades mais baratas devido a uma desvantagem com a qual seus inquilinos provavelmente não se incomodarão.
  • Ao encontrar um imóvel, faça muitas perguntas ao vendedor.
  • Tenha um pouco de paciência. Esta é uma grande decisão e um investimento significativo.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS