No Brasil, é comum que o aluguel seja reajustado uma vez por ano, geralmente na data de aniversário do contrato, conforme cláusula prevista no contrato de locação. O reajuste é feito com base em um índice oficial de inflação, sendo o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) o mais utilizado, embora também possa ser adotado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou outro, conforme estipulado no contrato.
A fórmula de cálculo normalmente é: Novo aluguel = aluguel atual × novo índice
Como fazer o reajuste no sistema Rentila
Para realizar um reajuste de aluguel, siga estas etapas:
- Acesse a seção “Ferramentas” e selecione “Reajuste de aluguel” ou use as ações disponíveis na seção “Aluguéis”.
- Escolha o contrato de locação que deseja reajustar.
- Indique o ano da última revisão.
- Informe o novo índice.
- Verifique o valor do novo aluguel calculado.
- Cochez la case pour notifier le locataire par e-mail
- Clique em “Continuar” para revisar e confirmar o reajuste (um modelo será gerado).
- Clique em “Salvar”. O novo valor do aluguel será registrado.
O reajuste é imediato, e o novo valor será aplicado já na próxima cobrança de aluguel.
É possível cancelar um reajuste, se necessário. Além disso, o sistema fornece um modelo de reajuste para ser enviado ao inquilino.
Caso você precise corrigir o valor do aluguel por erro ou outro motivo, acesse a seção “Aluguéis”, clique em “Editar”, ajuste o valor e salve as alterações.
Preste atenção !
O reajuste do aluguel não altera o histórico dos aluguéis na base de dados. Os aluguéis já gerados devem ser ajustados manualmente, um por um, na seção “Finanças”.
Reajuste automático do aluguel
Você tem a opção de ativar o reajuste automático do aluguel na ficha da locação. Se essa opção estiver ativada, o reajuste será realizado na véspera da data de aniversário do contrato de locação ou da data da última revisão efetuada.
O sistema não enviará automaticamente uma notificação ao inquilino, permitindo que você revise o reajuste e o envie por conta própria.
Histórico de reajustes
Você pode consultar o histórico dos reajustes realizados na seção “Ferramentas”, em “Reajuste do aluguel”. Selecione a locação para visualizar o histórico. Para cada item, estão disponíveis duas opções: uma para cancelar o reajuste e outra para visualizar o documento de reajuste a ser enviado ao inquilino.
Cancelar um reajuste
Você tem a opção de cancelar um reajuste na seção “Ferramentas”, em “Reajuste do aluguel”. Selecione a locação para visualizar o histórico e clique no link “Cancelar”. O valor do aluguel será restaurado para o valor anterior na ficha da locação.
Preste atenção !
Os aluguéis já gerados com o valor reajustado devem ser ajustados manualmente na seção “Finanças”.
Alterar manualmente o valor do aluguel
Para realizar um aumento manual do aluguel, siga estes passos: Vá à seção “Locações”, clique na ação “Editar”, ajuste o valor do aluguel e, em seguida, clique em “Salvar”.
O reajuste é imediato, e o novo valor do aluguel será aplicado já no próximo recibo.
Acréscimo excepcional no aluguel
Excepcionalmente, o aluguel pode ser aumentado durante a vigência do contrato quando o proprietário e o inquilino concordarem, seja na assinatura do contrato ou posteriormente, com relação a obras de melhoria que o proprietário realizará às suas custas. Uma cláusula no contrato (ou um aditivo) deve estabelecer o aumento do aluguel, que passará a valer após a conclusão das obras.
Aumento ao final do contrato de locação
Quando o contrato de locação chega ao fim e é renovado, o aluguel pode ser aumentado nesse momento, desde que respeitadas certas condições.
Modelo
Faça o download de um modelo de carta para reajuste de aluguel durante o contrato clicando aqui