Alquiler de bienes inmuebles: gestionar el alquiler de una propiedad

Gerenciar o aluguel de uma propriedade pressupõe um trabalho árduo que certamente não será tão fácil como se poderá pensar à priori.

São muitos pormenores que incluem a escrita e publicação do anúncio, cuidar das visitas, da gestão financeira e ainda estar informado para evitar surpresas desagradáveis.

A seguir, damos alguns conselhos sobre como administrar melhor a sua propriedade para locação.

Otimizar a visibilidade do anúncio da sua propriedade

A primeira coisa a fazer é escrever e publicar um anúncio para encontrar um inquilino o mais rápido possível. Para aumentar as possibilidades de ter visitas, é essencial escrever um anúncio eficaz e publicá-lo de imediato nas plataformas adequadas.

Provavelmente, a sua propriedade acabará no meio de muitos outros anúncios. Para se destacar, é necessário chamar a atenção desde as primeiras linhas.

Coloque primeiro os elementos principais: o número de quartos, a área, a localização e o preço da mensalidade. Depois, especifique se o imóvel inclui um estacionamento e dê alguns detalhes sobre a zona residencial, os transportes ou a existência de escolas e outros comércios.

Não se esqueça de juntar algumas fotos. Porque no setor imobiliário, mais do que em qualquer outro, as imagens ocupam um lugar central na eleição feita pelos futuros inquilinos.

Para maximizar a visibilidade do seu anúncio, não hesite em fazer a sua difusão em vários sites anunciantes. Privilegie os sites na internet ou as revistas mais populares e fiáveis.

Organize as visitas e a chegada do inquilino à propriedade para alugar

Depois de publicar o seu anúncio em diferentes plataformas especializadas, deverá organizar as visitas à sua propriedade. Se o seu imóvel está vazio, pode visitá-lo quando desejar.

Se a sua casa está ocupada, deverá agendar com o seu inquilino um dia e um horário para realizar a visita dos interessados. Não se pode entrar no imóvel a menos que o inquilino atual o tenha autorizado expressamente.

Depois de ter isso resolvido, você poderá organizar as visitas em grupo ou individualmente. Isto dependerá do número de pessoas que desejem visitar o imóvel, mas também da sua disponibilidade (e a do seu inquilino atual).

Escolha o inquilino e poderá gerenciar o aluguel melhor

Uma vez realizadas as visitas, deverá escolher o inquilino que pareça ser o mais sério e que tenha mais probabilidades de viver na sua casa. Para conhecer a solvência de um inquilino, poderá solicitar o seu recibo de renda e o contrato de trabalho, para comprovar a sua capacidade de pagamento e a estabilidade laboral.

Além do mais, existem diferentes registros de devedores que se pode consultar. Assim, estará prevenido para pedir outro tipo de garantias ou inclusivamente recusar o interessado.

A preocupação de muitos proprietários é lidar com a falta de pagamento das mensalidades. Para isto, há diferentes empresas que oferecem apólices de seguros com um leque de coberturas.

Estes cobrem faltas de pagamento por parte do inquilino, danos ocorridos no imóvel ou gastos judiciais com o advogado no caso de existir desacordo, entre outros.

A lei permite que se estabeleçam garantias de pagamento adicionais no momento de assinar o contrato (por exemplo, o pagamento de uma ou duas mensalidades extras).

Efetivamente, trata-se de cobrir as obrigações de pagamento não satisfeitas por parte do inquilino ou os defeitos que este possa provocar na casa. O seu montante é livremente acordado entre o proprietário e o inquilino.

E por último, pode-se exigir uma garantia, que é um suporte dado por um terceiro sobre os pagamentos assumidos pelo inquilino.

No caso deste deixar de pagar, será o fiador o responsável por saldar a dívida, como se fosse sua. No caso do aluguel de propriedades compartidas, existem dois tipos de garantias: pessoal e bancária.

Faça obras para melhor gerenciar o aluguel

Gerenciar o aluguel da sua propriedade também significa mantê-la em boas condições durante todo o período de aluguel. Garante-se assim a sua preservação a longo prazo.

E se for necessário realizar uma obra durante o período de locação, não espere. Para comodidade do seu inquilino, mas também para evitar que este bloqueie o pagamento das mensalidades.

E recorde que, quanto mais esperar para fazer as reparações, mais caras estas serão, o que pode complicar gerenciar o aluguel.

Se for necessário, ponha fim ao contrato de aluguel

Segundo a Lei do Inquilinato, o proprietário pode recuperar o seu imóvel sempre que desejar, desde que avise o inquilino com a devida antecedência. Além disso, essa intenção de renúncia deve ser comunicada por escrito, em carta registada com aviso de recepção.

Com quantos dias de antecedência o proprietário tem que informar um inquilino que pretende rescindir ou não renovar um contrato de aluguel?

Depende do prazo de duração inicial do contrato ou da sua renovação. Assim sendo:

  • 240 dias, se o prazo for igual ou superior a seis anos;
  • 120 dias, se o prazo for igual ou superior a um ano e inferior a seis anos;
  • 60 dias, se o prazo for igual ou superior a seis meses e inferior a um ano;
  • Um terço do prazo de duração inicial do contrato ou da sua renovação, tratando-se de prazo inferior a seis meses.

Gerenciar você mesmo ou delegar a gestão do seu aluguel?

Administrar a sua propriedade requer uma certa disponibilidade. Sendo assim, não se pode limitar a organizar visitas e esperar pelo pagamento do aluguel.

Pelo contrário, é necessário redigir o contrato de locação e implementar uma monitorização rigorosa dos aspetos financeiros, legais e tributários.

O proprietário também deve permanecer disponível para o seu inquilino, já que uma boa comunicação é essencial para evitar conflitos.

A principal razão para querer gerenciar os seus próprios imóveis é evitar o custo de delegar o serviço e o seu impacto no rendimento gerado pelo aluguel.

E também porque ninguém cuidará do seu imóvel tão bem como você próprio.

No entanto, se sente que não terá tempo para se encarregar da administração do seu imóvel, procure um profissional ou uma agência especializada.

Os mesmos se encarregarão de tudo, desde as visitas até à recepção das mensalidades, realizando também as reparações necessárias quando chegar a hora.

Valer-se dos serviços de um profissional é ainda mais atrativo se possuir várias propriedades ou se não vive próximo das mesmas. Estes serviços têm, no entanto, um custo: cerca de 7-8% dor valor anual arrecadado.

Ferramentas para gerenciar o aluguel

Mas saiba que agora é mais simples e eficaz encontrar soluções para gerenciar você mesmo as suas propriedades para arrendar. Especialmente com as ferramentas de gestão de propriedades online como a Rentila!

Pode ocupar-se de A a Z do aluguel do seu imóvel. Otimize o seu rendimento de locação e não pague custos desnecessários!

Administrar a sua propriedade é a solução mais econômica e a Rentila te oferece todas as ferramentas necessárias para te ajudar a simplificar e otimizar a sua gestão de arrendamentos.

Isto é feito através da  monitorização de locação e pagamentos, recibo de renda, reservas, seguimento de gastos, lembretes, assistência com a declaração de impostos da propriedade, seguro de falta de pagamento de mensalidades.

Assim, as diferentes etapas da duração do contrato de aluguel estão cobertas no nosso site.

.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS