5 coisas que os inquilinos não podem fazer

Sempre se espera o bom senso dos inquilinos, mas por via das dúvidas, o proprietário precisa ter claro o que os inquilinos não podem fazer. Embora a maioria dos inquilinos seja respeitosa e responsável, alguns não seguem as regras e regulamentos estabelecidos. Antes de permitir que eles se mudem, é importante estabelecer regras básicas.

É essencial ser muito claro sobre as responsabilidades do inquilino e as atividades proibidas no contrato de aluguel, para que não haja surpresas futuras. A última coisa que você precisa é de uma ligação às 2 da manhã sobre canos estourados ou da polícia na porta devido a reclamações de barulho. Continue lendo para garantir que você cubra todos os aspectos em seu contrato de aluguel e estabeleça expectativas adequadas. Seus inquilinos apreciarão a clareza e você evitará problemas no futuro.

Antes de entrarmos em detalhes, aqui está um resumo rápido das coisas que os inquilinos não têm permissão para fazer durante o aluguel:

  • Mudar ou danar substancialmente  a propriedade
  • Sublocar ou transferir do contrato de aluguel sem consentimento
  • Atrasar o pagamento do aluguel
  • Fazer barulho e perturbar os vizinhos
  • Ter animais de estimação sem autorização

Mudanças substanciais na propriedade

Do ponto de vista do inquilino, querer fazer alterações em uma propriedade para torná-la mais aconchegante é compreensível. Mas do ponto de vista do proprietário, permitir mudanças substanciais pode trazer riscos, como diminuição do valor ou trabalho adicional para restaurá-la ao seu estado original quando o contrato de aluguel terminar.

Além disso, se as mudanças não agradarem ao próximo inquilino, custos extras podem ser necessários para adequar a propriedade aos padrões do perfil demográfico dos inquilinos. Para evitar custos e garantir que a propriedade seja devolvida ao seu estado original, é razoável que os proprietários não permitam essas mudanças.

Os inquilinos não podem: Sublocar o imóvel

Isso pode parecer óbvio, mas muitos não o seguem corretamente. Os inquilinos não devem sublocar sua unidade, pois isso viola os termos do contrato de locação e coloca o proprietário e os demais inquilinos em risco. Ao sublocar, os inquilinos perdem o controle sobre quem está entrando em sua unidade e em que estado a estão deixando, tornando difícil para o proprietário proteger sua própria propriedade ou a propriedade e a segurança dos outros inquilinos.

Além disso, o proprietário tem menos capacidade de monitorar as atividades do inquilino e fazer cumprir as regras da propriedade. Se o inquilino for financeiramente responsável pela unidade, ele poderá ser responsabilizado por qualquer dano causado pelo sublocatário e sofrer prejuízo financeiro.

O Rentila oferece um meio fácil de selecionar inquilinos. Especificamente, a seção Candidatos permite que você receba inscrições para seus anúncios de imóveis para aluguel, facilitando o processo de busca por inquilinos de forma mais eficiente e muito mais segura.

Atrasar o pagamento do aluguel

Os inquilinos não devem pagar o aluguel atrasado por muitas razões. Geralmente, isso é uma violação do contrato de aluguel e pode resultar em multas por atraso e despejo. Isso pode prejudicar sua pontuação de crédito e, se o proprietário tiver um empréstimo hipotecário, o atraso do pagamento poderá causar dificuldades financeiras para ele.

Também causa tensão entre o inquilino e o proprietário e pode sobrecarregar o negócio do proprietário. A obrigação de pagamento do aluguel deve ser levada a sério por ambas as partes para evitar inconvenientes.

O Rentila oferece a facilidade de monitorar aluguéis que estão vencidos ou atrasados, garantindo que você sempre esteja de olho nos inadimplentes.

Fazer barulho e perturbar os vizinhos

Entre as coisas que os inquilinos não podem fazer está perturbar seus vizinhos fazendo barulho excessivo ou causando outras interrupções, pois isso violaria a privacidade, a tranquilidade e o conforto dos demais moradores do prédio, criando um ambiente desconfortável e potencialmente perigoso para se viver. Morar em um apartamento ou casa alugada não deve vir com o fardo de lidar com barulho ou outras perturbações causadas por outros inquilinos.

Os efeitos de ruídos excessivos ou interrupções podem ser de longo alcance, impactando os moradores vizinhos, empresas e outras pessoas na comunidade. Tome as medidas necessárias para prevenir perturbações causadas pelos inquilinos, a fim de garantir que todos tenham o direito de viver em um ambiente seguro e tranquilo.

  • Música alta: Peça educadamente aos inquilinos para diminuírem o volume de caixas de som, rádios e outros dispositivos se o som for audível fora de sua unidade ou nos apartamentos vizinhos.
  • Cães latindo: Emita um aviso se um cachorro estiver latindo por longos períodos, especialmente durante a noite, quando a maioria das pessoas está dormindo. Exija que o proprietário reduza os latidos excessivos antes que ações adicionais sejam necessárias.
  • Barulho de reformas: Estabeleça limites de horário para quando as obras podem ser realizadas, especialmente para projetos que envolvam ferramentas, marteladas ou outras atividades barulhentas. Peça aos inquilinos que informem você e seus vizinhos com antecedência sobre as reformas.

Ter animais de estimação sem autorização

Os proprietários não devem ser colocados em uma posição desconfortável de gerenciar e impor cuidados com um animal pelo qual eles não são responsáveis, pois isso poderia trazer responsabilidades potenciais.

Animais de estimação não autorizados podem causar perturbações para outros inquilinos, danos à propriedade, doenças e infestações, além de um ambiente de vida menos desejável devido a problemas de barulho, odor e pragas.

Por esse motivo, os proprietários devem manter o controle sobre quem tem permissão para ter animais de estimação nas instalações e não permitir que os inquilinos mantenham animais de estimação sem permissão.

O que os inquilinos não podem fazer: coisas para lembrar

Aí está, uma lista útil de coisas que os inquilinos não podem fazer quando alugam um imóvel. Como proprietário, estabelecer regras claras e limites para proteger seu investimento imobiliário é essencial. No entanto, também procure manter uma linha de comunicação aberta com seus inquilinos e abordar quaisquer preocupações de forma direta e respeitosa.

Mantenha a manutenção da propriedade em dia, lide prontamente com problemas e garanta que os pagamentos de aluguel sejam feitos dentro do prazo. Faça sua parte para ser um bom proprietário e, com alguma sorte, seus inquilinos seguirão o exemplo sendo inquilinos exemplares. E não se esqueça de usar nosso software exclusivo para gerenciar suas propriedades, facilitando a documentação e todo o processo. Cadastre-se hoje mesmo para começar.

.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS