Saída ou mudança de inquilino: o que fazer na entrega das chaves?

Você finalmente tem tudo certo para colocar o seu imóvel disponível para locação mas não tem ideia de quais são os custos extras do proprietário?

Antes de definir o valor da mensalidade, é bom colocar no papel todos os gastos que você já conhece. Assim vai descobrir quais surpresas o proprietário mais cedo ou mais tarde pode encontrar. 

O seu tempo é o principal custo extra

Ainda que este chavão tenha virado moda ainda na época em que nossas avós eram adolescentes, parece que algumas vezes nos esquecemos da verdade mais simples e dura: tempo é dinheiro.

Isso quer dizer que se você é proprietário de imóvel, o maior custo escondido na gestão do seu imóvel é o tempo que você dedica a ele.

Um estudo do site HomeAway traz a chocante informação de que um proprietário passa, em média, 8,4 horas por semana cuidando de todos os temas referentes ao imóvel.

São minutos e horas que muitas vezes escapam do nosso controle. Isso acontece enquanto se abre um anúncio em sites de aluguel. Ou acompanhando as visitas, fechando contratos, realizando vistorias.

Se você trabalha 40 horas por semana em outra atividade, fica fácil fazer as contas: 8,4 horas por semana equivaleria a quase um quarto do seu salário.

Por isso, antes demais nada, é aqui que o dono de imóvel precisa ficar atento. Para abater este gasto de tempo e energia, organize melhor os afazeres e obrigações ou delegue a tarefa a outra pessoa.

Agência é o principal gasto

Se pode economizar em tempo ao contratar uma agência capaz de cuidar do seu imóvel. Mas logo surge um novo gasto extra: as taxas cobradas por elas.

Tirar todo o peso de gerir um imóvel tem seu preço e normalmente ele é bastante salgado, podendo chegar a 15% do valor do aluguel todos os meses.

Nesta modalidade, há opções para todos os perfis de proprietários. Desde os que querem apenas os serviços básicos até os que preferem deixar absolutamente todos os detalhes cobertos por uma equipe de profissionais.

Despesas inesperadas de condomínio

Essa você não esperava, não é mesmo? Sempre acreditou que qualquer taxa extra na cobrança do valor do condomínio fosse de responsabilidade do inquilino. Mas, saiba, não é bem assim que funciona.

Se acontecer de a taxa extra ser referente a algum tipo de manutenção ou melhoria imediata, como limpeza, pintura, e os gastos na contratação de mão de obra para isso, neste caso, sim, é o locatário quem deve arcar com eles.

Mas se a cobrança for em relação a instalação de câmeras de segurança, troca de portaria ou demais modificações que aumentem o valor de mercado do imóvel, então ficará a cargo do locador o seu pagamento.

O seguro evita despesas extras

Ainda que você seja proprietário de um imóvel que aparentemente esteja em perfeitas condições, para estar seguro de que tudo funciona perfeitamente o bom mesmo é realizar uma vistoria da casa ou apartamento.

É indicado que, antes de alugar e entre a saída de um inquilino e a entrada de outro, você chame técnicos especializados em estruturas de imóveis, para portas, janelas e paredes.

Além de técnicos em eletricidade, visando garantir que um dia, de repente, não haja uma pane ou curto-circuito. É seguro para as pessoas que habitarão o local e também para o seu bolso, que não vai precisar arcar com despesas inesperadas e normalmente bastante caras.

Promover o seu anúncio

Uma das principais vantagens em se contratar uma agência imobiliária para cuidar do seu imóvel é que dentro do valor cobrado estão incluídos serviços como de promoção do anúncio do seu imóvel.

Você deve estar pensando “que custos são esses, anunciar um imóvel na internet é grátis”. Sim, isso é verdade. Mas e para se destacar entre as centenas de anúncios?

É aqui que entram dois custos escondidos, o de destacar o anúncio nas páginas de nicho, e o do fotógrafo que vai fazer imagens incríveis capazes aumentar o valor de mercado do seu imóvel apenas pelos ângulos e a texturas pensadas pelo profissional das lentes.

Falta de segurança também gera custos extras

No Brasil, os custos extras do proprietário de um imóvel varia de acordo com a cidade, o bairro e a zona em que a propriedade está. Culpa do imenso abismo entre as classes sociais.

Se o seu imóvel fica em uma área com pouca segurança, pode ser que surjam custos que você não esperava. Uma tentativa de roubo, em que as portas e as janelas tenham sofrido danos, por exemplo.

Já em outras localidades, o problema pode nascer do vandalismo deliberado. Como uma pixação que brotou de um dia para o outro no muro da sua casa ou da pintura desgastada propositalmente.

Como se planejar para os custos extras

Os custos extras do proprietário no gerenciamento de um imóvel serem difíceis de prever. Mas há uma série de medidas que o proprietário pode adotar para estar preparado quando o imprevisto surgir.

  • A primeira e mais simples medida que você pode adotar para garantir que tudo corra bem mesmo na hora do aperto é ter um fundo para emergências, assim você pelo menos não será surpreendido de calças curtas
  • Se tiver condições de contratar um seguro que garanta a cobertura de pequenos danos, não pense duas vezes. O seguro morreu de velho, lembra desse ditado?
  • Mantenha um fundo preparado especialmente para o pagamento de cobranças extras do IPTU e de condomínio. Quando estas cobranças sejam de responsabilidade do proprietário você não seja surpreendido
  • Tenha um plano a curto, médio e longo prazo para as vistorias da casa, tanto da estrutura externa quanto dos sistemas de água, luz etc.
  • Mantenha os papéis e comprovantes relacionados ao imóvel bem guardados em uma caixa fácil de encontrar. Quando for necessário comprovar algo, você não terá de pagar novamente por algo que já fez mas que não tem como garantir.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS