Notícias do mercado imobiliário

Todos os meses, o Rentila oferece a você uma visão geral da imprensa imobiliária. No programa deste mês de outubro de 2019: decisões do STF sobre regras de condomínio, os bairros do Rio e de SP com aluguéis mais rentáveis, dificuldades para donos de pet alugar apartamento, a subida de preços dos novos contratos de aluguel, e muito mais.

Legislação

Decisões do STF mostram o que pode e não pode nas regras de condomínios

O Código Civil de 2002 prevê, no âmbito da função social da posse e da propriedade, a proteção da convivência coletiva. No entanto, a relação entre o direito de propriedade e as regras de convivência nos condomínios residenciais nem sempre é tranquila.
Ler mais


O que é e como funciona o direito de preferência

A maioria dos inquilinos e proprietários desconhece as leis que regem os contratos de aluguel. Diante da notícia da venda do imóvel muitos moradores são pegos de surpresa. Mas saiba que o locatário tem preferência na compra do imóvel; além de regras e penalizações previstas na Lei do Inquilinato.
Ler mais


Mercado imobiliário

Preços de novos contratos de aluguel sobem enquanto valor de venda de imóveis recuam, diz FipeZap

O preço médio do aluguel residencial subiu acima da inflação nos primeiros nove meses do ano, de acordo com pesquisa FipeZap desta quarta-feira (16). Os dados são divulgados dias depois do levantamento de preço médio de venda, que apontou que os valores anunciados seguem avançando menos que a inflação – o que representa uma queda em termos reais.
Ler mais


Os bairros com aluguéis mais rápidos e rentáveis em São Paulo e no Rio

Entre os bairros mais valorizados do eixo Rio-São Paulo o Leblon, no Rio, tem o metro quadrado mais caro para venda, com preço de 21 mil reais. No entanto, o tempo de espera para alugar uma unidade no bairro é de apenas 21 dias, menos da metade do tempo de bairros mais valorizados de São Paulo.
Ler mais


Mesmo parado, retorno do aluguel ganha atratividade ante renda fixa

Foi publicada na última quinta-feira (26) a Resolução Nº 4.754, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que permite as instituições financeiras a dispensa da contratação de um perito para fazer a avaliação do preço do imóvel. Agora, segundo a resolução, é só usar modelos estatísticos e programas de computador para definir o valor da garantia.
Ler mais


Comportamento

Pets são problema para inquilinos na hora de alugar apartamento

Condomínios não podem proibir a presença de animais de estimação que não comprometam a segurança, a saúde, o sossego ou a higiene dos moradores, decidiu o Superior Tribunal de Justiça (STJ) em maio deste ano.
Ler mais

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS