Notícias do mercado imobiliário

Todos os meses, o Rentila oferece a você uma visão geral da imprensa imobiliária. No programa do mês de março de 2022: como evitar que a dívida do condomínio vire uma bola de neve, como declarar um imóvel no IRPF 2022, o aluguel de fevereiro é o mais caro desde 2011, os proprietários andam subindo o valor do aluguel para compensar as perdas durante a pandemia, e muito mais. Fique com a gente!

Legislação

Evite que dívida com a taxa condominial vire uma bola de neve; saiba o que fazer

Durante os primeiros meses dos anos, as diversas contas que desesperam os brasileiros se acumulam. Entre os impostos, despesas com compras de final de ano, mensalidade de escola, entre outros, também aparece o aumento da taxa condominial.

Ler mais


Imposto de Renda 2022: como declarar aluguel pago?

Tanto quem aluga um imóvel quanto quem mora em uma casa alugada precisa declarar o valor do aluguel no Imposto de Renda. Embora esta despesa não possa ser abatida do Imposto de Renda pelo contribuinte que paga aluguel, os pagamentos devem ser declarados para que a Receita Federal cruze os dados e garanta que os valores declarados pelo locador e pelo locatário são compatíveis.

Ler mais


Condomínio pode multar proprietário que aluga imóvel pelo Airbnb, diz TJ-SP

A residência é a morada habitual e estável do locatário, não possuindo, portanto, qualquer identificação com o tipo de negócio procurado pelo usuário de plataformas digitais do tipo Airbnb, que, na maioria das vezes, são viajantes que buscam um local mais barato para hospedagem por curtíssimo período de tempo.

Ler mais


Aluguel residencial registra em fevereiro maior alta desde 2011, aponta FipeZap

O momento da compra de um imóvel é cheio de alegria, sobretudo se a venda for para somar o valor de aquisição de uma propriedade ainda maior, principalmente quando se obtém ganho de capital venda de imóvel (lucro) no negócio. 

Ler mais


Mercado Imobiliário

Brasil é o 5º país mais acessível do mundo para a compra de um imóvel

Apesar de todas as dificuldades dos brasileiros para comprar a casa própria – burocracia, comprovação de renda, altas taxas de juros – o país, quem diria, está entre os que mais dão acesso à aquisição de imóveis no mundo.

Ler mais


Donos de imóveis compensam prejuízo da pandemia e sobem valor de aluguel

Passada a onda de renegociações, durante a fase mais intensa da pandemia, os valores de aluguéis residenciais voltaram a acelerar no Brasil. Considerando quatro das maiores capitais do país —São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre— os reajustes médios acumulados em janeiro e fevereiro já estão próximos de 5%. A inflação geral no período, medida pelo IPCA, foi de 1,56%.

Ler mais


Disparada da Selic encarece imóvel comprado na planta

O aumento da taxa Selic em 1 ponto percentual, para 11,75%, anunciado nesta quarta-feira (16), ainda não chegou às taxas de crédito imobiliário, mas pode ser um risco para quem comprou um imóvel na planta nos últimos anos e vai receber as chaves em 2022.

Ler mais


Comportamento

Novos prédios com foco em idosos incluem posto de saúde e até robôs

Com o aumento da população idosa no Brasil, imóveis com foco em idosos é um novo olhar do mercado imobiliário, com cada vez mais atenção para esse público. Entre as novidades com foco no público mais velho estão condomínios que incluem ambulatórios médicos internos, espaços adaptados e até robôs que ajudam na rotina dos moradores.

Ler mais


Em ano desafiador, guerra na Ucrânia é um ônus a mais para os fundos imobiliários

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia, apesar de não acarretar consequências diretas ao Brasil, em termos de conflito, mexe com duas variáveis macroeconômicas do país que, por sua vez, podem resvalar no mercado de capitais local e, consequentemente, na indústria de fundos imobiliários.

Ler mais


‘House flipping’ é tendência no mercado imobiliário, mas exige atenção para gerar o retorno esperado

O house flipping é uma modalidade de investimento que visa adquirir imóveis usados, reformá-los com a finalidade de valorizá-los e vendê-los a preços mais altos. O foco principal desse modelo de negócios é um retorno diferenciado e diversificação de investimento e está em alta no Brasil.

Ler mais

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS