Notícias do mercado imobiliário

Todos os meses, o Rentila oferece a você uma visão geral das notícias sobre compra, aluguel e outras notícias do mercado imobiliário. No programa do mês de maio de 2022: como declarar o aluguel pago na restituição do IRPF, conheça os principais impostos federais, estaduais e municipais, detalhes sobre a escalada dos juros que está fazendo quem comprou imóvel em 2021 ficar de cabelo em pé, e muito mais. Fique com a gente!

Legislação

Quem comprou imóvel nos últimos 5 anos pode receber restituição

Quem comprou um imóvel residencial ou comercial nos últimos 5 anos pode ter direito a receber de volta o valor pago a mais pelo Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). A medida vem após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ler mais →


Imposto de Renda 2022: Declarar o aluguel pago aumenta minha restituição?

Quem mora em um imóvel alugado é obrigado a declarar o valor pago anualmente de aluguel no Imposto de Renda. No entanto, essa despesa não ajuda a reduzir o imposto a pagar nem aumenta a restituição. Por outro lado, se você deixar de declarar o aluguel pago, pode ser multado pela Receita Federal em 20% do montante de aluguel que deixou de ser informado no ano passado.

Ler mais →


Quais são os principais impostos federais, estaduais e municipais?

Existem diversos tipos de impostos no Brasil, cuja diferença trata de quem é o responsável pela cobrança. O imposto pode ser federal, estadual ou municipal. Além disso, cada um tem origem, base de cálculo e finalidades específicas. O Brasil está na lista dos que mais cobram impostos.

Ler mais →


Mercado Imobiliário

Escalada dos juros surpreende quem assinou contrato de compra de imóveis em 2021

Em junho do ano passado, a Selic estava em 4,25% e, nesta quarta-feira (4), chegou a 12,75%. Enquanto a média das taxas de financiamento era de 6,96%, percentual deve ficar agora perto dos 10%, e a renda familiar mínima para a compra também deve subir.

Ler mais →


Índice de Variação de Aluguéis Residenciais sobe 0,82% em abril de 2022

O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) subiu 0,82% em abril de 2022, o que representa uma estabilidade em relação à taxa mensal de 0,81% registrada no mês anterior. Com o resultado, o índice passa a acumular variação de 8,24% em 12 meses, a maior nesta base de comparação desde o início da série histórica, em janeiro de 2019.

Ler mais →


O que fazer se o seu imóvel for a leilão?

No mundo dos leilões, arrematar um imóvel por um valor bem abaixo do mercado é uma ótima oportunidade de investimento que deixaria muitos investidores alegres com a conquista. Em contrapartida, alguns dos proprietários desses imóveis veem nisso um motivo de perda de esperança.

Ler mais →


Comportamento

Problemas com plataformas para aluguel de imóveis? Veja o que fazer e quais são seus direitos

Plataformas que atuam proporcionando uma espécie de “match” entre pessoas interessadas em vender ou alugar um imóvel e outras que buscam uma nova residência têm se tornado cada vez mais populares, com seus processos descomplicados e garantias para os dois lados.

Ler mais →


Por que preços de imóveis atingiram maior alta em 18 anos no mundo

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou no mês passado que estrangeiros seriam proibidos de comprar imóveis no país por pelo menos dois anos. A medida é uma tentativa de barrar o aumento dos preços, que se tornaram proibitivos para muitas famílias canadenses.

Ler mais →


Especulação imobiliária: quanto vale uma boa vista da janela?

A verticalização permite que o número de imóveis e pessoas aumente sem que a área urbana precise crescer na mesma proporção. Contudo, a verticalização exagerada, impulsionada pela especulação imobiliária, gera outro problema: a falta de acesso à vista da cidade e até mesmo à luz do sol.

Ler mais →

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS