Notícias do mercado imobiliário

Todos os meses, o Rentila oferece a você uma visão geral da imprensa imobiliária. No programa do mês de janeiro de 2021: como os impactos da covid seguem impactando o mercado imobiliário no Brasil e as preferências por novos tipos de imóveis, conhecer os detalhes do cadastro que passa a ser obrigatório a todo proprietário de imóvel no Rio de Janeiro, como declarar aluguel de imóveis no imposto de renda, e muito mais.

Covid no Brasil

Procura por terrenos, sítios e fazendas à venda no Brasil cresce 52% na OLX

O setor imobiliário brasileiro segue em crescimento durante a pandemia do coronavírus, sendo beneficiado pelas baixas taxas de juros e alta disponibilidade de crédito. A OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online do país, vem acompanhando as tendências desse mercado e realizou levantamento para avaliar o interesse por terrenos, sítios e fazendas.

Ler mais

Tendência da nova casa para 2021

Após um ano fora do comum, o mercado imobiliário que teve que se adaptar às necessidades impostas pela pandemia, agora já prevê as tendências que ficarão em evidência este ano. Uma delas é a preferência por um paisagismo adulto. Ou seja, no lugar dos já conhecidos gramados, entra a sustentabilidade. Os novos compradores de imóveis não querem só gramados nos condomínios, eles querem árvores, de preferência preservadas.

Ler mais


Legislação

Proprietários de imóveis no Rio deverão atualizar dados cadastrais anualmente pela internet

A partir deste ano, os cariocas terão a obrigatoriedade de fazer uma atualização de dados para todos os imóveis cadastrados na Prefeitura do Rio sujeitos ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Os contribuintes terão até o último dia útil do mês de junho de cada ano para entregar a declaração pela internet.

Ler mais

Como declarar aluguéis de imóveis para o IRPF

No caso de a pessoa ter um ou mais imóveis alugados, ela deve declarar estes valores recebidos, pois, são valores que representam renda para o locador. Os valores de aluguel recebidos são considerados como renda tributável. O rendimento de aluguel, ou seja, o valor recebido de aluguel deve ser declarado no IRPF em uma ficha específica. 

Ler mais


Mercado Imobiliário
Entenda por que o valor aumentou mais do que o índice do reajuste salarial

Quem paga aluguel foi surpreendido ao longo do ano passado com pedidos de reajuste de mais de 20% no valor mensal. A inflação oficial calculada pelo governo federal e divulgada nesta semana foi de 4,52% em 2020. O problema na diferença entre os dois percentuais é que enquanto o primeiro aumenta o custo de moradia, o segundo é o mais utilizado em reajustes salariais. Dessa forma, a diferença entre os dois é dinheiro a menos para o locatário.

Ler mais

Aluguel em São Paulo: Conheça os bairros mais caros e baratos para morar

Quem aluga um apartamento no bairro do Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo, paga um aluguel 3,5 vezes mais caro do que os habitantes do Artur Alvim, localizado na Zona Leste de São Paulo. É a maior disparidade encontrada na capital paulista, segundo levantamento realizado pela plataforma ZAP+, especializada no setor imobiliário, para o CNN Business.

Ler mais


Comportamento

Como investir em imóveis em 2021: 4 tipos de investimentos

Em 2020, devido à crise de saúde da Covid-19, muitas pessoas perceberam a importância de diversificar ativos importantes e buscar uma nova forma de investir em iniciativas em 2021. Aquelas que nunca existiram, um portfólio diversificado de investimentos, passarão por menos problemas na crise.
Ao final, seu portfólio compila um maior nível de opções e não ficava 100% dependente de algum setor. Mais como diversificar seus investimentos?

Ler mais


Especialistas explicam como funciona o pagamento de IPTU sobre as áreas comuns de condomínios

O início do ano é o período em que diversas dívidas precisam ser quitadas ao mesmo tempo, entre elas a do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Para quem adquiriu um imóvel na planta, em um condomínio fechado, nesta hora surgem dúvidas a respeito da cobrança sobre as áreas comuns do empreendimento.

Ler mais

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS