Notícias do mercado imobiliário

Todos os meses, o Rentila oferece a você uma visão geral da imprensa imobiliária. No programa do mês de fevereiro de 2022: como se programar para a compra de um imóvel com a subida dos juros, saber quais os casos em que a isenção do IR é possível na venda de um imóvel, o aumento dos preços dos imóveis no Brasil todo, as novas preferências dos brasileiros ao comprar imóveis, e muito mais. Fique com a gente!

Legislação

Como planejar a compra da casa própria com os juros mais altos

A escalada da taxa básica de juros, a Selic, até o patamar atual de 10,75% ao ano mudou o cenário do financiamento imobiliário. Mas isso não quer dizer que inviabilize o projeto de quem planeja a compra da casa própria. Segundo especialistas consultados peloCNN Business, a decisão depende da condição financeira e do momento da vida de cada comprador.

Ler mais


IGP-M sobe 1,83% em fevereiro de 2022

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 1,83% em fevereiro, ante 1,82% no mês anterior. Com este resultado o índice acumula alta 3,68% no ano e de 16,12% em 12 meses. Em fevereiro de 2021, o índice havia subido 2,53% e acumulava alta de 28,94% em 12 meses.

Ler mais


É inconstitucional a exigência do ITBI antes da transmissão no registro de imóveis

Para maior segurança, inclusive perante terceiros, muitas vezes os promitentes vendedores e compradores apresentam ao competente cartório de registro de imóveis, para averbação, os contratos de promessa de compra e venda de bens imóveis e de cessão de direitos decorrentes de promessa de compra e venda.

Ler mais


Isenção de IR na venda do imóvel: descubra em quais casos não é necessário pagar o tributo

O momento da compra de um imóvel é cheio de alegria, sobretudo se a venda for para somar o valor de aquisição de uma propriedade ainda maior, principalmente quando se obtém ganho de capital venda de imóvel (lucro) no negócio. 

Ler mais


Mercado Imobiliário

Vendas de imóveis novos cresceram 12,8% em 2021

O mercado imobiliário brasileiro registrou saldo positivo no ano passado, apesar de problemas como o aumento dos preços e da inflação. O número de vendas de novos imóveis cresceu 12,8% em comparação com 2020. Os lançamentos de imóveis registraram aumento de 25,9% e a oferta final (imóveis não vendidos) fechou o período com 3,8% de crescimento.

Ler mais


Imóveis mais caros: preços subiram em todos os estados brasileiros

Em janeiro, os preços de venda de imóveis residenciais cresceram em média 0,53%, de acordo com o índice FipeZap+. O percentual acompanhou a projeção mais recente para o IPCA, o índice oficial da inflação, que foi revelada na última segunda, no Boletim Focus do Banco Central, para o mês, de 0,54%, e bem menor que o IGP-M, índice mais focado no mercado imobiliário, de 1,82%.

Ler mais


Fundos imobiliários têm maior retorno com dividendos em cinco anos

Muitos fundos de investimentos imobiliários (FII) tiveram perdas amargas na bolsa de valores e até agora não recuperadas durante os últimos dois anos de pandemia. O IFIX, índice da B3 que reúne os principais fundos imobiliários listados na bolsa, vem andando de lado desde o início da crise sanitária.

Ler mais


Comportamento

Localização, preço e indicação de amigos: as preferências do brasileiro ao comprar imóveis

Preocupado com a localização, principalmente de supermercados e farmácias, ele tem o sonho de morar perto do trabalho. É atento ao preço, mas disposto a pagar mais por itens como geração de energia solar, espaços arejados, tecnologia de conectividade e academia. Tudo isso, sendo rápido no gatilho para fechar negócio.

Ler mais


Imóveis na planta: é possível evitar armadilhas?

Para que o sonho do imóvel próprio não se torne um pesadelo, há uma série de etapas burocráticas, as quais todas as pessoas têm que passar, garantindo, assim, a segurança e a integridade dos envolvidos no processo: comprador, vendedor e empresas que realizam a comercialização dos imóveis.

Ler mais


Compra e venda de imóvel: como saber se o negócio é seguro?

Atualmente, é muito comum se deparar com brasileiros cujo desejo é comprar um imóvel, seja como meio de investimento, ou realizar o sonho de adquirir casa própria. De todo modo, em ambos os casos, deverá ser feito um contrato para viabilizar a transição da propriedade.

Ler mais

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS