Notícias do mercado imobiliário

Todos os meses, o Rentila oferece a você uma visão geral da imprensa imobiliária. No programa do mês de dezembro de 2020: notícias sobre os impactos da pandemia no mercado imobiliário, os motivos da inflação de 25% no aluguel e qual deve ser a reação de locatários insatisfeitos, conhecer as desvantagens da compra de um imóvel em leilão, e muito mais.

Covid no Brasil

O mercado imobiliário sobreviveu e se surpreendeu em 2020. O que esperar de 2021?

2020 foi um ano desafiador, pra dizer o mínimo. É inegável o impacto que a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus provocou e ainda irá provocar em todos os setores sociais no mundo inteiro. Economicamente falando, mudanças estratosféricas aconteceram, desde o incentivo a comprar dos pequenos negócios a alterações legislativas com o fim de manter o emprego e a renda dos brasileiros.

Ler mais

Com dívidas e renda mais baixa, cariocas enfrentam dificuldades para alugar imóveis na pandemia

A busca por aluguel de imóveis aumentou na pandemia, mas fez crescer também o número de fichas negadas nas imobiliárias. Com a crise econômica e o aumento do desemprego e do endividamento, muitas pessoas têm encontrado dificuldades para preencher os requisitos de renda e crédito exigidos pelos proprietários. 

Ler mais


Legislação

STF derruba cobrança ilegal de taxa irregular de condomínio fechado

Em 18/12/20, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o tema 492 e decidiu ser inconstitucional a cobrança de taxas de condomínio pelas associações que administram loteamentos fechados dos proprietários de lotes e casas que não se associaram ou que não tenham tal obrigação registrada nas matrículas dos lotes junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

Ler mais

Pequena propriedade rural é impenhorável mesmo quando família possui outros bens

A pequena propriedade rural não pode ser objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, mesmo quando a família devedora possui outros imóveis rurais. O entendimento é do Supremo Tribunal Federal. A corte decidiu, em sessão virtual encerrada na sexta-feira, dia 18/12, que uma propriedade do Paraná que adquiriu dívidas referentes à compra de insumos não pode ser penhorada. 

Ler mais


Mercado Imobiliário
Aluguel sobe 25%, e inquilino deve tentar mudar inflação do contrato

A disparada de quase 25% do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), que tradicionalmente é usado para correção de contratos de aluguel, levantou discussões sobre sua troca por outro índice de inflação. 

Ler mais

Desvalorização na venda está ligada a conservação do imóvel

Ao decidir vender um imóvel é importante cuidar da manutenção de todos os cômodos e das infiltrações para evitar contratempos. Especialistas indicam que a falta de zelo dos donos, dívidas e a falta de atualização dos documentos interferem diretamente na desvalorização do empreendimento.

Ler mais


Comportamento

Valor do condomínio: De quem é a responsabilidade, do proprietário ou do inquilino

Antes de começar a falar de quem é a responsabilidade sobre o pagamento da cota condominial ou até mesmo sobre os efeitos do seu não pagamento, é muito importante procurarmos entender o que é a cota condominial e, qual a sua natureza.

Ler mais


Existem desvantagens na compra de imóveis em leilão?

É sabido que o imóvel que vai a leilão não está indo por mera deliberação do proprietário, pois se trata de uma alienação forçada, em que há a resistência daquele que está perdendo o imóvel. Isso implica dizer que, na maioria das vezes, não há a possibilidade de visitação do imóvel, pois este ainda se encontra ocupado pelo devedor ou eventual inquilino.

Ler mais

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS