Notícias do mercado imobiliário

Todos os meses, o Rentila oferece a você uma visão geral das notícias sobre compra, aluguel e tudo outros assuntos imobiliários. No programa do mês de abril de 2022: ampliação da isenção de Imposto de Renda na venda de imóvel, como declarar investimento em energia solar, aumento do custo da construção civil deve elevar preços do mercado imobiliário, o crescente número de processos judiciais por falta do pagamento de aluguel, e muito mais. Fique com a gente!

Legislação

Receita amplia isenção de Imposto de Renda na venda de imóvel

A Receita Federal mudou regras para isenção do IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoa Física) na venda de imóvel para a compra de outra residência. Caso haja lucro na operação, a pessoa física terá isenção para quitar, total ou parcialmente, o financiamento imobiliário contratado anteriormente para pagar o último imóvel.

Ler mais →


Imposto de Renda 2022: proprietários de imóveis devem declarar investimento em energia solar

Em 2021, quase 15 mil sistemas fotovoltaicos no âmbito da geração distribuída, ou seja, pequenas usinas para consumo da energia em casa ou pequenas estabelecimentos, foram instalados no Ceará. Os projetos abastecem 18,5 mil unidades consumidoras, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ler mais →


Locador de imóvel comercial pode vendê-lo se ele estiver alugado?

Contrato de locação deve ter cláusula de vigência averbada junto à matricula do imóvel para garantir que o comprador de um imóvel locado por prazo determinado o respeite. Sem essa cláusula e a devida averbação, em caso de alienação do imóvel, o adquirente pode denunciar o contrato com aviso prévio de 90 dias para a desocupação.

Ler mais →


Mercado Imobiliário

Por que o mercado imobiliário brasileiro está próximo da estagflação

Dentre todos os cenários econômicos que um país pode enfrentar, o de estagflação é um dos que mais assustam e podem trazer grandes desafios para a população e o governo. O fenômeno, que representa a junção dos termos “estagnação” e “inflação”, pode estar próximo de voltar à tona, e o mercado imobiliário é quem mostra isso.

Ler mais →


Aumento do custo da construção deve elevar preços no mercado imobiliário

O presidente brasileiro da Câmara Brasileira da Indústria da construção, José Carlos Martins, demonstrou grande preocupação com a elevação dos custos da construção civil, que tendem a subir ainda mais por conta da Guerra na Ucrânia.

Ler mais →


Sociedade 5.0 é tendência no mercado imobiliário brasileiro

Pandemia intensificou avanços tecnológicos que beneficiam o bem-estar e promovem a sustentabilidade. Mercado imobiliário tem seguido essa tendência e empreendimentos estão cada vez mais conectados. A pandemia proporcionou avanços tecnológicos e de comportamento que, em tempos normais, levariam décadas para serem atingidos.

Ler mais →


Comportamento

Cresce o número de processos judiciais por falta de pagamento de aluguel

O número de processos judiciais por falta de pagamento de aluguel cresceu neste ano, aponta o Tribunal de Justiça de São Paulo. Um levantamento aponta que em março foram mais de 1,3 mil ações relacionadas a contratos de aluguel na capital paulista. Um aumento de 16% na comparação com fevereiro. A maior parte foi motivada por falta de pagamento.

Ler mais →

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS