Rentila
O NÚMERO DO MÊS
17,94%
IGP-M acumulado nos últimos 12 meses
Revisão mensal
Resumo das principais informações sobre o desenvolvimento do site, mas também a síntese de notícias imobiliárias e publicações de blogs.
VISITAR O BLOG
ARTIGO DO MÊS
Prós e contras de ser proprietário locador
Se você possui um imóvel e quer utilizá-lo como um investimento, esteja ciente dos prós e contras de ser proprietário locador. A ideia de comprar uma casa ou apartamento para alugar com fins lucrativos pode parecer atraente. Mas comprar um imóvel de aluguel para obter renda extra e valorizar o capital a longo prazo pode ter seus altos e baixos.
LER O ARTIGO
OS BÁSICOS
Quais são as principais obrigações e os direitos do inquilino?
Para que a relação entre o inquilino e o proprietário seja ótima, ambas as partes devem cumprir com as suas obrigações. Entre elas estão a manutenção do imóvel, o desfrute pacífico da casa ou o pagamento da mensalidade e dos encargos. Estas são as principais obrigações e direitos do inquilino.
Continue a ler
REVISÃO DE IMPRENSA

Todos os meses o Rentila oferece a você uma visão geral da imprensa imobiliária. No programa deste mês de setembro de 2020: as últimas notícias sobre como a pandemia está afetando o mercado imobiliário no país, como investir no mercado imobiliário com segurança, saber quais são os cuidados que você deve ter na hora de alterar a estrutura de um piso em um edifício, entender quem paga a conta no caso de vazamento no imóvel, e muito mais.

 

Covid no Brasil

Pandemia, juros e renda menores agitam mercado imobiliário

O mercado imobiliário e a construção civil vivem um momento peculiar no Brasil. De um lado, a crise sanitária despertou novos hábitos e necessidades de moradia, como a preferência por imóveis maiores para enfrentar o isolamento ou a busca por aluguéis mais baratos em decorrência da perda de renda.

Ler mais


Suspensão de liminares para despejo de inquilinos traz risco de abuso de direito

Considerando os impactos causados pela pandemia da Covid-19 nas relações jurídicas, passou-se a discutir a necessidade de um instrumento normativo capaz de atender às peculiaridades desse cenário pandêmico. Durante o período de calamidade pública, muitas pessoas e empresas sofreram uma redução significativa dos seus ganhos, o que resultou em inadimplência, principalmente nos contratos de locação residencial e não residencial.

Ler mais


Despejo de inquilinos será possível após o dia 30 de outubro

No último dia 20, os deputados se reuniram em uma sessão virtual no Congresso Nacional, para deliberar a respeito do veto presidencial contra seis artigos da Lei 14.010, de 10 de junho de 2020que dispõe sobre o regime jurídico civil emergencial para a pandemia de covid-19.

Ler mais


Legislação

Comprador de imóvel em leilão judicial não tem de pagar contas de energia anteriores

A Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do Tribunal Superior do Trabalho não admitiu recurso da Companhia Energética do Piauí (Cepisa) que pretendia responsabilizar o comprador de imóvel em leilão judicial pelos débitos com energia anteriores à arrematação.

Ler mais


Mercado Imobiliário
IGP-M sobe 4,34% em setembro

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 4,34% em setembro, percentual superior ao apurado em agosto, quando havia apresentado taxa de 2,74%. Com este resultado, o índice acumula alta de 14,40% no ano e de 17,94% em 12 meses. Em setembro de 2019, o índice havia caído 0,01% e acumulava alta de 3,37% em 12 meses.

Ler mais

Como investir no mercado imobiliário com segurança

Ao forçar as pessoas a ficar em casa, a pandemia realçou a importância de morar bem, e isso não só tem o poder de transformar projetos residenciais como representa uma oportunidade a investidores que estão colocando o pé para fora da renda fixa.

Ler mais

Fundos imobiliários ou imóveis: saiba os prós e os contras do investimento em cada modalidade

Historicamente, o brasileiro com condições financeiras teve por hábito comprar imóveis — para morar ou investir. A tendência mostrou resiliência e não se abalou mesmo durante a pandemia. Diante de um juro cada vez mais baixo, que reduziu também o custo de aquisição, o saldo do financiamento imobiliário com recursos da caderneta do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) atingiu R$ 757,5 bilhões em julho, crescimento de 22% em relação ao mesmo período de 2019,

Ler mais


Comportamento

Alterar unidade no prédio requer cuidados

É comum as pessoas realizarem reformas onde residem, seja em casa, apartamento ou nas lojas ou salas onde trabalham, com o objetivo de melhorar ou ampliar a sua utilização, bem como modernizá-lo. Ocorre que, há casos que essas obras são realizadas na divisa do imóvel vizinho, gerando problemas no muro, como infiltrações e abalos. Quando essas reformas são executadas nos edifícios, os cuidados devem ser redobrados, por se tratarem as unidades interligadas.

Ler mais


5 tipos de pisos e revestimentos que valorizam o imóvel

Na hora de vender ou alugar um imóvel, existem alguns recursos em termos de acabamento e decoração nos quais o proprietário pode apostar para agregar valor ao imóvel. Segundo a designer de interiores Raquel Braga, do escritório Raquel Braga Interiores, uma obra bem feita e boas escolhas de pisos e revestimentos, por exemplo, podem valorizar de 20 a 30% o valor da propriedade.

Ler mais

Vazamento entre apartamentos: afinal, quem paga a conta?

Manchas e infiltrações revelam vazamentos que podem comprometer apartamentos, inclusive dos vizinhos. Em condomínios é muito comum que com o tempo apareçam algum desses problemas, e é necessário que os moradores envolvidos conversem e resolvam a situação.

Ler mais

 

VISITAR O BLOG
ÍNDICE DE PREÇOS
Preços imobiliários no Brasil
O Índice FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados faz um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do mercado imobiliário brasileiro.
Confira a lista completa.
CIDADE VENDA LOCAÇÃO
São Paulo 2,83 3,73
Belo Horizonte 3,84 8,17
Brasília 1,40 6,89
Curitiba 4,65 4,27
Florianópolis 5,82 4,93
Fortaleza -7,25 -0,12
Porto Alegre 1,74 5,41
Recife -4,82 8,64
Rio de Janeiro -0,73 0,71
Salvador 3,10 1,40
DOCUMENTOS ÚTEIS
Alguns modelos de cartas úteis...
Todos os nossos modelos de carta estão disponíveis através do download direto em nosso site, seção Documentos
Contratos de locação
Contrato de locação uso residencial
Contrato de locação comercial
Contrato de locação de vaga de garagem
Outros modelos
Recibo de arrendamento
Inventário de móveis
Atualização do arrendamento

"A vida é um arrendamento imposto ao inquilino sem que este conheça as suas obrigações."

Vejo vocês em breve em Rentila!

  Blog     Facebook     Twitter     Linkedin  
Google play   Appstore
Enviado com de Rentila