Rentila
O NÚMERO DO MÊS
32,02%
IGP-M acumulado nos últimos 12 meses
Revisão mensal
Resumo das principais informações sobre o desenvolvimento do site, mas também a síntese de notícias imobiliárias e publicações de blogs.
VISITAR O BLOG
ARTIGO DO MÊS
Como fazer seu inquilino se sentir em casa
Qual o segredo para uma relação bem-sucedida entre locatário e locador? A chave para esta pergunta é fazer o seu inquilino se sentir em casa. Afinal, se um inquilino se sentir seguro e estabelecido, ele será mais feliz e mais saudável e terá mais probabilidade de cuidar bem da propriedade e permanecer no local por muito tempo. E não é esse o Santo Graal para qualquer proprietário? Quem não quer um inquilino confiável que mantenha o lugar arrumado, pague o aluguel em dia e permaneça no local por anos? Agora você vai saber.
  1. Limpe bem a propriedade
  2. Informe sobre as contas
  3. Explique sobre o estacionamento
  4. Facilite dados de contato
  5. Prepare um pacote de boas-vindas
  6. Chaves e códigos
  7. Oriente sobre a vizinhança
  8. Vale lembrar
LER O ARTIGO
OS BÁSICOS
O que fazer caso os inquilinos se separem?
Não é segredo que na maioria das vezes casais interessados em alugar um imóvel são favorecidos pela preferência dos proprietários que acreditam que um casal de inquilinos é a melhor escolha, esquecendo-se que pode ser que os inquilinos se separem. Dois salários normalmente têm mais solvência que apenas um para cumprir com as mensalidades. A manutenção da casa ou apartamento, nas mãos de duas pessoas que começam a formar uma família, tendem a ir melhor. Mas o que fazer quando os inquilinos se separem? Um cenário bastante comum, que poderia pegar você de surpresa, mas não vai, pois o Rentila te ajuda a entender os passos importantes a dar diante de uma situação como essa.
Continue a ler
REVISÃO DE IMPRENSA

Todos os meses, o Rentila oferece a você uma visão geral da imprensa imobiliária. No programa do mês de abril de 2021: os impactos da pandemia sobre o setor imobiliário no Brasil, informações importantes que você precisa saber a respeito do ITBI, um panorama bem explicado sobre a situação de quem tem imóvel leiloado e não quer perdê-lo, saber por quê os pedidos de regularização de imóveis está batendo recordes em São Paulo, a digitalização dos cadastro de imóveis rurais e muito mais.

 

Covid no Brasil

Projeto de Lei define teto para reajuste de aluguel e gera críticas no setor

Em resposta à disparada do IGP-M, índice que reajusta o valor do aluguel, a Câmara dos Deputados aprovou regime de urgência para um projeto de lei que limita a correção dos contratos à inflação. A iniciativa, no entanto, vem sendo criticada como uma tentativa de intervir em uma relação de mercado. A proposta que tramita na Câmara prevê que o teto para reajuste dos contratos seja o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ou outro índice oficial de inflação, caso ele seja extinto.

Ler mais


Com IGP-M nas alturas, FGV quer criar novo índice para reajuste do aluguel

Na última terça-feira (30), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 2,94% em março. Com este resultado, o índice acumula alta de 8,26% no ano e de 31,10% em 12 meses. A título de comparação, em março de 2020, o índice havia subido 1,24% e acumulava alta de 6,81% em 12 meses. Isso mostra, como tem sido amplamente repercutido, o quão forte está sendo a pressão sobre os preços no último ano.

Ler mais


Legislação

ITBI: informações importantes que você precisa saber

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um tributo devido quando há transição de um imóvel “inter vivos”, ou seja, quando há venda. Ele deve ser pago para o município por quem compra uma moradia e é uma etapa que deve ser realizada para oficializar a aquisição da propriedade.

Ler mais


Atualização de valor de imóvel no Imposto de Renda é autorizada pelo Senado

Uma mudança na forma com que o valor de imóveis e outros bens são declarados no Imposto de Renda foi aprovada nesta quinta-feira (15) pelo Senado brasileiro. Segundo o novo projeto, os proprietários poderão fazer uma atualização nos valores declarados. Na prática, isso tende a ser vantajoso para donos de bens que valorizaram ao longo dos anos, ao se desfazer dos mesmos.

Ler mais


Imóvel leiloado? Saiba como proceder para evitar a perda do imóvel

Esse é o principal tipo de financiamento de imóveis que temos disponíveis no Brasil hoje. Deixando de lado termos técnicos, esse formato indica que a unidade é dada como garantia até o pagamento das prestações totais. Assim, até o fim do contrato, a propriedade é da instituição financeira ou de quem concedeu o crédito. O programa Minha Casa Minha Vida foi um dos grandes impulsionadores dessa prática de financiamentos no País. Em 2018, por exemplo, representou 78% das unidades habitacionais vendidas, conforme dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias.

Ler mais


Mercado Imobiliário

Sistema unificará vendas online de imóveis da União, Estados e Municípios

O Governo Federal lançará, em maio, o VendasGov, uma plataforma unificada destinada à União, estados e municípios que permitirá ao cidadão comprar imóveis públicos pela internet. O ambiente será criado a partir do atual Portal de Venda de Imóveis da União, que será expandido, passando a incluir bens da Administração Pública Federal indireta, de outros poderes além do Executivo e, ainda, das demais unidades da Federação.

Ler mais


Retorno do aluguel de imóveis fica em 5,44% ao ano, aponta FipeZap

O retorno dos investimentos em imóveis comerciais atingiu 5,44% ao ano, considerando os preços de venda e locação do mês de março, de acordo com levantamento do FipeZap, que monitora anúncios de salas e conjuntos comerciais de até 200 m2 em 10 cidades brasileiras. A rentabilidade é calculada pelo valor médio pago nos imóveis e o preço cobrado no aluguel no mês de análise. Para os imóveis comerciais, o desempenho é superior que o visto em imóveis residenciais (4,68% ao ano).

Ler mais


Comportamento

Pedidos de regularização de imóveis batem recorde de acesso na cidade de SP

Em março deste ano, o portal da Prefeitura de São Paulo que recebe pedidos da Lei de Regularização de Edificações registrou 47 mil acessos, recorde desde que foi lançado no início de 2020. Nos três primeiros meses de 2021, foram mais de 100 mil visitas, o que representa 35% do contabilizado no ano passado inteiro. É por meio desse sistema que o cidadão pode regularizar seu imóvel e, assim, aproveitar uma série de vantagens, como adquirir financiamento imobiliário, realizar inventários, testamentos, vender, transferir e alugar com segurança.

Ler mais


Cadastros de imóveis rurais será completamente digitalizado

Os donos de imóveis rurais não precisarão mais ir a uma unidade de atendimento da Receita Federal para atualizarem ou cadastrarem a propriedade. O procedimento poderá ser concluído diretamente no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC). Agora, todos os documentos pedidos pela Receita Federal para validar o cadastro rural podem ser enviados digitalmente pelo e-CAC. Segundo o Ministério da Economia, a medida faz parte do Plano de Ação da Receita Federal no cenário pós-pandemia e contribui para a digitalização dos serviços públicos.

Ler mais

 

VISITAR O BLOG
ÍNDICE DE PREÇOS
Preços imobiliários no Brasil
O Índice FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados faz um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do mercado imobiliário brasileiro.
Confira a lista completa.
CIDADE VENDA LOCAÇÃO
São Paulo 4,27 -2,15
Rio de Janeiro 2,12 0,98
Brasília 9,39 2,57
Salvador 3,00 4,77
Porto Alegre 3,53 -1,35
Curitiba 10,59 0,47
Belo Horizonte 2,33 5,28
Recife 0,53 5,38
Fortaleza 3,17 0,87
Florianópolis 7,41 2,56
DOCUMENTOS ÚTEIS
Alguns modelos de cartas úteis...
Todos os nossos modelos de carta estão disponíveis através do download direto em nosso site, seção Documentos
Contratos de locação
Contrato de locação uso residencial
Contrato de locação comercial
Contrato de locação de vaga de garagem
Outros modelos
Recibo de arrendamento
Inventário de móveis
Atualização do arrendamento

"A vida é um arrendamento imposto ao inquilino sem que este conheça as suas obrigações."

Vejo vocês em breve em Rentila!

  Blog     Facebook     Twitter     Linkedin  
Google play   Appstore
Enviado com de Rentila